Dieta Budwig – O Que é, Como Funciona e o Que Comer

A Dieta Budwig tem sido um dos temas mais comentados na atualidade, já que essa dieta aborda qual é a alimentação ideal para prevenir e ajudar no tratamento do câncer. Para saber maiores detalhes sobre este assunto, confira nosso post.


O Que é a Dieta Budwig?

Dieta Budwig

A Dieta Budwig consiste em um plano alimentar que foi elaborado durante os anos 60 pela Dra. Johanna Budwig, bioquímica especializada no estudo dos efeitos das gorduras e lipídios no organismo.

O princípio central dessa dieta é o consumo de alimentos e gorduras saudáveis com o intuito de estimular o metabolismo celular e fortalecer o organismo na prevenção e luta contra o câncer.

Como Funciona a Dieta Budwig?

De forma simples, a Dieta Budwig consiste em aumentar o consumo diário de frutas, legumes e verduras, eliminar a ingestão de produtos industrializados e consumir alimentos ricos em gorduras saudáveis, como o ômega 3.

No entanto, um importante diferencial dessa dieta é que as gorduras saudáveis sejam consumidas de uma maneira pré-emulsificada, o que estimula a absorção dessas substâncias benéficas pelo organismo.

É exatamente por isso que a Dra. Budwig criou um creme que consiste em um dos principais itens que devem ser consumidos nessa dieta.

Como Fazer o Creme da Dieta Budwig?

Ingredientes:

  • 2 colheres (sopa) de óleo de linhaça;
  • 4 colheres (sopa) de queijo cottage.

Como Preparar

  • Em um recipiente, misturar bem esses dois ingredientes até que o óleo de linhaça não seja mais visível, formando um creme.

Além dessa receita simples, também é possível fazer algumas variações desse creme ao adicionar amêndoas, nozes, coco ou cacau. Obs.: os alimentos adicionados devem ser orgânicos e o óleo de linhaça, assim como o queijo cottage sempre devem ser mantidos na geladeira.

Esse creme sempre deve ser preparado antes das refeições, e deve ser ingerido em no máximo 15 minutos após o preparo. Isso garante que as propriedades benéficas sejam mantidas. O creme da Dieta Budwig pode ser consumido de 3 a 4 vezes por dia, sendo aconselhado também consumi-lo em jejum.

Creme da Dieta Budwig.jpg

Como Fazer a Dieta Budwig?

Na Dieta Budwig, além de consumir o creme mencionado acima várias vezes ao dia, outras das recomendações são:

  • Aumentar o consumo de frutas variadas no dia a dia;
  • Consumir mais legumes e alimentos com grande quantidade de fibras.

Evitar os seguintes alimentos:

  • Manteiga ou margarina;
  • Carnes processadas;
  • Alimentos que contenham açúcar.

Ao fazer a Dieta Budwig, também é necessário beber 2 litros de água mineral ou filtrada todos os dias e manter bons níveis de vitamina D por meio de exposição solar no mínimo 15 minutos todos os dias.

A adoção dessa dieta não elimina a necessidade de seguir à risca o tratamento prescrito pelo médico responsável pelo tratamento do paciente de câncer.

Além de aprender a Dieta Budwig, confira nossos conteúdos de como ter uma alimentação mais saudável.


Leia Também ↓↓: 

Recomendados Para Você: