Benefícios da Catinga de Mulata – Uma Erva Com Diversas Propriedades Medicinais

Canal Cura Verde

5 (100%) 1 vote

A catinga de mulata ou erva de São Marcos é uma planta de fácil acesso no Brasil, muito usada como erva medicinal devido às suas inúmeras propriedades. São muitos os Benefícios da Catinga de Mulata para a nossa saúde, já que pode ser usada tanto por adultos quanto por crianças.

Por causa disso, a catinga de mulata é muito utilizada em inúmeros tratamentos de doenças por via oral ou tópica. Além disso, a planta é ainda muito versátil e possui muitas utilidades.

Por séculos, ela tem sido associada a longevidade, já que suas flores costumam durar muito e assim, são utilizadas na preservação de cadáveres.

A catinga de mulata é também largamente usada no candomblé no preparo de loções e água de cheiro para afastar energias negativas.

Por essas e muitas outras razões, não podemos deixar de conhecer todos os benefícios que a catinga de mulata tem a nos oferecer! Leia mais sobre os benefícios da catinga de mulata abaixo:

Morfologia da Catinga de Mulata

A catinga de mulata ou erva de São Marcos (Tanacetum Vulgare L.) é também chamada de Tanaceto, Tasneira e Atanásia, e sempre foi muito utilizada nos países asiáticos, na Europa, na América do Norte e na América do Sul para diversos fins.

No Brasil, a catinga de mulata possui algumas variações e cada uma delas possui uma especialidade diferente. A catinga de mulata é um arbusto de porte pequeno que atinge cerca de 60 a 90 cm de altura, mas não passa de 1 metro de altura.

É uma planta herbácea extremamente aromática, de folhagem alternada semelhante à samambaia, de cor verde escura e com folículos bem dentados.

A catinga de mulata floresce no verão dando flores amarelas douradas, formando um denso corimbo de cheiro forte, porém agradável.

Propriedades da Catinga de Mulata

Benefícios da Catinga de Mulata

São inúmeras as propriedades da Catinga de Mulata.No entanto, ela é largamente conhecida por eliminar diversos tipos de vermes do organismo, devido a quantidades significativas de substâncias como a tujona e a cânfora.

Porém, a sua ação vermífuga não é nada comparada a tantas outras propriedades medicinais que ela possui. Além de vermífuga, ela possui propriedades antibacterianas, antifúngicas, anti-inflamatórias, anti-histamínicas, antivirais, inseticidas e sedativas.

A catinga de mulata também possui substâncias antioxidantes, como os flavonóides e a vitamina C, que impedem o envelhecimento precoce das células.

Outras substâncias químicas como glicosídeos, resina, tanino, ácido oxálico e ácido cítrico também são encontradas na planta, e são igualmente essenciais para a saúde do nosso organismo.

Além disso, ainda é fonte de minerais como cálcio, magnésio, manganês, sódio, ferro, silício, e enxofre.

Benefícios da Catinga de Mulata

São muitos os Benefícios da Catinga de Mulata para a nossa saúde quando usada para fins medicinais alternativos. Apesar de mais indicada especificamente para uso externo, a sua ingestão na forma de chá tem obtido excelentes resultados.

Leia Também ↓↓: 

Benefícios da Catinga de Mulata: Uso Externo

Na verdade, a catinga de mulata sempre foi mais indicada como tratamento de uso externo ou tópico. Como por exemplo, para tratar problemas de pele como feridas, furúnculos, coceiras, irritações, erupções cutâneas, queimaduras solares e sardas.

Suas propriedades cicatrizantes ajudam a curar a problemas capilares como psoríase, caspas e até estimular o crescimento do cabelo.

Devido à suas toxinas, a catinga de mulata também é excelente no combate de insetos em geral, principalmente matar piolhos.

Em caso de contusões e dores relacionadas ao reumatismo, artrite e dor ciática, alguns especialistas recomendam a planta devido às suas propriedades anti-inflamatórias.

Normalmente nestes casos, aplica-se o chá da planta ou o azeite extraído das folhas da planta nas áreas lesionadas.

Benefícios da Catinga de Mulata: Via Oral

Apesar da indicação de uso externo ser a mais conhecida, a catinga de mulata também é muito utilizada por via oral, através da ingestão do chá feito pela infusão de suas folhas secas.

Leia Também ↓↓: 

No entanto, quando utilizada no combate de dores musculares, articulares, reumáticas recomenda-se uma combinação de via oral (chá) com uso tópico (azeite) administrado no local inflamado.

Para outros males, os Benefícios da Catinga de Mulata por infusão podem ajudar em inúmeras ocasiões, como por exemplo no controle da epilepsia, tratamento de gota, a evitar o histerismo, na aerofagia e dismenorreia, além de todos os outros benefícios descritos abaixo:

Combate Vermes Intestinais

A maioria das pessoas usa a catinga de mulata para o tratamento de vermes intestinais. Como já dissemos, a catinga de mulata é rica em tujona, uma substância química vermicida muito eficaz no combate de vermes de vários tipos.

No entanto, a tujona é uma substância extremamente tóxica que deve ser utilizada em doses moderadas na forma de chá.

Alivia Problemas Digestivos

Um dos grandes Benefícios da Catinga de Mulata é melhorar a digestão e aliviar a dispepsia, ou sintomas de indigestão.

Dessa forma, a catinga de mulata atua como remédio natural para os problemas digestivos, como úlceras estomacais, flatulência, gases, dores de estômago, espasmos estomacais e problemas de vesícula.

Além disso, a catinga de mulata pode também estimular o apetite.

Uso da Catinga de Mulata

Trata de Problemas Renais

A catinga de mulata é muito eficaz no tratamento de insuficiências renais e cálculo renal, devido às suas propriedades diuréticas e antioxidantes.

Para eliminar as pedras no rim, basta combinar a catinga de mulata com urtigas e fazer o chá, que deve ser ingerido a cada quatro horas.

Combate Problemas Cardíacos

Um dos Benefícios da Catinga de Mulata em forma de chá é auxiliar no controle e na diminuição da taquicardia.

Cura Doenças Respiratórias

A catinga de mulata é uma fonte rica de vitamina C, e por isso é muito usada para tratar gripes, resfriados, tosses e febres virais.

Além disso, suas propriedades antivirais e antibacterianas não só tratam estes problemas, como também previne todos eles de forma muito eficaz.

A catinga de mulata também é indicada para controlar a asma e a bronquite, pois é capaz de aliviar os sintomas respiratórios.

Regulariza o Ciclo Menstrual

A catinga de mulata possui propriedades que regularizam o ciclo menstrual. Em casos de amenorréia (falta de menstruação) a erva ajuda a estimular o sangramento menstrual e alivia os sintomas da tensão pré-menstrual (TPM).

Além disso, é capaz de tratar casos de leucorreia e outros problemas de corrimento vaginal.

Como Extrair os Benefícios da Catinga de Mulata

Para obter todos os Benefícios da Catinga de Mulata a fim de tratar todos os problemas de saúde descritos acima, ou você faz o chá ou pode extrair o seu óleo essencial.

O chá pode ser usado tanto por via oral, sendo igerido, quanto tópica, aplicado no local. Já o óleo só pode ser usado como tratamento tópico, ou seja, uso externo.

Como Fazer o Azeite da Catinga de Mulata

Escolha um óleo de sua preferência, o ideal é o óleo de girassol. Pegue algumas folhas secas da erva e coloque no fundo de um vidro, cobrindo-as com o óleo escolhido.

Em seguida, coloque o vidro em local arejado e claro, deixando descansar por 21 dias. Coe a mistura em um pano de algodão, espremendo bem para extrair todo o óleo.

Despeje tudo em vidros escuros.

Leia Também ↓↓: 

Como Fazer o Chá da Catinga de Mulata

Encha um recipiente com um litro de água e coloque para ferver.

Após atingir a fervura, desligue o fogo e adicione duas colheres de folhas secas de catinga de mulata. Tampe e deixe descansar abafado por aproximadamente, 10 minutos.

Depois, coe a mistura em uma peneira para obter apenas o líquido. Deixe esfriar e tome de 2 a 3 xícaras no máximo por dia.

O seu sabor é suave e agradável, mas de desejar adoçar, use o mel.


Leia Também ↓↓: 
Kinax

CURTA A NOSSA PÁGINA:

Recomendados Para Você: