Você deixa seu filho tomar refrigerante? Vai mudar de ideia ao descobrir os riscos a saúde!

Inscreva-se em nosso canal:
Rate this post

Em função do exagero de açúcar, os refrigerantes podem gerar problemas para pessoas de todas as idades. Mas, existem ainda mais razões para não dar refrigerante às crianças. Seus filhos podem sofrer com a obesidade e a diabetes desde a tenra infância.

Além disso, essa bebida acaba por substituir os saudáveis e saborosos sucos de frutas naturais, que possuem muito mais nutrientes e benefícios para o desenvolvimento equilibrado e sadio. Quer mais sobre este tema? Basta conferir o nosso post!

5 razões para não dar refrigerante às crianças

Os refrigerantes contam com alta concentração de cafeína, sódio, corantes e açúcar, componentes que elevam a pressão sanguínea e geram insônia e mau humor, entre outros problemas.

1 – Refrigerante prejudica os dentes

A primeira das razões para não dar refrigerantes às crianças se deve ao alto pH de acidez que pode comprometer a higiene bucal e o esmalte dos dentes.

Além disso, o excesso de açúcar nestas bebidas também torna mais comum a presença de caries nos dentes dos seus filhos.

2 – Aumenta o risco de desenvolver diabetes e obesidade

A maioria dos refrigerantes é rico em frutose, substancia que se refere a elevação da resistência a insulina e pode resultar na diabetes.

Deste modo, a alta concentração de açúcar pode estimular o aumento de peso na criança, levando a enfermidades ainda mais graves: diabetes, pressão alta, obesidade mórbida, sedentarismo e até patologias cardíacas.

 

razões para não dar refrigerante às crianças

3 – Aumenta a flatulência e desconforto abdominal

Os refrigerantes são bebidas gaseificas, ou seja, também aumenta as dores de barriga e as flatulências nas crianças.

E este fator pode causar dor, incomodo e até mesmo constrangimento para os pequenos. Outra das razões para não dar refrigerante às crianças passa pelo desencadeamento do refluxo, da gastrite e da inflamação do sistema digestivo.

4 – Provoca insônia e alterações na pressão

Mais do que em qualquer faixa etária, a criança necessita de descanso e muitas horas de sono restaurador. No entanto, os refrigerantes podem dificultar o repouso noturno em função do excesso de cafeína.

Consequentemente, essa falta de sono adequada pode gerar o aumento da pressão e novas adversidades ao bem estar da criança.

5 – Aumento do cansaço e da irritabilidade

Os refrigerantes possuem corantes e adoçantes que atingem o estomago e reduzem a assimilação de minerais e vitaminas, elementos essenciais para o metabolismo infantil.

Como substituir os refrigerantes?

A partir do momento que você tem diversas razões para não dar refrigerante às crianças, é preciso encontrar outras opções, certo? Você pode optar por água, água de coco, sucos naturais de frutas e chás gelados.

Uma ótima dica é não ter nenhum refrigerante em casa e tampouco consumir quando estiver para se alimentar em algum restaurante.

Outra possibilidade é usar a criatividade para inventar os copos, adicionar gelo e até pedaços de frutas no copo.

Além disso, você pode usar frutas diferentes e ampliar o paladar das crianças e, sempre que possível, diminuir ou não usar o açúcar nas bebidas.

Leia Também ↓↓: 

Gostou de saber as razões para não dar refrigerante às crianças? Então, aproveite para disseminar esse conteúdo nas redes sociais agora mesmo!


Leia Também ↓↓: 
Kinax

CURTA A NOSSA PÁGINA: Este site não substitui o trabalho de um especialista. Sempre consulte um médico.

Recomendados Para Você: