9 Cuidados Básicos Para Higiene dos Olhos

Canal Cura Verde

Rate this post

Esses Cuidados Básicos Para Higiene dos Olhos são essenciais para manter a saúde da visão e evitar uma série de doenças que podem trazer grandes desconfortos e complicações.

Para saber o que fazer para cuidar melhor dos olhos, confira nosso post.

9 Cuidados Básicos Para Higiene dos Olhos

Todos os Cuidados Básicos Para Higiene dos Olhos são simples e devem ser realizados no dia a dia. Anote-os:

Cuidado com os Olhos

Leia Também ↓↓: 

Lave as Mãos Com Frequência

Entre os Cuidados Básicos Para Higiene dos Olhos está o simples hábito de lavar as mãos com mais frequência, utilizando sempre bastante água e sabão ou sabonete (preferencialmente neutro).

No decorrer do dia, inúmeras vezes levamos as mãos aos olhos e, quando elas não são lavadas com frequência, o risco de os olhos sofrerem com a contaminação de bactérias causadoras de infecções são muito maiores.

Consuma Determinados Alimentos

Com relação aos Cuidados Básicos Para Higiene dos Olhos, o consumo de determinados alimentos é outro dos mais relevantes, já que eles oferecem uma série de vitaminas, antioxidantes, minerais e demais substâncias que atuam na prevenção de problemas como catarata, degeneração macular, cansaço visual, visão embaçada etc.

Entre os melhores alimentos para a saúde dos olhos, estão:

  • Cenoura;
  • Laranja;
  • Tangerina;
  • Maçã;
  • Manga;
  • Morango;
  • Mamão papaya;
  • Framboesa;
  • Mirtilo;
  • Amora;
  • Cereja;
  • Couve;
  • Brócolis;
  • Cebola;
  • Alho;
  • Ovos;
  • Salmão;
  • Atum;
  • Bacalhau;
  • Sardinha;
  • Óleo de linhaça;
  • Azeite extravirgem.

Cuidados Básicos Para Higiene dos Olhos

Use Óculos de Sol

O uso diário de óculos de sol é uma necessidade para todas as pessoas.

Eles funcionam como excelentes protetores dos olhos, evitando os efeitos prejudiciais dos raios ultravioleta e também de agentes prejudiciais, como fumaça, partículas de poeira etc.

Mantenha o Peso Equilibrado

Os Cuidados Básicos Para Higiene dos Olhos envolvem manter o peso equilibrado.

Leia Também ↓↓: 

O motivo disso é que o excesso de peso aumenta a incidência de degenerações oculares.

Entre as doenças provocadas pela obesidade está o diabetes que, como muitos sabem, causa sérias complicações na visão, podendo levar à cegueira.

Faça Exercícios de Descanso Para os Olhos

Principalmente para as pessoas que ficam longo tempo em frente ao celular ou computador, é necessário fazer exercícios que favoreçam o relaxamento dos olhos.

O ideal é reservar diariamente cerca de 20 minutos de descanso das telas, evitando contato visual com computadores, celulares, tablets etc.

Nesse tempo de descanso, durante 1 minuto, o exercício consiste em piscar em várias direções para relaxar a área dos olhos.

Ficar muito tempo diante de computadores e demais itens eletrônicos gera estresse visual e ressecamento, o que a longo prazo prejudica a visão.

Para amenizar os problemas, o indicado é procurar um oftalmologista para uso de óculos para descanso.

Consulte o Oftalmologista Todo Ano

Dos vários Cuidados Básicos para Higiene dos Olhos, outro dos mais recomendados é consultar um oftalmologista todo ano.

Por mais que você não note alterações aparentes na visão, sempre é necessário procurar um profissional para realização de exames que comprovem a saúde da visão.

Esses exames devem ser feitos com dilatação das pupilas para averiguar com detalhes se há (ou não) sinais de problemas nos olhos.

Evite o Cigarro

O cigarro é um dos principais vilões para a saúde dos olhos, já que as toxinas contidas nele provocam danos no nervo óptico, catarata e degeneração macular.

Além disso, a fumaça liberada pelo cigarro causa irritação e ressecamento nos olhos do fumante e das pessoas que estão próximas.

Use Apenas Colírios Recomendados

Para manter Cuidados Básicos Para Higiene dos Olhos é preciso usar somente colírios recomendados por um oftalmologista.

Jamais devem ser utilizados colírios sem recomendação médica, pois eles podem prejudicar o problema (e não resolvem as causas).

9 Cuidados Básicos Para Higiene dos Olhos

Durma Bem

Dormir mal prejudica a saúde dos nossos olhos muito mais do que imaginamos.

Noites de insônia ou o simples fato de dormir menos horas que o necessário provoca sintomas como vermelhidão, ardência, ressecamento da córnea, lacrimejamento e dores de cabeça.

Use Produtos Adequados

Para cuidar da saúde dos olhos é fundamental usar apenas produtos adequados, principalmente no caso de pessoas mais sensíveis a determinadas substâncias.

Determinados tipos de shampoos, condicionadores, cremes, maquiagens, produtos de limpeza doméstica podem causar ardor, irritação, vermelhidão e outros problemas nos olhos.

Evite contato com produtos prejudiciais e procure um médico ao notar qualquer alteração alérgica ou na visão.

Pessoas que tendem a ter os olhos ou pele mais sensíveis precisam utilizar produtos de higiene pessoal elaborados em farmácias de manipulação, já que eles não contêm tanta química.

Doenças Causadas Pela Falta de Higiene dos Olhos

A falta de Cuidados Básicos para Higiene dos Olhos aumenta os riscos quanto à incidência das seguintes doenças:

Essas doenças devem ser identificadas e tratadas com a maior antecedência para evitar complicação ou contágio de outras pessoas.

Anotou esses Cuidados Básicos para Higiene dos Olhos? Compartilhe essas informações com sua família e amigos para que eles também fiquem atentos.


Leia Também ↓↓: 
Kinax

CURTA A NOSSA PÁGINA:

Recomendados Para Você: