Tratamento Caseiro Para Conjuntivite Que Funciona e Está ao Alcance Das Mãos

O Tratamento Caseiro Para Conjuntivite não trás efeitos instantâneos, mas não tem segredos e não requer ingredientes difíceis de encontrar.


A grande maioria das ocorrências de conjuntivite é de cunho viral, bem como as infecções no canal auditivo. Contudo, algumas são bacterianas e outras são respostas alérgicas. Para cada tipo, vamos mostrar uma solução. Confira!

O Que é a Conjuntivite?

Conjuntivite

Características Virais

Algumas características da forma viral da doença são:

  • Tipicamente marcada por drenagem clara e aquosa;
  • Contagiosa;
  • Geralmente começa em um olho e passa para o outro;
  • Não tratável com antibióticos. Os casos virais geralmente não tem tratamento especificado, mas sim, generalizado para infecções do tipo. Para cura, basta permitir que o vírus siga seu ciclo, que geralmente é de 4 a 7 dias;
  • Frequentemente difícil de diferenciar da condição bacteriana.

Características Bacterianas

Algumas características da forma bacteriana da doença são:

  • Tipicamente marcada por dreno amarelo-esverdeada;
  • Contagiosa;
  • Geralmente começa em um olho e passa para o outro;
  • Comumente tratada com colírio à base de antibiótico;
  • Frequentemente difícil de diferenciar da condição bacteriana.

Características Alérgicas

Algumas características da forma alérgica da doença são:

  • Não é contagiosa;
  • A drenagem clara e aquosa é típica;
  • Geralmente envolve ambos os olhos;
  • Os sintomas alérgicos devem melhorar quando a fonte de alérgenos for removida e a alergia for tratada.

Tratamento Caseiro Para Conjuntivite

Como essa condição pode ser perigosamente contagiosa, geralmente é recomendado que os indivíduos façam o Tratamento Caseiro Para Conjuntivite nos dois olhos. Isso mesmo se apenas um deles estiver irritado.

Abaixo, segue a lista de remédios que provavelmente todos têm disponíveis e que podem ser muito úteis no combate a esse mal.

Mel

Tratamento Caseiro Para Conjuntivite

Inúmeros estudos afirmam as propriedades curativas do mel com relação à melhora de várias irritações oculares. O uso de mel nesses casos reduz consideravelmente o número de bactérias encontradas no olho e ao redor dele é um ótimo Tratamento Caseiro Para Conjuntivite.

Outra análise observa que o mel está sendo “redescoberto” pela profissão médica, particularmente quando os agentes terapêuticos modernos convencionais falharam.

Inclusive ele está sendo apontado como um ótimo Tratamento Caseiro Para Conjuntivite por conta de suas propriedades, pois, em alguns casos, supera a alopatia.

Pesquisas descrevem a eficácia do mel na rápida remoção da infecção da ferida com efeitos adversos mínimos, Ele também colabora na promoção de cicatrização com formação mínima de cicatriz.

O mel possui ação antimicrobiana contra um amplo espectro de bactérias e fungos, tanto em estudos de laboratório quanto em humanos.

Seu uso no olho varia de tratar opacidades corneanas pós-herpéticas, lesões conjuntivais locais e edema corneano com resultados variáveis.

Como Usar

Ingredientes:

  • 1 colher de sobremesa de mel cru;
  • 1/4 xícara de água de osmose destilada ou reversa;
  • Sal de mesa (uma pitada – opcional).

Modo de fazer:

Morne a água, mas não muito para não fazer perder as propriedades do mel. Dissolva o mel e o sal. Usando um conta-gotas limpo, coloque de 1 a 2 gotas sobre cada olho, aproximadamente de 2 em 2 horas.

Leite Materno

Existe um anticorpo em particular contido no leite materno, que se chama imunoglobulina A. Ele impede que as bactérias da conjuntivite se liguem à superfície da mucosa dos olhos. Isso limita seu crescimento, contribuindo com o combate a infecção.

Além de ser um excelente Tratamento Caseiro Para Conjuntivite, ainda serve para diversos outros tipos de doenças infecciosas, uma vez que suas propriedades benéficas são numerosas.

Como Usar

Utilizando uma colher esterilizada, pingue algumas gotas na superfície do olho. Levante ligeiramente a pálpebra para auxiliar o leite materno a circular por baixo.

Continue esse tratamento 3 vezes ao longo do dia por alguns dias.

Cataplasma de Chá de Ervas

Tratamento Caseiro Para Conjuntivite - Cataplasma de Ervas

A calêndula, a camomila e a erva doce podem ser usadas ​​para fazer compressas mornas. Essa mistura também pode ser tomada por via oral na forma de chá.

É bom para qualquer inflamação ou irritação nessa área. O chá também pode ser utilizado para enxaguar os olhos.

Lavagem Com Água Salgada

Irrigar a superfície do olho com soluções estéreis de água salgada (solução salina) várias vezes ao dia pode dar alívio adicional, uma vez que irá tratar e “refrescar” o local.

Alguns colírios contêm lubrificantes e outros medicamentos para várias condições, mas existem opções que contêm sal e água esterilizada. Estes, mais naturais, são os mais indicados, pois não correm tanto risco de reações adversas.

Medidas de Conforto

Compressa Morna ou Fria

Para reduzir a dor e remover a descarga da conjuntiva viral ou bacteriana, use uma compressa fria ou morna nos olhos. Certifique-se de usar um pano diferente para cada olho, pois assim evitará a propagação de qualquer infecção.

E use panos limpos a cada vez. Limpe o olho do dreno, começando do interior para o exterior da área dos olhos.

Batata Crua

Fatias de batata crua, fresca e fria também são consideradas calmantes.

Prevenção da Conjuntivite

Infecções recorrentes da conjuntivite podem estar associadas a deficiências de vitaminas A e B (principalmente B2). Então, valerá a pena abusar da suplementação se as infecções continuarem a ocorrer.

O óleo de fígado de bacalhau também é uma fonte natural de vitamina A, mas não exagere. Ele pode reagir mal com outras condições.

Quando Procurar Um Médico

Grande parte dos casos de conjuntivite é leve e melhora sem tratamento. No entanto, algumas formas são mais severas e muitas vezes o Tratamento Caseiro Para Conjuntivite não resolve.

Casos graves precisam ser examinados por um profissional de saúde, uma vez que podem requerer tratamento específico e acompanhamento rigoroso.