3 remédios caseiros para gripe

Devido às temperaturas mais baixas, a mudança de estação entre outono e inverno é uma época propícia para o aparecimento de gripes, resfriados e outras doenças do sistema respiratório.


Além de buscar orientação médica, investir nas receitas feitas em casa para aliviar os sintomas também é uma iniciativa que ajuda a proteger a saúde.

Continue a leitura deste artigo para aprender as melhores receitas de remédio caseiro para a gripe. Confira!

Aprenda a identificar a gripe e seus sintomas

A gripe é uma infecção respiratória típica das estações mais frias do ano, causada por três tipos de um mesmo vírus, o influenza.

Ao lado da gripe, os resfriados completam o quadro de infecções respiratórias típicas do inverno.

Os sintomas da gripe são mais intensos que de um resfriado e incluem dores pelo corpo, febre alta, fadiga e calafrios.

Quando não tratados, eles podem gerar complicações respiratórias graves e colocar a vida do paciente em risco, especialmente no caso de crianças e idosos.

Como se trata de uma infecção causada por um vírus em constante mutação, o tratamento da gripe tem foco na prevenção e no combate aos sintomas da doença e não na sua cura.

Além dos analgésicos e antitérmicos prescritos pelo médico, os remédios caseiros para gripe são uma forma simples e barata de diminuir o desconforto e promover uma recuperação mais rápida.

Conheça, a seguir, as principais maneiras de combater os sintomas da gripe sem sair da própria cozinha.

Chá de alho

O alho é um dos alimentos mais completos quando o assunto é a proteção do corpo contra infecções. Além de ajudar a eliminar os microorganismos causadores de doenças, ele fortalece o sistema imunológico.

Para preparar o chá, junte quatro ou cinco cabeças de alho a uma xícara de água e deixe ferver bem.

O ideal é consumir a bebida pelo menos três vezes ao dia. Outra alternativa para aproveitar os benefícios do alho como remédio caseiro para gripe é usá-lo como tempero.

Suco de couve com laranja

A couve é uma hortaliça rica em vitaminas e sais minerais que possuem propriedades anti-inflamatórias.

A laranja, por sua vez, é uma das frutas com maior concentração de vitaminas C, A e do complexo B, tornando-se um escudo contra as doenças do sistema respiratório.

Por isso, o suco de couve com laranja é um poderoso remédio caseiro para gripe e para as outras doenças que surgem no período mais frio do ano.

Para prepará-lo, bata no liquidificador uma folha de couve e o suco de uma laranja, completando com água para deixar a mistura mais fácil de ser consumida.

Você pode tomar o suco ao acordar mesmo quando não estiver gripado, para manter o sistema imunológico funcionando bem.

Canja de galinha

Entre os remédios caseiros para a gripe, a canja de galinha é uma das receitas mais antigas, excelente para espantar o frio nos dias de inverno.

Sua importância está no fato de ser uma boa fonte de energia para o corpo, na forma de carboidratos, gorduras e proteínas.

Quando preparada com legumes como a beterraba e a batata, a canja ganha ainda mais valor nutritivo, fornecendo sais minerais que reforçam as defesas do organismo, a exemplo do magnésio.

Uma maneira eficaz de conseguir o aporte diário recomendado desse mineral é apostar na suplementação, seja no formato líquido ou em cápsulas.

Assim, você promove o bom funcionamento do sistema imunológico e ajuda o organismo a combater a gripe e outras infecções.

Fonte: http://www.magvit.com.br


Leia Também ↓↓: 

Recomendados Para Você: