Este é o melhor substituto da manteiga e margarina. E você mesmo pode fazer em casa!

Quem abre mão de comer um pão quentinho com um pouco de manteiga ou margarina? Ou uma torradinha com o recheio destes elementos tão saborosos? No entanto, há quem opte por se manter afastado destes produtos devido à preocupação com a saúde. Mas, você sabia que dá para fazer um substituto caseiro da manteiga e margarina?


Isso mesmo! O nome é Ghee, um elemento feito a partir da purificação da manteiga. Na cultura e medicina indianas, ele tem ampla utilização: na fitoterapia, na cosmética e na cozinha.

Esse produto também é chamado de manteiga clarificada ou purificada. De acordo com a crença indiana, ele tem características rejuvenescedoras, melhora a memória, fortalece os tecidos e até ajuda a ter filhos.

Vale salientar que medicina indiana costuma prescrever o uso de ghee em intoxicações, erupções, cortes, queimaduras, herpes, úlceras, febres, enfermidades do peito, problemas mentais, obstipação, dores de cabeça, problemas dos olhos e ouvidos e tonico pulmonar.

Quer saber como preparar essa solução caseira? Tudo o que você precisa fazer é acompanhar o nosso post!

Como preparar o substituto caseiro da manteiga e margarina

Ingredientes

1 quilo de manteiga sem sal

Recipiente de vidro

Modo de preparo

Substituto caseiro da manteiga e margarina

Você deve colocar esse quilo de manteiga em uma panela de vidro ou tacho com fundo bastante reforçado para não permitir que a fritura da manteiga.

Em fogo muito brando, deixe a manteiga derreter e ir fervendo bem devagarinho (sem fritar).

Com a ajuda de uma colher ou escumadeira, você precisa tirar toda a espuma branca, ou seja, a água e as sujeiras que a manteiga possui.

Essas impurezas tendem a aparecer, mas devem ser evitadas. Quando não houver mais espuma e o líquido estiver totalmente transparente e amarelinho, está pronto.

Coloque em recipientes de vidro com tampa, mas só tampe quando esfriar.

É importante salientar que esse procedimento pode levar até 90 minutos. Quando estiver uma temperatura mais fria, é essencial cobrir o recipiente.

Em seguida, você deve guardar em um local fresco com tampa e que não recebe nenhum raio-solar.

Todavia, não existe a necessidade de colocar diretamente na geladeira, desde que esteja muito bem tapado.

IMPORTANTE

O ghee só engorda se consumido em quantidades excessivas, não provoca colesterol e melhora o trânsito intestinal.

Esse substituto caseiro da manteiga e margarina é muito mais procurado para ganhar o lugar de produtos horríveis, como, por exemplo, a margarina, manteiga e óleos comuns que são extremamente prejudiciais a sua saúde.

Mesmo fora da geladeira, não se estraga quando bem fechado. Por isso, essa é uma receita bastante pratica e com longa vida útil.

Gostou de conhecer esse substituto caseiro da manteiga e margarina? Então, você pode aproveitar para compartilhar esse conteúdo com os seus amigos nas redes sociais!


Leia Também ↓↓: 

Recomendados Para Você: