Benefícios da Catinga de Mulata – Uma Erva Com Diversas Propriedades Medicinais

Kinax

A catinga de mulata ou erva de São Marcos é uma planta de fácil acesso no Brasil, muito usada como erva medicinal devido às suas inúmeras propriedades. São muitos os Benefícios da Catinga de Mulata para a nossa saúde, já que pode ser usada tanto por adultos quanto por crianças.

Por causa disso, a catinga de mulata é muito utilizada em inúmeros tratamentos de doenças por via oral ou tópica. Além disso, a planta é ainda muito versátil e possui muitas utilidades.

Por séculos, ela tem sido associada a longevidade, já que suas flores costumam durar muito e assim, são utilizadas na preservação de cadáveres.

A catinga de mulata é também largamente usada no candomblé no preparo de loções e água de cheiro para afastar energias negativas.

Por essas e muitas outras razões, não podemos deixar de conhecer todos os benefícios que a catinga de mulata tem a nos oferecer! Leia mais sobre os benefícios da catinga de mulata abaixo:

Morfologia da Catinga de Mulata

A catinga de mulata ou erva de São Marcos (Tanacetum Vulgare L.) é também chamada de Tanaceto, Tasneira e Atanásia, e sempre foi muito utilizada nos países asiáticos, na Europa, na América do Norte e na América do Sul para diversos fins.

No Brasil, a catinga de mulata possui algumas variações e cada uma delas possui uma especialidade diferente. A catinga de mulata é um arbusto de porte pequeno que atinge cerca de 60 a 90 cm de altura, mas não passa de 1 metro de altura.

É uma planta herbácea extremamente aromática, de folhagem alternada semelhante à samambaia, de cor verde escura e com folículos bem dentados.

A catinga de mulata floresce no verão dando flores amarelas douradas, formando um denso corimbo de cheiro forte, porém agradável.

Propriedades da Catinga de Mulata

Benefícios da Catinga de Mulata

São inúmeras as propriedades da Catinga de Mulata.No entanto, ela é largamente conhecida por eliminar diversos tipos de vermes do organismo, devido a quantidades significativas de substâncias como a tujona e a cânfora.

Porém, a sua ação vermífuga não é nada comparada a tantas outras propriedades medicinais que ela possui. Além de vermífuga, ela possui propriedades antibacterianas, antifúngicas, anti-inflamatórias, anti-histamínicas, antivirais, inseticidas e sedativas.

A catinga de mulata também possui substâncias antioxidantes, como os flavonóides e a vitamina C, que impedem o envelhecimento precoce das células.

Leia Também ↓↓: 

Outras substâncias químicas como glicosídeos, resina, tanino, ácido oxálico e ácido cítrico também são encontradas na planta, e são igualmente essenciais para a saúde do nosso organismo.

Além disso, ainda é fonte de minerais como cálcio, magnésio, manganês, sódio, ferro, silício, e enxofre.

Benefícios da Catinga de Mulata

São muitos os Benefícios da Catinga de Mulata para a nossa saúde quando usada para fins medicinais alternativos. Apesar de mais indicada especificamente para uso externo, a sua ingestão na forma de chá tem obtido excelentes resultados.

Benefícios da Catinga de Mulata: Uso Externo

Na verdade, a catinga de mulata sempre foi mais indicada como tratamento de uso externo ou tópico. Como por exemplo, para tratar problemas de pele como feridas, furúnculos, coceiras, irritações, erupções cutâneas, queimaduras solares e sardas.

Suas propriedades cicatrizantes ajudam a curar a problemas capilares como psoríase, caspas e até estimular o crescimento do cabelo.

Leia Também ↓↓: 

Devido à suas toxinas, a catinga de mulata também é excelente no combate de insetos em geral, principalmente matar piolhos.

Em caso de contusões e dores relacionadas ao reumatismo, artrite e dor ciática, alguns especialistas recomendam a planta devido às suas propriedades anti-inflamatórias.

Normalmente nestes casos, aplica-se o chá da planta ou o azeite extraído das folhas da planta nas áreas lesionadas.

Benefícios da Catinga de Mulata: Via Oral

Apesar da indicação de uso externo ser a mais conhecida, a catinga de mulata também é muito utilizada por via oral, através da ingestão do chá feito pela infusão de suas folhas secas.


Leia Também ↓↓: 

Recomendados Para Você: