5 Passos de Como Fazer Dieta Vegana – Natural, Fácil e Nutritiva

Aprender Como Fazer Dieta Vegana é o desejo de muitas pessoas que querem uma alimentação mais natural, rica em nutrientes e que ainda ajude no emagrecimento.


Sim, a dieta vegana é uma das mais favoráveis para quem almeja perder quilos extras. Confira nosso post e veja como é simples adotar essa alimentação.

Como Fazer Dieta Vegana em 5 Passos

Esse passo a passo de Como Fazer Dieta Vegana é o ponto de partida para obter os melhores resultados e até mesmo investir na sua reeducação alimentar.

Saber Sobre a Dieta

Ao aprender Como Fazer Dieta Vegana, o primeiro passo é se informar sobre como funciona esse tipo de alimentação.  De forma geral, os veganos não ingerem carnes (vermelha, de peixe ou frango) e também não consomem produtos de origem animal (ovos, leite, mel, queijos, iogurte etc.).

Um cardápio vegano prioriza a ingestão de legumes, verduras, frutas, tofu, grãos, raízes, leite vegetal, margarina vegetal, soja, quinoa etc.

Planejar o Cardápio

Dieta Vegana

O segundo passo de Como Fazer Dieta Vegana envolve planejar o cardápio semanal. Esse cuidado no planejamento torna a rotina alimentar muito mais prática.

Elabore o cardápio que será adotado durante a semana e faça todas as compras no supermercado e na feira com base nele.  Ao chegar em casa, procure deixar os alimentos pré-preparados.

Isso envolve:

  • Higienizar as folhas lavadas, escorrer bem e armazená-las numa vasilha grande (alface, rúcula, agrião, almeirão etc.);
  • Deixar as frutas já lavadas e, se possível, picadas em recipientes menores (prontos para consumo individual);
  • Cozinhar maiores quantidades de grãos (lentilha, feijão, grão de bico etc.).

Priorizar Alimentos Orgânicos

Como Fazer Dieta Vegana requer priorizar o consumo de alimentos orgânicos. Eles são mais comuns em feiras livres ou de pequenos produtores. As vantagens desses alimentos é que, por não conterem nenhum tipo de agrotóxico, eles são mais saudáveis e ricos em vitaminas e minerais.

Para os veganos é ainda mais importante manter uma alimentação rica em nutrientes para compensar a ausência de outros alimentos ricos em proteínas, vitaminas e minerais.

Consumir Plantas e Especiarias

Um dos “segredos” de Como Fazer Dieta Vegana é deixar a alimentação ainda mais saborosa e nutritiva com plantas e especiarias. Além do sabor e aroma, elas são ricas em vitaminas, minerais e em demais substâncias benéficas para a saúde.

Plantas e especiarias fortalecem o sistema imunológico, previnem uma série de doenças e ainda contribuem para a beleza.

Exemplos de plantas que devem ser inseridas na sua alimentação diária:

  • Açafrão-da-terra (cúrcuma);
  • Tomilho;
  • Curry;
  • Manjericão;
  • Cominho;
  • Coentro;
  • Mostarda;
  • Hortelã;
  • Gengibre;
  • Alecrim.

Investir em Molhos, Pastas e Demais Acompanhamentos

Saber Como Fazer Dieta Vegana envolve também usar complementos saborosos e com alta concentração de nutrientes. Eles também contribuem para a saciedade e emagrecimento. Exemplos:

  • Homus;
  • Tahine;
  • Guacamole;
  • Cream cheese de castanha de caju;
  • Creme de avelã etc.

Após saber Como Fazer Dieta Vegana, fique de olho nesse nosso artigo com benefícios das farinhas sem glúten. Elas deixam sua alimentação ainda mais saudável.


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