Benefícios do Chá de Melissa: Acalme os Nervos e Combata a Insônia Definitivamente

Canal Cura Verde

Rate this post

Ao descobrir os Benefícios do Chá de Melissa, nota-se que esta erva causa vária vantagens ao organismo, porém deve ser consumida com regularidade. A melissa  é uma planta medicinal,o seu sabor é levemente doce, também conhecida como erva cidreira.

Além de ser cultivada em casa, a erva pode ser encontrada à venda em lojas de produtos naturais, supermermercados, farmácias de manipulação e algumas feiras livre.

Ficou interessado (a) neste remédio natural? Então, basta acompanhar o nosso post a seguir!

Benefícios do Chá de Melissa que Você nem Suspeita

Entre os Benefícios do Chá de Melissa, vale salientar que um dos pontos principais refere-se a sua capacidade de cuidar de feridas naturalmente, sem a ingestão de antibióticos.

A melissa, consumida com certa regularidade pode aliviar muitas condições ruins de saúde. E não para por ai!

Além do delicioso sabor adocicado, a melissa traz diversos benefícios para quem a consome com regularidade. As pessoas mais agitadas podem aproveitar a sua função tranquilizadora, que ainda ajuda a acabar com crises de ansiedade e o estresse.

Um dos Benefícios do Chá de Melissa é regularizar o sistema digestivo, que elimina os gases, auxilia na digestão e proporciona bem estar mesmo após refeições consideradas pesadas. Protege, também, de doenças cardiovasculares, e combate náuseas, cólicas menstruais e enxaquecas.

Modo de Preparo do Chá de Melissa

Ferva 200 ml de água e acrescente em torno de 10 folhas secas de melissa, tampe, e deixe agir entre 10 a 15 minutos. Quando estiver em temperatura ideal para ser consumido, coe, acrescente açúcar a gosto e caso deseje, pode pingar no chá de melissa ainda quente algumas gotas de limão.

Se quiser fazer o chá para mais pessoas, acrescente mais 200 ml e 5 folhas de melissa.

Leia Também ↓↓: 

Para aproveitar bem os Benefícios do Chá de Melissa, o ideal é consumi-lo antes de dormir. Não é recomendado tomar muitas vezes ao dia, já que ele promove o relaxamento e você talvez perca parte da energia que precisa para efetuar suas atividades.

Se quiser beber o chá de melissa mais de uma vez, não há contraindicações, mas opte por fazer a partir de umas 4 horas antes de seu horário de dormir, para ter uma noite tranquila e acordar devidamente revigorado.

Benefícios do Chá de Melissa

Combinações para Aproveitar Melhor os Benefícios do Chá de Melissa

Para usufruir dos Benefícios do Chá de Melissa com mais sabor, você pode fazer a combinação de erva cidreira com outras ervas ou frutas. Há muitas maneiras de desfrutar do seu sabor e benefícios, confira!

Limonada com Gengibre

Limonada com gengibre e melissa, todos processados e bem fria, vai ficar excelente. Ideal para provar uma alternativa diferente.

Chá de Menta

A menta e a melissa combinam muito bem. Experimente-as juntas numa deliciosa mistura, já que a menta também exerce ação tônica e estimulante sobre o aparelho digestivo.

Suco de Laranja

Você pode adicionar em qualquer suco sem nenhum tipo de problema. Só tem que picar um pouco de melissa antes de beber e pronto.

Contra Indicação e Riscos de Consumo

Apesar dos Benefícios do Chá de Melissa serem muitos, ela também tem algumas contra indicações que devem ser seguidas.

O chá de melissa não é recomendado para grávidas, mulheres que estão amamentando e crianças menores de 12 anos. Pessoas com pressão baixa e hipotireoidismo (problema em que a glândula da tireoide não produz hormônios suficientes para a necessidade do organismo), também devem evitar o consumo desta planta.

Quem usa medicamentos sedativos, como os calmantes, também deve evitar a erva cidreira. Altas quantidades de melissa podem levar a uma frequência cardíaca mais lenta e fazer com a pressão baixe depressa.

Óleo de Melissa

Além dos Benefícios do Chá de Melissa, o óleo dessa planta é bastante utilizado para tratar diversos problemas de saúde, já que ele possui uma grande quantidade de nutrientes essenciais para a saúde geral do corpo.

Leia Também ↓↓: 

Ele é extraído a partir da destilação à vapor dos botões frescos, folhas e ramos da melissa. Pode ser ser usado na pele, inalado ou ingerido, conforme a diluição correta e necessária, recomendada por um profissional.

Apesar desse óleo não ser tóxico, pode causar irritações em pessoas sensíveis. Portanto, mulheres grávidas e pessoas com pele sensível devem evitar o uso.

Veja Agora Alguns dos Benefícios do Óleo de Melissa

  • Melhora os sintomas da doença de Alzheimer
  • Possui atividade anti inflamatória
  • Previne e trata infecções
  • Tem efeitos antidiabéticos
  • Promove a saúde da pele
  • Melhora a qualidade do sono
  • Combate a depressão
  • Melhora o humor

IMPORTANTE

As dicas deste artigo não substituem a consulta ao médico. Cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. Para obter os resultados mencionados também é preciso aliar a uma vida e alimentação saudável e equilibrada.

Em caso de dúvida, fale com o seu médico antes de iniciar a ingestão do chá de melissa!

Gostou de conhecer os Benefícios do Chá de Melissa? Então, aproveite para compartilhar esse conteúdo com seus amigos e familiares nas redes sociais agora mesmo!


Leia Também ↓↓: 
Kinax

CURTA A NOSSA PÁGINA:

Recomendados Para Você: