Benefícios da Chia! 11 Coisas Surpreendentes que Essa Semente Pode Fazer por Você

Kinax

Entre os Benefícios da Chia destaca-se o fato de ela atuar na prevenção e combate do diabetes, uma doença que afeta milhões de pessoas em todo mundo.

Quer saber os demais benefícios que esta semente originária do México oferece e quais as melhores maneiras de inseri-la na alimentação diária? Confira nosso post!

Quais são os Benefícios da Chia?

A chia é considerada um superalimento com diversos benefícios para saúde.  Devido ao fato de conter ômega-3, antioxidantes, cálcio, proteínas, fibras, vitaminas e minerais azem desta semente um excelente complemento nutricional, natural e econômico

Fortalece o Sistema Imunológico

Entre os benefícios da chia, um dos mais importantes trata-se de ela fortalecer o sistema imunológico, ou seja, as defesas naturais do organismo.

Por ser rica em zinco e selênio, esta semente contribui para evitar infecções, combater gripes e resfriados e demais doenças.

Desintoxica o Fígado

A chia promove uma verdadeira limpeza no fígado por meio de seus antioxidantes que atuam na eliminação das substâncias prejudiciais à saúde do corpo, combatendo também a inflamação das células.

Melhora a Digestão

Por ser um alimento altamente rico em fibras, a chia desempenha um papel indispensável no processo digestivo e também nas funções intestinais.

Desse modo, o consumo desta semente evita a formação de gases, constipação intestinal e diverticulite.

Combate a Anemia

Outro dos excelentes benefícios proporcionados pela chia diz respeito ao auxílio que ela oferece para o tratamento natural da anemia.

Isso ocorre graças as substâncias contidas nesta semente (incluindo o ferro), responsáveis por aumentar a quantidade de glóbulos vermelhos no sangue.

Leia Também ↓↓: 

Benefícios da chia

Fornece Energia para o Corpo

Devido às quantidades de proteínas e de estrôncio contidas nesta semente, ela é tida como uma grande fonte de energia, sendo muito recomendado o consumo de chia antes da prática de atividade física ou logo pela manhã.

Leia Também ↓↓: 

Equilibra o Apetite

Graças à grande quantidade de fibras pertencentes a esta semente, ela também contribui para a percepção da saciedade, fator este que ajuda no equilíbrio do apetite, auxiliando no processo de emagrecimento.

Auxilia no Tratamento da Depressão

Poucas pessoas sabem disso, mas o consumo regular de chia também traz efeitos muito eficazes no combate à depressão, uma doença que atinge grande parte da população.

Isso é possível pelo fato de a chia ser rica em ômega 3, um tipo de ácido graxo essencial para estimular o humor.

Retarda o Envelhecimento

Além dos benefícios da chia para a saúde, ela também inibe os efeitos causados pelo envelhecimento, fazendo com que as pessoas apresentem um aspecto muito mais jovial, sobretudo no que diz respeito à pele, aos cabelos e às unhas.

Favorece a Saúde Óssea

Por ser rica em cálcio, magnésio, fósforo e proteínas, além dos fatores já mencionados, o consumo de chia contribui também para o fortalecimento dos ossos, diminuindo os riscos de osteoporose.

Além disso, esta semente também previne e combate a artrite reumatoide e demais doenças relacionadas à fragilidade dos ossos.

Favorece a Saúde do Coração

Fora todos os benefícios já mencionados, a chia é tida como uma importante aliada do sistema cardiovascular.


Leia Também ↓↓: 

Recomendados Para Você: