11 Plantas Comestíveis Usadas na Gastronomia Que Você Nem Imagina

Você sabia que existem milhares de Plantas Comestíveis desconhecidas pela maioria da população? Pois é, muitas vezes não temos o conhecimento, se determinada planta pode ou não ser consumida sem nenhum risco para nossa saúde, como uma intoxicação alimentar por exemplo.


Principalmente porque muitas dessas Plantas Comestíveis são matinhos que crescem como ervas daninhas e podem ser confundidas como venenosas.

Neste artigo vamos conhecer algumas dessas Plantas Comestíveis, aprender suas características, como elas podem ser utilizadas na gastronomia ou até mesmo para a medicina alternativa. Boa leitura!

Exemplos de Plantas Comestíveis

A seguir, vamos mostrar alguns dos vários tipos de Plantas Comestíveis que podem ser utilizadas em diferentes pratos, sucos ou até mesmo consumidas cruas.  

É muito importante avisar, que essas plantas só devem ser ingeridas caso você tenha certeza absoluta que ela seja comestível, para evitar uma intoxicação alimentar ou outros males.

Azedinha

Esta Planta Comestível já possui um nome bastante sugestivo, devido seu sabor bastante ácido e azedo. Ela pode ser utilizada crua em saladas, refogada ou até mesmo em doces e sucos.

Plantas Comestíveis

Ora-Pro-Nóbis

Esta é uma planta extremamente rica em fibras e proteína vegetal. Ela é muito popular principalmente no estado de Minas Gerais, utilizada em um prato típico chamado cozido de ora-pro-nóbis, podendo ser de porco ou frango. Também muito utilizada para fazer alguns recheios, no feijão ou com polenta.

Tansagem

Essa planta é bastante versátil. As sementes podem substituir o gergelim em pães, por exemplo. Já suas folhas, são bastante semelhantes com o espinafre e podem ser consumidas refogadas.

Mitsubá

Bastante utilizada pela culinária oriental, se assemelha muito com a salsa. Quando cozida, pode haver variações no seu sabor, por isso é recomendável que seja consumida crua.

Peixinho

Essa Planta Comestível ganhou esse nome curioso, pois quando suas folhas são empanadas e fritas, ficam extremamente crocantes e com o sabor parecido com peixe. Também possuem propriedade medicinais e são ótimas para curar tosses.

Beldroega

Muitas pessoas consideram a Beldroega uma erva daninha, que cresce em plantações, hortas e pomares. Porém esta planta é extremamente rica em ômega 3 e antioxidantes, o que a torna muito valiosa para o nosso organismo. Ela pode ser consumida crua ou cozida.

Palma

Esta é uma planta da família dos cactos. Ela pode ser consumida em pratos refogados, ou até mesmo utilizada para fazer sucos, devido sua grande quantidade de água.

Vinagreira

Seus frutos quando desidratados são muito utilizado para fazer chás. Também é possível utilizar a Vinagreira ou hibiscus na produção de geléias e sucos. O chá de hibiscus é excelente para emagrecer.

Exemplos de Plantas Comestíveis

Saião

O Saião tem excelentes propriedades medicinais, principalmente para tratar úlceras e gastrites. Ela pode ser consumida de diversas formas, crua em uma salada, ou também em uma receita de suco verde, batida com água e limão.

Amor-Perfeito

Todo mundo já brincou de assoprar as pequenas folhas brancas dessa planta. Muito comum em todas as regiões do país, essa Planta Comestível é muito popular, mas pouco conhecida por seu potencial alimentício. Ela pode ser consumida crua ou cozida, nos mais diferentes pratos, como saladas, sopas, bebidas e na produção de geléias.

Tagete

Essa planta com cheiro parecido com anis é extremamente aromática. Suas folhas podem ser usadas para fazer chás, ou servir como condimentos em sopas e no preparo de carnes. Sua flor também pode ser consumida crua em saladas.

Receita Com Planta Comestível – Tagete

Para que você possa aproveitar essas Plantas comestíveis em sua alimentação, prepararmo uma receita de sopa com creme de tagete, que você pode preparar aí na sua casa. Confira!

Ingredientes:

  • 4 xícaras de pétalas de flores de tagetes (cravo de defunto);
  • 1 xícara de Caldo de galinha;
  • 1 xícara de leite;
  • 1 xícara de queijo em cubos;
  • 1 dente de alho;
  • 1/4 ou meia cebola;
  • 1 colher de chá de sal;
  • 1/2 xícara de milho verde cozido;
  • 1/2 xícara de abobrinha em cubinhos;

Modo de Preparo:

Bata no liquidificador as flores de tagetes (cravo de defunto), o caldo de galinha, cebola, alho e sal. Em seguida, coloque a mistura em uma panela, adicione o milho, a abobrinha e o leite. Cozinhe durante dez minutos em fogo médio.

Após o cozimento, despeje em um refratário, adicione os cubos de queijo e algumas pétalas de tagete para decorar. Sirva em seguida.

Precauções

Apenas consuma qualquer tipo de planta, caso tenha certeza absoluta que ela é comestível. Se sentir algum mal estar, como dores de estômago, enjôos, vômitos ou diarreias, procure imediatamente um médico.

Esperamos que esse artigo tenha sido útil e caso deseje saber mais sobre Plantas Comestíveis, você pode comprar um livro sobre PANC, vendidos em qualquer livraria.

Não esqueça de compartilhar nossos artigos com seus amigos, familiares e nas redes sociais. Até mais!


Leia Também ↓↓: 

Recomendados Para Você: