Medidas simples com sua geladeira podem fazer a diferença no bolso e no seu prato!

A refrigeração é uma invenção que mudou completamente a culinária e a alimentação em todo o mundo. Mas, dicas para usar melhor a geladeira nunca são demais, certo?


Guardar os alimentos em temperatura adequada assegura um tempo de vida superior e gera economia, sem desperdiçar produtos por conservação inadequada.

Para evitar esse desperdício de comida, basta conferir o nosso post!

Dicas para usar melhor a geladeira

1 – Batatas e maçãs

Armazenar batatas e maçãs no mesmo local refrigerado é um método cientificamente comprovado de impedir que brotem.

2 – Tomates de cabeça para baixo

A melhor alternativa para guardar os tomates é colocá-los com as hastes para baixo. Sendo assim, ele fica mais protegido contra umidade e o ar.

3 – Laticínios no topo

Manteiga, leite, requeijão e queijo precisam ser colocados na prateleira mais alta da sua geladeira.

Isso acontece porque boa parte dos eletrodomésticos conta com termômetro neste local, assegurando que a temperatura seja mais consistente ali.

Esses itens precisam de toda a atenção, sobretudo, por sua delicadeza e para evitar que estraguem. Por isso, a temperatura correta auxilia na conservação.

4 – Cebolinhas na garrafa

A forma certa de guardar as cebolinhas é colocando em uma garrafa plástica pequena. Fica muito mais simples para usá-las posteriormente sem que se misturem com outros alimentos.

Outra sugestão é secar antes de armazenar com o objetivo que as cebolinhas permaneçam frescas por mais tempo.

dicas para usar melhor a geladeira

5 – Recipientes com tampa

Outra das dicas para usar melhor a geladeira tem a ver com o uso de recipientes com tampa, que são indicados para guardar praticamente qualquer tipo de alimento.

Isso impede que o repasse de cheiros e o ressecamento de diversos elementos, ao mesmo tempo em que as latas abertas precisam ser substituídas por potes com tampas para aumentar a durabilidade dos seus alimentos.

6 – Fechar sempre!

Esta é um das mais importantes dicas para usar melhor a geladeira e economizar energia elétrica: nunca deixe-a aberta por muito tempo e nunca se esqueça de fechar corretamente.

Isso ajuda a manter a temperatura uniforme e preserva os alimentos por mais tempo.

Além disso, a economia de energia é maior, uma vez que o motor do aparelho trabalhará menos para balancear a temperatura do ambiente interno.

7 – Verduras

As verduras devem ser colocadas na parte debaixo do refrigerador, para evitar o ressecamento e usufruir da temperatura ambiente.

É relevante também não lavá-las antes de guardar na geladeira, porque esse processo aumenta a umidade e facilita a deterioração.

O melhor jeito é colocar em saquinhos transparentes para manterem-se ordenadas e protegidas.

8 – Esponjas na gaveta de verduras

Antes de colocar as verduras na gaveta, você deve inserir três esponjas para lavar no fundo.

Em seguida, coloque as verduras por cima. Isso acontece porque as esponjas podem absorver toda a umidade da geladeira e conservam os vegetais frescos por mais tempo.

Apenas se lembre de eventualmente trocar as esponjas de lavar pratos por novos exemplares.

Gostou de aprender essas dicas para usar melhor a geladeira? Então, compartilhe com os seus amigos agora mesmo!


Leia Também ↓↓: 

Recomendados Para Você: