
O número de casos de covid-19 cresce dia após dia no Brasil e, por isso, as pessoas estão cada vez mais preocupadas com os cuidados que devem tomar para se prevenir.
Não é por menos. Afinal, o novo coronavírus tem a capacidade de se espalhar rapidamente e, na maioria das vezes, é transmitido quando o doente ainda não apresenta sintomas.
A principal forma de contrair o vírus é levar ao nariz, aos olhos e à boca a mão contaminada com secreções (gotículas de saliva, catarro) de uma pessoa infectada.
Por isso, a recomendação número um é lavar as mãos constantemente e evitar tocar o rosto.
Confira a seguir, algumas dicas de como se prevenir do coronavírus.
Conteúdo do Artigo:
Lavar as mãos frequentemente

O sabão rompe a membrana de gordura que os vírus possuem, fazendo com que “morram”.
Por isso, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), lavar as mãos com água e sabão frequentemente é uma das principais formas de evitar a contaminação.
A recomendação é fazer isso o tempo todo, principalmente ao entrar em contato com outras pessoas, ir à rua, tocar em objetos de uso comum (maçanetas, botão do levador, corrimão etc.), antes de comer ou preparar alimentos e depois de usar o banheiro.
Como lavar as mãos corretamente? Use sabão suficiente para que a espuma cubra toda a superfície das mãos.
A lavagem completa deve durar cerca de 50 segundos e ter os seguintes passos: Esfregue bem a palma das mãos, capriche na limpeza do espaço entre os dedos e também do dorso e do punho.
Depois, seque com toalha descartável (em ambientes coletivos). Se a torneira não for automática, use a tolha de papel para fechá-la, ou lave a torneira antes de ensaboar as mãos.
Por que devemos ficar em casa?

Como nosso organismo ainda não tem anticorpos para combater o novo coronavírus, ele é transmitido facilmente de um indivíduo para outro.
Se as pessoas continuarem levando uma vida normal (indo trabalhar, frequentando lugares aglomerados etc.), o número de pacientes com covid-19 tende a se elevar rapidamente e sobrecarregar o sistema de saúde.
Aí, os hospitais não conseguem atender adequadamente casos graves e o número de mortes aumenta.
Segundo pesquisa epidemiológica do Instituto Butantan, no estado de São Paulo, uma pessoa infectada antes do isolamento tinha potencial para transmitir o vírus para seis pessoas, em média.
Com a quarentena, essa taxa caiu para duas pessoas. Por isso é muito importante que todos continuem em casa para evitar o crescimento acentuado da covid-19.
Quais produtos de limpeza matam o coronavírus?

Água e sabão, álcool 70% e água sanitária são os produtos mais indicados para higienizar ambientes e objetos e “matar” o novo coronavírus.
Além desses, de acordo com João Prats, infectologista da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, qualquer outro produto de limpeza com cloro, álcool e ação desengordurante ou desinfetante é efetivo para acabar com o micro-organismo.
Máscara protege do coronavírus?

Nenhuma máscara garante 100% de proteção. Porém, o acessório —até mesmo a máscara de tecido feita em casa — é capaz de impedir que partículas maiores de secreções (saliva, por exemplo) contaminadas cheguem até seu nariz e sua boca.
Além disso, evita que o doente espalhe secreções pelo ambiente.
Como fazer uma máscara caseira contra o coronavírus (e cuidar bem dela)





Fonte: https://www1.folha.uol.com.br