Verdade ou mentira? Descubra se as dores nas articulações realmente aumentam no inverno!

Kinax

Provavelmente, você já deve ter ouvido alguém dizer que o tempo vai mudar porque o joelho, no ombro ou o tornozelo começou a doer. Pode soar de maneira estranha, mas existem provas cientificas de que a intensidade das dores nas articulações no inverno é maior nas pessoas que contam com alguma doença crônica, como, por exemplo, a hérnia de disco ou a artrite.

Cerca de 70% das pessoas com dores crônicas acusam alguma piora em seus casos com as mudanças de tempo e, na maioria das vezes, isso ocorre antes mesmo que da virada do clima. Ou seja, realmente a dor na articulação pode representar uma previsão estranha do tempo.

Ciência comprova aumento das dores nas articulações no inverno

Mesmo que não existe uma explicação plausível a respeito deste fenômeno, há hipóteses que procuram encontrar uma justificativa. A tese mais aceita pela ciência a respeito das dores nas articulações no inverno tem a ver com a modificação na pressão do ar, que causaria a dor, e não necessariamente a temperatura ou mesmo a umidade.

Leia Também ↓↓: 

Basicamente, a pressão da atmosfera pode ser compreendida como o peso a sua volta. Caso você tenha uma articulação problemática, que começa a inchar com facilidade, quanto maior a pressão exercida por fora menor será esse inchaço.

E a pressão atmosfera, normalmente, cai antes da chegada de uma frente fria, o que oportuniza maior expansão do local que está bastante predisposto por causa dos problemas de inflamação, aderência ou mesmo cicatrizes. Essa situação é praticamente invisível aos olhos, só que quem sofre com as dores crônicas tende a notar o aumento das dores nas articulações no inverno.


Leia Também ↓↓: 

Recomendados Para Você: