Chá de especiarias para combater a gripe e fortalecer a imunidade

Chega essa época do ano, as temperaturas caem e nossa imunidade também, né?! Então que tal aprender remédio caseiro para gripe e resfriado?


Primeiro de tudo, vamos lembrar o que afeta nossa imunidade:

  • Hábitos e estilo de vida
  • Sedentarismo
  • Alimentação

Sabendo disso, vamos fazer uma breve auto-análise: Como está sua rotina? Vocês está sempre correndo?

Se exercita pelo menos 4 vezes por semana? Dorme pelo menos 8h por dia?

Senta e faz suas refeições com calma? Consome alimentos frescos e poucos industrializados? Consome pelo menos 3 porções de frutas e 5 de legumes diariamente?

Ok, agora que você já suspeita aonde está seu ponto fraco, vamos aos remédios!

Como nós já sabemos, nossa imunidade está totalmente ligada ao nosso intestino, que por sua vez é 100% afetado pelo o que comemos.

Portanto, uma dieta rica em nutrientes vai fortalecer nossa imunidade.

Quando estamos gripados podemos contar com os seguinte remédios caseiros:

1. Própolis

Imunoregulador, vai auxiliar a aumentar imunidade. Além disso tem em ação bactericida, antiviral, antifúngica e é um excelente cicatrizante interno, o que é ótimo para quem está gripado ou resfriado.

Também é rico em flavonoides (antioxidantes). Ao comprar procure o extrato de própolis puro, os ingredientes devem ser álcool de cereais e extrato de própolis, ou seja, nada de inventar moda!

2. Alho

Além de ser ótimo para regularizar pressão arterial e níveis de colesterol, o alho também é rico em alicina e alina, substância com efeito antibacteriano e anti-inflamatório.

3. Cebola

Rica em vitaminas A e C, auxilia nos sintomas de congestão, junto com seus óleos essenciais.

É também um alimento probiótico, que fortalece a microbiota intestinal.

Duas sugestões para consumir: sopa de cebola ou fazer chá!

3. Limão

Além de ser rico em ácido ascórbico (vitamina C) e saponina, que são bactericidas, ele alcaliniza o PH sanguíneo, e um organismo alcalino é menos suscetível a inflamações e doenças.

4. Gengibre

Anti-inflamatório e antibactericida. Seus óleos essenciais têm diversos benefícios para inflamações de garganta.

Dá para bater ele com limão e mel, ralar e espremer para tomar como um shot poderosíssimo ou fazer chá.

5. Cúrcuma ou açafrão da terra

Altíssimo poder anti-inflamatório. É excelente para melhorar as diversas inflamações e aumentar a imunidade e resistência.

6. Alimentos e bebidas fermentados (probióticos)

Conservas caseiras, iogurtes, kombucha, kefir, rejuvelac, missô, chucrute, todos são alimentos vivos e ricos em probióticos.

Vão regular a flora intestinal (microbiota) e consequentemente aumentar a imunidade.

Aqui os probióticos em saquinhos e cápsulas também ajudam!

7. Água

Sempre fundamental! Auxilia na limpeza do sangue, órgãos, regulação da temperatura corporal, eliminação de resíduos e toxinas e mantém o corpo hidratado.

Imunidade caiu? Dá-lhe água!!!

8. Canja de galinha

O clássico é clássico por algum motivo, né? A canja, feita com um frango de boa qualidade (de preferência sem hormônios e antibióticos), é um santo remédio!

Ferver a carne do frango, seus ossos e temperos, faz com que a canja seja um potente aliado ao combate à gripes e enfermidades.

Minerais, vitaminas e nutrientes que ficam no caldo são incríveis!

Chá de especiarias para gripe

As quantidades variam, importante é a diversidade.

Ingredientes:

  • Canela em pau
  • Sementes de cardamomo
  • Sementes de pimenta preta
  • Folha de louro
  • Talos de salsinha
  • Talos de coentro
  • Pedaços de cebola com casca
  • Dentes de alho
  • Gengibre com casca
  • Cravo
  • Casca de limão ou laranja

Modo de preparo:

Em uma panela coloque todas as ervas e especiarias, preencha com água e deixe ferver por uns 15-20 minutos.

Desligue o fogo, abafe por mais 5 minutos.

Coe e sirva com uma colher de chá de mel por cada xícara. É tiro e queda!!!

Pode mudar os ingredientes, importante é a diversidade.

Não se esqueça de parar e refletir o porquê da sua imunidade estar baixa.

Aproveite para descansar, durma bem, relaxe e se alimente com comidinhas caseiras, sem conservantes, frescas e naturais.

Fonte: https://www.lactosenao.com/


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