Conheça Aqui a Alimentação Adequada Para Hipotireoidismo

Kinax

Quer saber qual é a Alimentação Adequada Para Hipotireoidismo? Acompanhe os tópicos e viva de maneira mais saudável com os sintomas da doença!

A Alimentação Adequada Para Hipotireoidismo é necessária a fim de amenizar a condição que acomete a saúde de várias pessoas.

A doença é responsável pelos sintomas de fadiga, sono em excesso e até mesmo, de ser um fator que acomete a própria atividade cerebral, atrapalhando a memória.

O Que é Hipotireoidismo?

O Que é Hipotireoidismo

Leia Também ↓↓: 

Trata-se da glândula da tireoide que se responsabiliza pelo organismo endócrino. Ela se situa na área anterior do pescoço, em volta da traqueia.

Ainda que tenha um tamanho mediano de 15 ml (o que representa um quantitativo menor que a metade de uma xícara pequenina de café), sua função é a de produzir dois tipos de hormônios:

  • a T3 – triiodotironina;
  • a T4 – tetraiodotironina;

Tais hormônios promovem o controle de como cada elemento celular do corpo tem gastos com a energia, o denominado “metabolismo“.

Os hormônios T3, bem como o T4 são regulados pelo TSH, que tem sua produção no órgão da hipófise.

Este TSH atua como um elemento de interrupção: ao se ausentarem o T4 ou o T3 na corrente sanguínea, o TSH se eleva e fica em atividade, tentando fazer com que os níveis hormonais normalizem.

De maneira contrária, se o T3 e T4 se elevam na circulação sanguínea, o TSH se desativa e seus níveis começam a cair.

Causas

O hipotireoidismo ocorre ao passo que tais níveis hormonais do T3 e T4 estejam baixos. Nessa situação, os sinais que aparecem são:

  • cansaço;
  • sonolência;
  • dificuldade de perda de peso;
  • cabelos secos e quebradiços;
  • unhas secas e quebradiças;
  • raciocínio lento.

Este quadro pode acometer o organismo por períodos curtos – agudos – ou duradouros – crônicos. As causas são diversas. Elas podem incluir:

Patologias Autoimunes

Estas patologias ocorrem ao passo que o sistema de imunidade ataque e destrua os tecidos de caráter saudável do organismo.

Por vezes, pode ocorrer também em relação a tireoide, que impede a produção hormonal correta pela glândula. Trata-se de uma bactéria, vírus, ou ainda, a própria genética.

Hipertireoidismo

Esta condição é exatamente a oposição do hipotireoidismo.

Os indivíduos afetados pela condição de hipertireoidismo fazem a produção de quantitativos elevados de hormônios e necessitam de tratamento com remédios que tragam a estabilidade dessa quantidade a ser produzida no órgão.


Leia Também ↓↓: 

Recomendados Para Você: