Doenças Causadas Pela Má Alimentação – As 10 Mais Perigosas

São muitas as Doenças Causadas Pela Má Alimentação. No entanto, algumas delas são mais evidentes e costumam causar problemas graves ao organismo como um todo. Vejamos quais são e por que elas estão tão relacionadas com o que comemos no dia a dia.


Lista de Doenças Causadas Pela Má Alimentação

Diabetes

Doenças Causadas Pela Má Alimentação - Diabetes

Entre as Doenças Causadas Pela Má Alimentação, uma das principais é a diabetes, caracterizada pelo aumento excessivo dos níveis de glicose no organismo.

Esse problema é provocado principalmente pelo consumo excessivo de “carboidratos ruins” (pão tradicional, arroz branco, massas em geral etc.), doces, refrigerantes e demais alimentos com alta concentração de açúcar.

Hipertensão

Quando as pessoas adotam uma alimentação com muito sal, sódio e gorduras ruins é quase certo que com o passar dos anos elas serão hipertensas.

Outro fator agravante para o aumento da pressão arterial é o baixo consumo de frutas, verduras, legumes e demais alimentos ricos em fibras.

Colesterol Alto (LDL)

As Doenças Causadas Pela Má Alimentação associadas ao consumo frequente ou excessivo de gorduras más é o colesterol ruim alto (LDL).

O acúmulo de gordura nas artérias aumenta os riscos de problemas graves, tais como infarto, derrames e tromboses.

O baixo consumo de fibras e a ingestão de alimentos enlatados, embutidos e congelados também estão entre as principais causas do aumento do colesterol perigoso para a saúde.

Pedra nos Rins

O hábito de beber pouca água e o consumo excessivo de sódio e sal estão entre as principais causas da formação de pedras nos rins.

Além disso, o acúmulo de certas substâncias no organismo dificulta as funções renais, fazendo com que o corpo apresente inchaço e metabolismo lento.

Infecções de Garganta

No grupo de Doenças Causadas Pela Má Alimentação estão as infecções de garganta que geralmente acontecem devido ao baixo nível de defesas imunológicas.

O sistema imunológico é um dos primeiros que sofrem com uma dieta pobre em nutrientes e essa fragilidade acarreta uma série de problemas.

Gripe

Gripes frequentes também estão relacionadas a uma alimentação pobre em nutrientes e a um sistema imunológico fragilizado pelo consumo excessivo de alimentos gordurosos e doces.

Pneumonia

Quadros de pneumonia – outra das Doenças Causadas Pela Má Alimentação – também são provocados por uma dieta com baixo teor de nutrientes (principalmente vitaminas).

Candidíase

Candidíase

A candidíase é uma doença provocada por um fungo e atinge o organismo sobretudo quando o sistema imunológico não está trabalhando bem.

Essa dificuldade de resposta do sistema imunitário na maioria das vezes é causada pela alimentação de baixa qualidade.

Anemia

Das Doenças Causadas Pela Má Alimentação em crianças, adolescentes, adultos e idosos, uma das mais comuns é a anemia. A falta de ferro, demais tipos de minerais e vitaminas prejudica a saúde sanguínea, aumenta os riscos de desenvolver quadros anêmicos.

Gordura no Fígado

O alto consumo de alimentos gordurosos, baixa ingestão de água e fibras são os principais fatores responsáveis pelo aumento da incidência de gordura no fígado, uma doença que provoca diversas alterações no sangue e dificulta o bom funcionamento do organismo.

Depois de ver as Doenças Causadas Pela Má Alimentação, fique de olho nesse nosso post falando sobre como melhorar a imunidade e evitar uma série de doenças.


Leia Também ↓↓: 

Recomendados Para Você: