Benefícios da Cidra: O que é, Para Que Serve, Receitas

Descubra Os Principais Benefícios da Cidra Para a Saúde! Confira O que é, Para Que Serve, e Ainda Saiba Como Fazer Algumas Receitas A Partir da Fruta!


Os Benefícios da Cidra se destacam pelas propriedades incríveis que a fruta disponibiliza. Também conhecida como cidreira, a planta apresenta frutos, flores e folhas que trazem inúmeros benefícios à saúde.

Isto porque tratam transtornos que prejudicam a saúde das pessoas, bem como o nervosismo e ansiedade. A planta pertence à classe das rutaceae, que é uma das categorias mais positivas em relação a sua funcionalidade, presentes na natureza.

Para Que Serve a Cidra?

Para Que Serve a Cidra

Há três modos de fazer uso da cidra. Ela pode ser utilizada em formato de chá, a partir de infusão das flores, das sementes e das folhas.

Além disso, as próprias cascas secas da fruta são capazes de produzir excelentes remédios caseiros.

Dessa forma, as receitas com o fruto são disponíveis de modo diferente em relação a cada tipo da cidra.

Contudo, os benefícios se destacam como os mesmos, de forma muito prática. Deste modo, a bebida pode ter o uso para o tratamento de:

Principais Benefícios da Cidra

Dentre os principais Benefícios da Cidra, é possível destacar as suas propriedades. Confira!

  • antiácido;
  • anti-inflamatório;
  • antiemético;
  • aperiente;
  • vermífugo;
  • calmante.

Uma das situações problemáticas da saúde, de forma mais comum atualmente, é a ansiedade. Isto porque a rotina do ser humano atual mudou muito e contribui para que esta modalidade comportamental ocorra.

Ainda, o nervosismo é uma situação que se junta a quem porta a ansiedade.

Ambos os transtornos, contudo, apresentam irritação, insônia e, em determinadas situações, o indivíduo apresenta condições digestivas como:

  • inapetência;
  • náuseas;
  • estomatite.

Contudo, a cidra traz a capacidade de promover o tratamento de todas essas condições. Dito de outra forma, a planta consegue eliminar consequências quanto preveni-las.

Benefícios da Cidra Contra o Câncer e Estresse

Há diversos elementos antioxidantes neste fruto. Por este motivo, ele se torna um modo ideal de fazer a varredura dos radicais livres do organismo e a redução de chances da patologias crônicas que se relacionam ao estresse.

Um excelente anticancerígeno, justamente por oferecer antioxidantes que combatem os elementos celulares das metástases.

Benefícios da Cidra Para a Hipertensão

Benefícios da Cidra

O fruto apresenta o mineral potássio, o elemento vitamínico C e outros eletrólitos que auxiliam na melhora da pressão do sangue, por meio de redução de tensões arteriais e redução dos riscos de ataques cardíacos, AVC e aterosclerose.

Benefícios da Cidra Com Ação Analgésica

Os elementos anti-inflamatórios e analgésicos do fruto e dos óleos essencial do fruto acabam a tornando essencial para dores agudas ou condições crônicas como:

  • artrite;
  • dores de cabeça;
  • desconfortos nos ossos.

Benefícios da Cidra Em Relação à Imunidade

A cidra apresenta a capacidade de estímulo do sistema imunológico, em virtude do teor de alta significância da vitamina C.

Além disso, é capaz de promover o aumento da produção dos glóbulos brancos – primeiros elementos de defesa do organismo em combate a infecção.

Benefícios da Cidra Em Relação ao Nível de Acidez

A fruta, em si, é capaz de promover o equilíbrio dos níveis de acidez intestinal e aprimoramento da eficiência da digestão.

Além disso é capaz de promover a eliminação dos problemas relacionados ao excesso de gases, náuseas e constipação.

Receitas com a Cidra

São inúmeras as formas de utilizar a fruta da Cidra, bem como seus fragmento para elaborar receitas saudáveis.

Elas, de fato, contribuem e muito para a manutenção da saúde e permitem que o indivíduo previna diversas condições, justamente por fazer uso da receita natural.

Receita com as Flores e Folhas da Cidra

Misturar uma colher das folhas e das flores da cidra. Depois disso, colocar a mistura numa xícara de água em temperatura fervente.

Aguarde 5min com a panela fechada e depois de uns 15min, faça o consumo desta infusão. Os benefícios são inúmeros, como você já viu.

O chá é capaz de sanar dores e inflamações que podem estar acometendo o seu organismo, bem como acalmar os nervos.

Receita com o Fruto Seco da Cidra

Benefícios da Cidra-Infusão

A partir da casca de um fruto seco, picar e colocar os pedaços numa xícara com água fervente. Após isso, aguardar 5min até que aconteça a infusão.

Finalizar o procedimento coando o chá. Sirva-se! Este chá também auxilia a amenizar a ansiedade.

Receita com as Sementes da Cidra

O primeiro passo é tostar as sementes da Cidra e, posteriormente, colocá-las num moedor. Após isso, acrescentar numa xícara de água em temperatura fervente, tampar e deixar o chá descansar por uma média de 5min.

Depois desta preparação, coar e beber! O chá das sementes colabora de modo efetivo para a saúde do coração.

Além disso, é um excelente anticancerígeno, bem como um auxiliador do intestino, reduzindo a acidez do corpo e atuado com a função analgésica para o alívio de possíveis dores ósseas.


Leia Também ↓↓: 

Recomendados Para Você: