Saiba Quais São os Sintomas de Inflamação no Esôfago

Nosso organismo é repleto de mecanismos de defesas e reações que servem para nos avisar que tem algo de errado. Você saberia identificar, por exemplo, os Sintomas de Inflamação no Esôfago?


Por isso, é muito importante estarmos sempre atentos aos sinais que nosso corpo envia, pois dessa forma podemos descobrir alguns males antes que seja tarde demais.

Muitas doenças e complicações podem ser prevenidas, ou tratadas de uma melhor forma quando são diagnosticadas o mais cedo possível.

Acompanhe esse artigo e veja as formas de identificar os Sintomas de Inflamação no Esôfago, além de suas possíveis causas, diferentes diagnósticos possíveis e alguns tratamentos de acordo com o causador da inflamação.

Inflamação do Esôfago – Esofagite

Sintomas de Inflamação no Esôfago

O esôfago é o canal responsável por transportar os alimentos da boca até o estômago, e é um órgão importantíssimo para o sistema digestivo.

A inflamação no esôfago, ou esofagite como é tecnicamente chamada, pode surgir por diversos problemas no nosso organismo e se não for tratada corretamente pode haver maiores complicações na sua estrutura.

Os Sintomas de Inflamação no Esôfago podem ser facilmente percebidos e aconselhamos que busquem um médico assim que os sintomas aparecerem.

Entre os seus sintomas mais comuns, podemos citar dores no peito, dificuldades para engolir, refluxo e azia.

Muitas vezes inclusive essas dores são confundidas com outros tipos de complicações musculares, pulmonares e cardíacas, por isso a importância de um exame específico, como a endoscopia por exemplo, para eliminar diagnósticos errados.

Nem toda inflamação é igual e ocorre pelos mesmos motivos, e elas podem ser classificadas de formas diferentes. São elas a esofagite infecciosa, eosinofílica, de refluxo e a esofagite causada por medicamentos.

Tipos e Sintomas de Inflamação no Esôfago

Como falamos anteriormente, existem precisamente quatro tipos diferentes de inflamação do esôfago. Cada uma tem suas peculiaridades próprias, podendo ter algumas diferenças nos sintomas e no tratamento adequado.

Veja a seguir os diferentes tipos de esofagite:

Esofagite Infecciosa

A inflamação do esôfago pode ocorrer através de uma infecção bacteriana (bactérias), viral (vírus) ou por algum fungo.

A presença desses microrganismos nos tecidos que revestem as paredes internas do esôfago, já é suficiente para causar uma esofagite.

Esses casos de esofagites são bem raros e costumam acontecer quando a pessoa está com a imunidade muito baixa, geralmente são pessoas portadoras do vírus da AIDS ou com algum tipo de câncer.

Na maioria dos casos a esofagite infecciosa é causada pelo fungo “Candida albicans”, muitas vezes já presente na boca.

O tratamento para esse tipo de esofagite pode variar de acordo com o fator causador, com antibióticos, antivirais ou antifúngicos, por isso é importante ver um médico para descobrir o que está causando e a melhor forma de tratar.

Esofagite Eosinofílica

Essa inflamação no esôfago acontece quando os eosinófilos, que são células presentes no sangue que auxiliam no sistema imunológico, acabam se agrupando na região do esôfago devido algum agente alérgico ou um possível refluxo ácido.

A esofagite eosinofílica acontece quando a pessoa sofre de algum quadro alérgico, muitas vezes por alimentos como o leite, frutos do mar, amendoim, ovos, entre outros.

Mas também pode ser por outras alergias, a poeira, histórico de asma, rinite ou outras reações alérgicas.

Esofagite Causada Por Medicamentos

Existem diversos medicamentos, que quando tomados pela via oral podem acabar lesionando os tecidos da parede do esôfago, principalmente quando eles ficam em contato com esses tecidos por muito tempo.

Isso pode ocorrer com mais facilidade quando os comprimidos são ingeridos a seco, sem água para ajudar.

Esofagite de Refluxo

No final do esôfago existe uma válvula que garante que os fluidos ácidos do estômago permaneçam dentro dele, sem que haja “vazamentos”.

O problema acontece quando por algum motivo, essa válvula, que também recebe o nome de esfíncter, não fecha totalmente, deixando esse ácido estomacal voltar para o esôfago.

O nome dessa condição é refluxo gastroesofágico e a presença constante desse ácido no esôfago, causa uma inflamação crônica.

Sintomas de Inflamação no Esôfago

Saiba os Sintomas de Inflamação no Esôfago

Os Sintomas de Inflamação no Esôfago são muito parecidos, independente de qual das quatro esofagites que citamos você tenha.

Assim que perceber um ou mais desses sintomas que vamos mostrar, é importante buscar um médico para um diagnóstico mais preciso e começar a receber o tratamento adequado.

Os principais sintomas são:

  • Uma azia que pode ir da boca do estômago até a garganta.
  • Dores peitorais tão intensas que muitas vezes são confundidas com um infarto.
  • Dor nas costas, devido as fortes dores peitorais.
  • Dificuldades para engolir.
  • Surgimento de sangue nas fezes ou nos vômitos.
  • Mau hálito.
  • Gosto ruim na boca.
  • Dor de garganta.
  • Tosses crônicas.
  • Rouquidão.

Formas de Diagnóstico

Após você observar alguns dos Sintomas de Inflamação no Esôfago, você deve procurar a ajuda de um médico. Existem diversas formas de identificar se há uma inflamação e as possíveis causas dessa lesão. Alguns dos exames são:

  • Raio X de Bário
  • Endoscopia
  • Testes laboratoriais
  • Testes de alergias


Leia Também ↓↓: 

Recomendados Para Você: