Descubra os poderes curativos da “farmácia em uma fruta só”

Kinax

Encontrado na floresta Amazônica, esta é uma opção saudável que pode trazer diversos benefícios do cupuaçu para a saúde. Com uma polpa branca e cremosa, é possível desenvolver diversos produtos a partir da fruta. Fora da região Norte, é associado ao açaí, outro fruto bastante saudável.

As árvores do cupuaçu são altas e podem chegar a medir de cinco a 15 metros de altura. Os grãos, onde é encontrada a polpa da fruta, são um ótimo substituto ao cacau, uma vez que os dois oferecem as mesmas qualidades em nutrientes.

O poder da fruta é tanto que na Amazônia o cupuaçu é conhecido como “farmácia em uma fruta só”. Ele é composto por nove tipos de antioxidantes dentre os quais estão a vitamina A, C, B1, B2 e B3, além de alguns outros. Para saber mais, basta conferir nosso post.

Lista dos benefícios do cupuaçu para a saúde

1 – Fonte de energia

Assim como o açaí, a fruta tem um papel importante para dar energia a quem o consome, mesmo se for ingerida separadamente a outra fruta.

2 – Diminui as dores abdominais

Entre alguns fatos curiosos é que o cupuaçu é utilizado pelas tribos Tikuna para aliviar dores abdominais, e por essa associação estão sendo desenvolvidas pesquisas que comprovam a eficácia neste sentido.

Leia Também ↓↓: 

3 – Fortalece o sistema imunológico

Ele é excelente para o sistema imunológico humano, dando maior resistência e energia para o corpo.

4 – Melhora sistema cardiovascular

Um dos benefícios do cupuaçu para a saúde também se reflete positivamente no sistema cardiovascular, evitando a propensão a algumas doenças cardíacas e ainda protegendo as paredes arteriais.

5 – Controla o colesterol

Cheio de vitaminas e antioxidantes, o cupuaçu se mostra muito adequado para o controle de colesterol. Seus ácidos gordos ajudam a reduzir as quantidades do mau colesterol, mantendo o bom, esse controle resulta diretamente no nosso coração, que trabalha de maneira mais saudável.

benefícios do cupuaçu para a saúde

6 – Facilita perda de peso

A fruta é ótima para quem deseja emagrecer, podendo ser facilmente associado a uma dieta saudável. Além de ser diurético, ele faz parte da composição de alguns remédios para controle da obesidade, por conta de uma fibra solúvel encontrada na fruta que apresenta um efeito sociogênico.

7 – Combate as células cancerígenas

O que quase ninguém sabe é que os radicais livres que são encontrados no cupuaçu evitam alguns tipos de câncer. No geral, a fruta é excelente para o corpo humano, onde melhor muitas funções do corpo, dando mais energia e disposição.

Tudo o que você precisa saber sobre o cupuaçu

Além dos diversos benefícios do cupuaçu para a saúde, ele ainda possui algumas curiosidades interessantes. Quem gosta de consumi-lo como sorvete junto ao açaí, talvez não saiba que a fruta é encontrada na forma de shampoos, loções para o corpo e até mesmo em manteiga.

Leia Também ↓↓: 

Como serve de alimento a animais e seres humanos, principalmente na região Norte do país onde a árvore é encontrada, existem diversos produtos que levam em sua composição o cupuaçu.

No interior da fruta, as sementes são alocadas em uma espécie de vagem em seu centro. Além disso, algumas vitaminas e minerais que estão presentes na polpa do cupuaçu são excelentes para o funcionamento do intestino.

Aprenda uma receita de Creme de Cupuaçu

Ingredientes


Leia Também ↓↓: 

Recomendados Para Você: