Alimentos Ricos em Lipídios – Por Que Eles São Tão Importantes?

Conhecer os Alimentos Ricos em Lipídios, também conhecidos como gorduras saudáveis, é o primeiro passo para cuidar melhor da saúde e também emagrecer, já que existe uma confusão muito grande relacionada ao consumo de lipídios no dia a dia e o papel que eles desemprenham no organismo.


Para saber tudo sobre esse assunto e como usar os lipídios a seu favor, confira nosso artigo.

Alimentos Ricos Em Lipídios – Quais São?

Alimentos Ricos em Lipídios

Alimentos Ricos em Lipídios que são de origem vegetal e animal, sendo que todos eles trazem grandes contribuições para a saúde:

Origem Vegetal

  • Abacate
  • Coco
  • Azeite de oliva
  • Castanhas
  • Nozes
  • Amêndoas
  • Gergelim

Origem Animal

  • Manteiga
  • Leite
  • Ovos
  • Peixes
  • Carnes vermelhas

Esses Alimentos Ricos em Lipídios, sejam eles de origem vegetal ou animal, devem estar presentes frequentemente no cardápio, já que eles são responsáveis por diversas funções.

Por Que os Lipídios São Tão Importantes?

Os Alimentos Ricos em Lipídios são essenciais para a saúde pelo fato de eles desempenharem as seguintes funções no organismo:

Reservar Energia

Os lipídios reservam a energia que futuramente será usada pelo corpo nos momentos em que ele necessitar, mantendo o equilíbrio quanto à distribuição e utilização de diversos nutrientes.

Absorção de Vitaminas

Os lipídios são essenciais para a absorção das chamadas vitaminas lipossolúveis que se dissolvem nos óleos (A, D, E e K). Isso significa que o nível equilibrado de lipídios é essencial para evitar carências nutricionais que podem carretar diversos problemas de saúde.

Isolante Térmico

As células com gorduras formam uma camada protetora que garante a temperatura corporal, evitando desequilíbrios térmicos.

Sínteses

Os lipídios atuam também na síntese de moléculas orgânicas e de membranas celulares que desempenham inúmeras funções no corpo humano.

Perigos do Excesso de Lipídios

Depois de ver os Alimentos Ricos em Lipídios é preciso saber os perigos quanto ao excesso dessa gordura no organismo. Vejamos quais são:

Aumento do Peso

Alimentos Ricos em Lipídios - consumo em excesso

Ao ingerir Alimentos Ricos em Lipídios em grande quantidade, aumenta-se o risco de obesidade, já que o organismo não consegue lidar com uma quantidade exagerada dessas gorduras.

Por isso, ainda que os lipídios sejam essenciais para a saúde, eles devem ser ingeridos com moderação.

Colesterol elevado

Ao ingerir uma alta quantidade de lipídios no dia a dia, também há maior risco quanto ao aumento dos níveis de colesterol ruim (LDL), o que pode provocar uma série de problemas no organismo.

Problemas Cardiovasculares

O aumento do peso e elevação do colesterol fazem com que ocorram dificuldades e doenças cardiovasculares, manifestadas em problemas como hipertensão, tromboses, aumento do risco de infartos e AVC.

Aumento do Risco de Doenças Degenerativas

O consumo excessivo de Alimentos Ricos em Lipídios aumenta o risco quanto ao desenvolvimento de doenças degenerativas, tais como esclerose múltipla.

Perigos da Falta de Lipídios

Além dos perigos do excesso de lipídios, quando essa substância está em falta no organismo são provocados muitos outros problemas para a saúde, que são:

Baixa Produção de Alguns Hormônios

O nível de lipídios no organismo está associado ao equilíbrio de diversos hormônios, já que os lipídios são responsáveis pela absorção de vitaminas e demais substâncias que estimulam a produção hormonal.

Comprometimento de Algumas Células Nervosas

A carência de Alimentos Ricos em Lipídios compromete a estrutura e funcionamento das células nervosas, o que pode provocar diversos problemas de ordem mental e emocional, assim como baixo desempenho das funções cerebrais.

Dermatites

O baixo consumo de Alimentos Ricos em Lipídios provoca quadros de dermatites devido a carências de diversas vitaminas e demais substâncias essenciais para a saúde da pele e bom desempenho do sistema imunológico.

Alimentos Ricos em Lipídios - Falta Deles

Desidratação

A falta de lipídios no organismo também aumenta os riscos de desidratação devido à diminuição na quantidade de vitaminas e minerais.

Aumento da Sensibilidade ao Frio

Os alimentos com grande quantidade de lipídios, conforme mencionamos, atuam como isolante térmico. Por isso, quando falta lipídios no organismo, as pessoas ficam mais sensíveis ao frio.

Baixo Nível de Vitaminas Lipossolúveis

O baixo índice de lipídios pode estar associado à carência das vitaminas lipossolúveis (A, D, E e K), quadro que acarreta diversos problemas de saúde.

Como Equilibrar os Níveis de Lipídios?

Além de consumir Alimentos Ricos em Lipídios é preciso adotar outras ações para que essas substâncias se mantenham em níveis equilibrados no organismo. Essas ações são:

Beber Bastante Água

Ingerir 2 litros de água pura diariamente é essencial para manter o nível de lipídios equilibrado e hidratar bem o organismo. Beber água também contribui para o bom desempenho do metabolismo e demais funções essenciais do corpo.

Consumir Alimentos Ricos em fibras

Alimentos ricos em fibras são excelentes para equilibrar a quantidade de lipídios e fazer com que o organismo desempenhe todas as suas funções da melhor forma (sem sofrer com o excesso ou falta dessa substância).

Anotou os Alimentos Ricos em Lipídios? Agora confira esse nosso conteúdo sobre como emagrecer de forma saudável e ganhar em qualidade de vida.


Leia Também ↓↓: 

Recomendados Para Você: