Cuidados ao Tomar a Chia! Isto é o que Você Deve Saber Antes de Consumir esta Famosa Semente.

Canal Cura Verde

1 (20%) 1 vote

Alguns Cuidados ao Tomar a Chia devem ser levados a sério para não ter complicações. Apesar de propriedades nutritivas especiais, é necessário alguns cuidados na hora do consumo, poi se consumida de forma errada você core o risco de ter alguns problemas em seu organismo.

Essa é uma planta que se desenvolveu na América Central e foi muito consumida por civilizações antigas (como a Asteca no México), principalmente por quem precisava de força e resistência física.

Na chia, o que mais se destaca é a sua semente, a qual tem propriedades nutricionais, como o boro, o cálcio, o ômega 3 e uma série de vitaminas. Além disso, essa semana tem proteínas, cálcio, potássio, ferro, ácidos, antioxidantes, magnésio e zinco.

Mas, o que você deve fazer para ter todas as vantagens sem sofrer nenhum imprevisto? Se você ficou interessado, basta acompanhar o nosso post!

6 Cuidados ao Tomar a Chia que Você Nunca Suspeitou

Alguns Cuidados ao Tomar a Chia são indispensáveis. Apesar de ser uma das queridinhas da alimentação saudável, ultimamente uma série de pessoas têm se preocupado com seu consumo.

Segundo o relato da pesquisadora Rebeca Rawl, do Colégio Americano de Gastroenterologia, na Carolina do Norte (EUA), um homem apresentou fechamento do esôfago ao consumir uma colher de sopa de chia e água logo em seguida. O homem precisou ser hospitalizado, pois não conseguia engolir nem a própria saliva.

Será que a chia pode fazer mal à saúde? Confira os cuidados necessários na hora do consumo:

Em seco

Um dos Cuidados ao Tomar a Chia é nunca consumir as sementes em seco. Isso porque quando elas se expandem no organismo, há o risco de ficar presa no esôfago.

Hipertensão

Vale salientar que outro dos Cuidados ao Tomar a Chia se refere a hipertensão. Nestes casos, é preciso deixar de lado essa planta para que não se corra o risco de baixar a sua pressão arterial.

Caso você tenha interesse em ingerir a chia mesmo com essas restrições, é indispensável ter um acompanhamento contínuo de sua pressão e tirar as suas dúvidas com um médico.

Cuidados ao Tomar a Chia

Anticoagulantes

Quem está fazendo tratamento com remédios anticoagulantes também deve ficar bem longe das sementes de chia. Isso porque os efeitos podem gerar hematomas pelo corpo e aumentar o risco de hemorragias.

Diabetes

Os diabéticos também devem ter Cuidados ao Tomar a Chia. Isso porque quem precisa se tratar destas condições precisa reduzir a taxa de açúcar no sangue e a chia causa esse mesmo efeito. O que poderia resulta em uma queda excessiva do açúcar.

Diverticulite

Evite se você sofre de diverticulose, já que a ingestão de fibras sob esta condição deve ser limitada e a chia é um alimento com alto conteúdo de fibras.

Cirurgia

Quem está se recuperando de um processo cirúrgico no estômago, cólon ou intestino, incluindo obstrução intestinal, deve evitar a chia.

E se estiver ainda sofrendo com a diarréia, é melhor se recuperar antes de consumir a chia. Isso porque esse alimento ajuda a agilizar o processo digestivo.

Quais São os Benefícios da Semente de Chia e Forma Geral?

  • Previne diabetes e doenças cardiovasculares;
  • Controla a pressão sanguínea;
  • Controla a glicemia;
  • Ajuda na formação óssea;
  • Elimina as gorduras e toxinas do corpo;
  • Auxilia o funcionamento intestinal;
  • Reduz o colesterol e triglicérides;
  • Fortalece os músculos;
  • Previne o envelhecimento precoce;
  • Melhora a imunidade do organismo;
  • Fornece mais energia;

Como Usar a Chia

Para usar a chia deve-se colocar 1 colher de sopa de semente de chia em 250ml de água e consumir 20 minutos antes das refeições principais. Ela forma um gel que diminui o apetite.

A chia pode ser encontrada na forma de grão, farinha ou óleo e pode ser adicionada no iogurte, cereais, sucos, bolos, saladas e temperos. Para obter todos os benefícios da chia basta consumir mais de duas colheres de sopa por dia.

Além dos Cuidados ao Tomar a Chia, deve estar atento a quantidade ingerida. Segundo as nutricionistas, o ideal para consumo diário é entre duas a quatro colheres de sopa cheias de sementes, essa quantia é o suficiente e já trazem enormes benefícios necessários à saúde.

Leia Também ↓↓: 

Contra Indicação

Qualquer pessoa pode ingerir a semente. Porém, devido ao alto teor calórico, o excesso pode levar ao ganho de peso. Cada colher de sopa cheia possui aproximadamente 75 calorias. As pessoas com a chamada “síndrome do intestino irritável”, devem ficar atentas com o consumo de sementes em geral.

Gostou de conhecer esses os indispensáveis Cuidados ao Tomar a Chia? Então, aproveite para compartilhar esse conteúdo com os seus amigos nas redes sociais agora mesmo!


Leia Também ↓↓: 
Kinax

CURTA A NOSSA PÁGINA: Este site não substitui o trabalho de um especialista. Sempre consulte um médico.

Recomendados Para Você: