Conheça Aqui a Alimentação Adequada Para Hipotireoidismo

Quer saber qual é a Alimentação Adequada Para Hipotireoidismo? Acompanhe os tópicos e viva de maneira mais saudável com os sintomas da doença!


A Alimentação Adequada Para Hipotireoidismo é necessária a fim de amenizar a condição que acomete a saúde de várias pessoas.

A doença é responsável pelos sintomas de fadiga, sono em excesso e até mesmo, de ser um fator que acomete a própria atividade cerebral, atrapalhando a memória.

O Que é Hipotireoidismo?

O Que é Hipotireoidismo

Trata-se da glândula da tireoide que se responsabiliza pelo organismo endócrino. Ela se situa na área anterior do pescoço, em volta da traqueia.

Ainda que tenha um tamanho mediano de 15 ml (o que representa um quantitativo menor que a metade de uma xícara pequenina de café), sua função é a de produzir dois tipos de hormônios:

  • a T3 – triiodotironina;
  • a T4 – tetraiodotironina;

Tais hormônios promovem o controle de como cada elemento celular do corpo tem gastos com a energia, o denominado “metabolismo“.

Os hormônios T3, bem como o T4 são regulados pelo TSH, que tem sua produção no órgão da hipófise.

Este TSH atua como um elemento de interrupção: ao se ausentarem o T4 ou o T3 na corrente sanguínea, o TSH se eleva e fica em atividade, tentando fazer com que os níveis hormonais normalizem.

De maneira contrária, se o T3 e T4 se elevam na circulação sanguínea, o TSH se desativa e seus níveis começam a cair.

Causas

O hipotireoidismo ocorre ao passo que tais níveis hormonais do T3 e T4 estejam baixos. Nessa situação, os sinais que aparecem são:

  • cansaço;
  • sonolência;
  • dificuldade de perda de peso;
  • cabelos secos e quebradiços;
  • unhas secas e quebradiças;
  • raciocínio lento.

Este quadro pode acometer o organismo por períodos curtos – agudos – ou duradouros – crônicos. As causas são diversas. Elas podem incluir:

Patologias Autoimunes

Estas patologias ocorrem ao passo que o sistema de imunidade ataque e destrua os tecidos de caráter saudável do organismo.

Por vezes, pode ocorrer também em relação a tireoide, que impede a produção hormonal correta pela glândula. Trata-se de uma bactéria, vírus, ou ainda, a própria genética.

Hipertireoidismo

Esta condição é exatamente a oposição do hipotireoidismo.

Os indivíduos afetados pela condição de hipertireoidismo fazem a produção de quantitativos elevados de hormônios e necessitam de tratamento com remédios que tragam a estabilidade dessa quantidade a ser produzida no órgão.

Contudo, é possível que se inverta a situação e o indivíduo passe a revelar um cenário de hipotireoidismo posteriormente ao seu tratamento.

Intervenção Cirúrgica de Tireoide

A remoção de um fragmento da tireoide em momento de cirurgia pode causar uma produção hormonal pela glândula.

A opção para essas situações é que se reponha os hormônios em período contínuo da vida.

Radioterapia

Diversos tipos de câncer têm tratamento com a radioterapia. Este processo provoca efeitos colaterais nas pessoas e, incluindo, a possibilidade do hipotireoidismo.

Remédios Específicos

Diversos remédios possibilitam a contribuição para este cenário. O lítio, por exemplo, é um desses medicamentos, utilizado para tratar determinadas condições psiquiátricas.

Sintomas

Dentre os principais sinais da doença, em questão, encontram-se:

  • cansaço;
  • sensibilidade ao frio;
  • prisão de ventre;
  • ressecamento da pele;
  • aumento repentino do peso;
  • rosto inchado;
  • voz rouca;
  • músculos fracos;
  • colesterol alto;
  • dor, rigidez e músculos sensíveis;
  • queda dos fios capilares;
  • ritmo cardíaco de maior lentidão;
  • depressão;
  • dificuldades na memória.

Alimentação Adequada Para Hipotireoidismo

Ao ter a decisão de mudar os costumes alimentares para fazer o tratamento da tireoide, a primeira atitude é a decisão em quem ter confiança sobre a própria saúde.

Cuidados naturais são sempre úteis para evitar o uso de medicamentos contínuos e afins. É imprescindível consultar um médico.

Aumento do Consumo de Gorduras Saturadas

Há diversos comentários negativos e infundados sobre a gordura saturada, mas ela é, com certeza, parte da alimentação adequada para hipotireoidismo.

Os críticos permanecem citando pesquisas ultrapassadas e que foram mal projetadas há mais cinco décadas. Isto é ignorar um imenso quantitativo de estudos que apresentam os benefícios desse elemento.

Uma das principais razões benéficas para o consumo da gordura saturada é que elas auxiliam a fazer o anulamento de gorduras de efeitos ruins de gorduras poliinsaturadas de teor tóxico.

Há também um aprimoramento da resposta do organismo para a insulina, que auxilia a manter os graus de glicose na corrente sanguínea aprimorados, reduzindo o hormônio cortisol.

O hormônio do estresse em elevação também é uma das razões do hipotireoidismo porque desencadeiam à fadiga adrenal.

Ainda, é imprescindível cuidar o consumo da gordura animal. visto que não são o que parecem ser.

A exemplo disso, os bois que têm a engorda a partir da soja, do milho e outra alimentação, são fontes ricas em ômega 6, uma gordura animal.

Em virtude disso, as gorduras do corpo possuem um quantitativo menor do ômega 3 e maior de ômega 6.

Por isso, é imprescindível fazer a inclusão somente das gorduras saturadas que tenham altíssima qualidade em sua alimentação.

A inclusão de manteigas, óleo do coco e de carnes de animais que tiveram alimentação a partir da grama e capim são essenciais.

Receitas

Aqui estão algumas receitas naturais que podem te auxiliar na produção hormonal da glândula da tireoide e fazer parte da alimentação adequada para hipotireoidismo.

Acompanhe, a seguir:

Suco de Cítricos e Morango

O suco te auxiliará muito, porque é composto por vitamina C, que age na composição do T4 a partir da tireoide. Este também faz parte da alimentação adequada para hipotireoidismo.

Alimentação Adequada Para Hipotireoidismo

Você vai precisar de:

  • uma xícara de morangos;
  • dois damascos secos;
  • uma laranja;
  • um limão siciliano e meio.

Como fazer?

A receita é simples: basta bater todos os elementos num liquidificador e pronto. Se for adoçar, prefira o mel.

Iogurte Feito da Laranja

O iogurte é parte da alimentação adequada para hipotireoidismo. É uma fonte da vitamina C, vitamina A e de Iodo.

O elemento vitamínico A é responsável pela regulagem dos hormônios da tireoide que se apresentam em alteração, incluindo o TSH.

Em seguida, o Iodo ajuda a compor estes elementos hormonais.

Você vai precisar de:

Como fazer?

Bate tudo num liquidificador e coloque o iogurte num refratário. Levar a geladeira para gelar e consumir numa temperatura mais gelada.

Gostou das dicas? Não sofra mais dos sintomas desta doença. Utilize as receitas mencionadas aqui para balancear a sua Alimentação Adequada Para Hipotireoidismo!