Conheça Todos os Benefícios da Physalis Para a Saúde

Kinax

Existem várias frutas, muitas vezes desconhecidas por grande parte da população, que possuem propriedades fantásticas para a nossa saúde. Mas será que você conhece todos os Benefícios da Physalis?

Essa exótica frutinha pode receber diferentes nomes de acordo com a região do país. Ela pode ser conhecida como camaru, camapu, mata-fome, tomate capucho, entre outros.

Mas independente de como ela é chamada, a physalis (ou fisalis) tem muito para nos oferecer.

Essa fruta vem ganhando muita atenção não só pelo seu sabor único e adocicado, mas também pelo seu valor nutricional e seus inúmeros benefícios para a nossa saúde.

Fique conosco, pois nesse artigo mostraremos muitas dicas, curiosidades e os benefícios da physalis, a fruta do momento. Boa leitura!

Benefícios da Physalis

Physalis – Origem e Características

A physalis é uma fruta originária da Amazônia, mas pode ser encontrada e cultivada em todas regiões quentes do nosso país, além de outros países tropicais da América.

A physalis é uma fruta pequena amarela, com um formato arredondado, protegida por folhas secas extremamente delicadas, que se assemelha à um balão.

Ela pode ser cultivada em qualquer época do ano graças ao seu rápido ciclo de desenvolvimento.

Leia Também ↓↓: 

Com sabor adocicado e um pouco ácido, essa frutinha rica em diversos nutrientes possui uma taxa calórica muito baixa, por isso é bastante procurada por pessoas que estão procurando perder peso ou levar uma vida mais saudável.

Ela pode ser consumida in natura, apenas retirando as folhas, ou utilizada no preparo de outros alimentos, como sucos, geleias e molhos, o que a torna super versátil para a culinária.

Valor nutricional (100g)

  • Calorias: 49 Kcal
  • Proteínas: 1,5g
  • Carboidratos: 11g
  • Niacina: 0,8mg
  • Vitamina A: 1,730 Ui
  • Vitamina C: 20mg
  • Ferro: 1,7mg
  • Fibra: 0,4g
  • Cálcio: 0,9mg
  • Fósforo: 21mg
  • Riboflavina: 0,17mg
  • Água: 85,9g

Benefícios da Physalis

Além de ser uma fruta muito saborosa e nutritiva, que pode ser consumida de inúmeras formas, inclusive em algumas receitas salgadas, muitos estudos apontam os diversos Benefícios da Physalis para a nossa saúde.

Acredita-se que essa fruta consumida em grande parte do mundo, pode ajudar nosso organismo a combater diversos males.

A physalis ganhou muita popularidade devido suas propriedades favoráveis para o emagrecimento, porém muitos acreditam que ela possui diversos outros benefícios.

Veja a seguir alguns desses benefícios e como essa fruta pode te ajudar a ter uma vida melhor e mais saudável:

Sistema Imunológico

Quando pensamos em uma fruta rica em vitamina C, quase sempre pensamos automaticamente na laranja ou até mesmo na acerola, mas o que muitos não sabem é que a physalis possui uma quantidade de vitamina C semelhante a essas duas frutas.

A vitamina C é fundamental para o fortalecimento das nossas células de defesa, ajudando nosso sistema imunológico combater gripes, bactérias, inflamações e outras doenças.

Emagrecimento

Talvez de todos os Benefícios da Physalis esse seja o mais conhecido.

É uma fruta extremamente rica em vitaminas, fibras e minerais, além de possuir muita água em sua composição.

Mesmo com toda essa riqueza de nutrientes a physalis tem um teor calórico muito baixo, podendo 100g da fruta conter apenas 50 calorias.

Outro ponto positivo para quem busca perder peso com essa fruta é que ela produz uma sensação de saciedade por muito mais tempo.

Diabetes

A physalis apesar de seu sabor adocicado, tem um teor muito baixo de açúcar em sua composição, o que a torna perfeita para pessoas que sofrem de diabetes.

Além disso é rica em fibras, que ajudam a quebrar as moléculas de açúcar no sangue, combatendo as chances do organismo alcançar picos altos de insulina.

Faz Bem Para a Pele

Benefícios da Physalis Para a Saúde

Leia Também ↓↓: 

Alguns dos nutrientes e vitaminas presentes na physalis possuem propriedades cicatrizantes, que ajudam diminuir cicatrizes e combater as acnes.

Também melhoram a qualidade da pele, mantendo ela sempre hidratada e saudável, evitando o envelhecimento precoce.

Dores de Garganta

Um dos Benefícios da Physalis mais potente, é o seu poder anti-inflamatório e analgésico.

Fazer um chá com a physalis, pode ajudar diretamente na inflamação da garganta, além de aliviar as dores no local.

Colesterol

As fibras ajudam a quebrar as gorduras no sangue, evitando o acúmulo de gorduras nas veias e artérias, controlando os níveis de colesterol no organismo.

Dessa maneira as chances de contrair alguma doença cardíaca ou cardiovascular como um AVC são bem menores.

Prevenção de Câncer

Existem estudos que indicam que dentre alguns dos Benefícios da Physalis, está a prevenção de alguns tipos de câncer, principalmente o de próstata.

A physalis tem uma grande quantidade de betacaroteno, que auxilia o organismo no combate à alguns radicais livres que podem causar câncer.

Propriedades Antioxidante

Como dissemos anteriormente no tópico de prevenção ao câncer, a physalis tem um poder antioxidante incrível. E

la pode auxiliar de forma significativa o combate de radicais livres fazendo com que o nosso organismo se previna de uma série de doenças, como no caso do câncer ou da hepatite.

Apenas 100g da fruta já é suficiente para proteger nosso corpo dessas possíveis ameaças.

Anemia

Muitos não sabem, mas a physalis é extremamente rica em ferro, podendo 100g da fruta conter a mesma quantidade do nutriente existente no feijão por exemplo.

A physalis é uma ótima alternativa para se incluir na dieta de quem está sofrendo de anemia ou alguma outra doença devido a ausência desse mineral.

Receita

Geléia de Physalis

Geleia de Physalis

Ingredientes

  • 200 gramas de physalis
  • 3 colheres de sopa de açúcar
  • 100 ml de água

Modo de preparo:

Retire as cascas da physalis, e lave em água corrente,corte em cubos pequenos, e reserve.

Adicione a água e o açucar em uma panela com fogo baixo em uma panela em fogo baixo e deixe formar uma calda.

Adicione a physalis, misture e deixe cozinhar por cerca de 30 min ou até que tenha reduzido e fique com a textura de geleia.

Leia Também ↓↓: 

Mexa continuamente para que não queime ou grude no fundo da panela.

Retire a geleia da panela, reserve-a e deixe-a esfriar por cerca de 15 min.

Sirva-a  decore com uma physalis com casca.

Sirva a geleia junto de torradinhas ou com sorvete de creme.

E aí? gostou de conhecer os Benefícios da Physalis? agora basta acrescentar essa frutinha em seu cardápio e aproveitar o bem que ela faz para a sua saúde.


Leia Também ↓↓: 

CURTA A NOSSA PÁGINA:

Recomendados Para Você: