Saiba os milagres que esta pequena fruta faz pela sua saúde!

Kinax

Esta fruta oriunda da Mata Atlântica, sendo reconhecida como tipicamente brasileira, possui um sabor bastante característico. O que muita gente não sabe é como os benefícios da jabuticaba podem proporcionar muito mais saúde para o organismo. Para saber quais são esses benefícios, basta conferir nosso post.

Lista com 8 benefícios da jabuticaba

1 – Fortalece o sistema imunológico

Rica em vitamina C e em demais nutrientes extremamente benéficos para a saúde, o consumo regular de jabuticaba exerce um impacto muito positivo para o sistema imunológico. Com isso, são reduzidos drasticamente os ricos de diversos tipos de infecções, inflamações, gripes, resfriados etc.

2 – Fortalece os vasos sanguíneos

As substâncias contidas na jabuticaba são muito eficazes no fortalecimento e aumento da resistência dos vasos sanguíneos. Desse modo, ao consumir esta fruta com certa regularidade, é possível evitar problemas relacionados a infartos, derrames, varizes etc.

3 – Controla a glicose

Pelo fato de esta fruta auxiliar no controle dos níveis de glicose na corrente sanguínea, entre os benefícios da jabuticaba destaca-se o papel que ela exerce para prevenção e tratamento do diabetes, uma doença que afeta inúmeras pessoas no Brasil e no mundo.

Leia Também ↓↓: 

4 – Reduz o colesterol

Outro importantíssimo benefício da jabuticaba consiste nela contribuir para a redução dos níveis de colesterol ruim na corrente sanguínea, o perigoso LDL, grande responsável por uma série de complicações no organismo, sobretudo no que se refere à saúde cardiovascular.

5 – Combate a anemia

A alta quantidade de ferro contida na polpa da jabuticaba atua na prevenção e tratamento da anemia, uma doença que afeta sobretudo idosos, crianças e gestantes.

Benefícios da jabuticaba

6 – Acelera o metabolismo

Devido às excelentes quantidades de fósforo contidas nesta fruta, outro dos benefícios da jabuticaba diz respeito ao fato de ela acelerar o metabolismo, favorecendo a absorção de nutrientes pelo organismo e também estimulando o processo natural de emagrecimento.

7 – Favorece o desenvolvimento dos bebês

Devido ao ferro e ao ácido fólico presente nesta pequena fruta, o consumo de jabuticaba é muito recomendado para gestantes. O motivo disso é que essas substâncias são cruciais para o crescimento e desenvolvimento do feto.

Leia Também ↓↓: 

8 – Fortalece os ossos

Por meio de uma poderosa combinação de substâncias (cálcio, magnésio e potássio), a jabuticaba atua no fortalecimento dos ossos, sendo capaz até mesmo de evitar a osteoporose, uma grave enfermidade que acomete os ossos.

Como consumir a jabuticaba no dia a dia?

Para usufruir dos benefícios desta fruta, é importante frisar que o caroço nunca deve ser ingerido, já que as propriedades nutricionais da jabuticaba estão contidas sobretudo na casca e na polpa. Além disso, a ingestão do caroço de jabuticaba poderia causar problemas de constipação intestinal. Desse modo, essa fruta pode ser ingerida das seguintes formas:

  • Pura (desde que bem lavada e sem o caroço);
  • No preparo de suco exclusivo de jabuticaba (neste caso deve-se remover o caroço antes de bater a fruta com a casca e a polpa no liquidificador);
  • Misturada com suco de abacaxi;
  • Misturada com outras frutas.

Como muitos já devem ter ouvido falar, a jabuticaba também é muito utilizada no preparo de licores que são usados para elaboração de sobremesas ou mesmo ingeridos como aperitivo. Em suma, os benefícios da jabuticaba demonstram como o consumo dela pode melhorar, e muito, a saúde do organismo.


Leia Também ↓↓: 

Recomendados Para Você: