Saiba tudo sobre remédios caseiros para aliviar a tosse das crianças!

Os pequenos sempre estão mais suscetíveis a doenças, principalmente no outono e inverno, já que ocorrem quedas bruscas de temperatura com a chegada de frentes frias. Os remédios caseiros para aliviar a tosse das crianças sempre foram bem vindos nas famílias, pois garantem resultados positivos de forma natural e barata.


Conheça alguns remédios caseiros para aliviar a tosse das crianças

1- Leite com mel

A criança quando fica com dor de garganta devido à gripe ou resfriado não consegue dormir direito com a tosse noturna. Para aliviar este incômodo nos pequenos, basta preparar um copo de leite com uma colher de mel. Assim, a criança ficará mais aliviada e calma.

2- Emplastro de eucalipto

A criança com resfriado fica com as vias respiratórias fechadas, o que acaba provocando tosse. Ao colocar emplastro de eucalipto no peito da criança ocorrerá a abertura das vias respiratórias, fazendo com que o pequeno tenha uma boa noite de sono.

O eucalipto contém propriedades medicinais, sendo portanto um remédio natural. O ideal é fazer o emplastro com creme ou óleo essencial de eucalipto. Aplique apenas quando a criança já estiver deitada na cama para dormir.

3- Cebola picada em um prato

A cebola tem o mesmo benefício do eucalipto, pois abre as vias respiratórias fechadas das crianças. É muito simples usá-la para garantir o descanso da criança sem tosse: basta picar a cebola e colocá-la em um pires no quarto, mas não precisa ser muito próximo da cama para não incomodar o pequeno.

remédios caseiros para aliviar a tosse das crianças

4- Suco de limão com sal

A criança não vai achar nada gostoso esse suco, que é bem diferente dos refrigerantes e outras bebidas que estão acostumadas, mas é interessante fazer com que elas consumam a bebida, pois o limão tem propriedades depurativas e antibacterianas, sendo ideal para combater o resfriado. Para aumentar os efeitos, basta acrescentar um pouco de limão. Os gargarejos do mesmo alivia a garganta irritada.

5- Banho quente

O banho quente é considerado um remédio caseiro para acabar com a tosse. Para isso, basta deixar a temperatura do chuveiro um pouco mais quente que a habitual. O vapor de água ajuda a liberar as vias aéreas que estão entupidas devido ao resfriado.

Aprenda a preparar chá de canela para aliviar a tosse das crianças

Você vai precisar de:

  • 1 pau de canela;
  • Meio litro de água;
  • Cravos da Índia (3);
  • 1 rodela de limão.

Deixe todos os ingredientes ferver por cerca de 5 minutos em um bule. Em seguida, espere esfriar e adoce com 1 colher (sopa) de mel. A recomendação é beber duas xícaras do chá por dia. Atenção: caso a criança tenha menos de 1 ano de idade, não é recomendável acrescentar o mel, pois elas não podem ainda consumir mel.

Suco de cenoura pura para aliviar a tosse

Outra receita excelente para acalmar a tosse dos pequenos: suco puro de cenoura. Basta ralar a cenoura e, em seguida, colocá-la em um copo na geladeira. Depois de algum tempo, a cenoura vai liberar o suco próprio. Então, é só coar e misturar com mel e oferecer a criança.

E você sabia de todos esses remédios caseiros para aliviar a tosse das crianças? Aproveite para divulgar as receitas nas redes sociais para seus amigos!


Leia Também ↓↓: 

Recomendados Para Você: