Como Plantar Mandioca – O Jeito Mais Fácil de Fazer

Saber Como Plantar Mandioca no quintal de casa é uma excelente maneira de ter esse ingrediente sempre fresquinho em casa ou até mesmo vender pacotes de mandioca já descascada. Veja os detalhes no nosso post.


Passo a Passo de Como Plantar Mandioca em Casa

Aprenda Como Plantar Mandioca

Anote esses passos de Como Plantar Mandioca e veja como é simples ter esse alimento sempre disponível.

Pensar na Iluminação

A mandioca é uma planta que requer grande quantidade de sol. Em média, é preciso que cada pé de mandioca receba 6 horas diárias de luz solar. Por isso, ao definir o local onde ela será plantada, é importante reservar uma área no quintal que receba luz solar constantemente.

Preparar o Solo

O primeiro passo de Como Plantar Mandioca e fazer com que essa planta se desenvolva bem é preparar o solo com uma antecedência mínima de 15 dias antes do plantio.

Por mais que a mandioca não necessite de um solo muito fértil, já que ela é resistente e nasce em terras mais áridas, é preciso deixar o solo úmido, fofo e colocar alguns componentes orgânicos para fertilizar a terra de forma natural.

Adquirir os Caules da Mandioca

Para plantar a mandioca, é utilizado um pedaço grande do caule da planta. Esse caule deve ser dividido em vários pedaços menores (que devem ter de 15 a 25cm cada).

Esses caules de mandioca podem ser adquiridos de pessoas que já possuem essa planta no quintal ou em pequenas propriedades rurais.

Fazer o Plantio

O próximo passo de Como Plantar Mandioca é fazer covas (buracos) no solo que devem ter profundidade de 10cm. Os pedaços de caule de mandioca devem ser colocados na posição horizontal nessas covas e cobertos com um pouco de terra.

Com relação ao espaçamento, deve ser observado 1 metro de distância entre as fileiras de mandioca e 60cm entre as plantas. Isso faz com que as raízes e folhas de mandioca se desenvolvam dentro de um espaço adequado.

Como Plantar Mandioca

Regar os Pés de Mandioca

Cada pé de mandioca deve ser regado 3 vezes por semana, já que essa planta não necessita de uma quantidade muito grande de água para se desenvolver.

A colheita da mandioca deve ser feita 1 ano após o plantio, sendo que cada pé rende várias raízes de mandioca. Os caules podem ser aproveitados para novos plantios.

Como Consumir Mandioca No Dia a Dia

As raízes de mandioca podem ser consumidas das mais variadas formas:

  • Sopas;
  • Pães;
  • Bolos;
  • Cozida no acompanhamento de carnes;
  • Maionese etc.

Obs.: as raízes de mandioca nunca devem ser consumidas cruas, já que nessa condição elas podem causar intoxicação.

Depois de aprender Como Plantar Mandioca, confira nossos demais conteúdos com dicas para melhorar sua alimentação com ingredientes que podem ser cultivados no seu quintal.


Leia Também ↓↓: 

Recomendados Para Você: