Erva de Santa Maria – O Que é, Benefícios, Contraindicações

Canal Cura Verde

5 (100%) 1 vote

A Erva de Santa Maria, também conhecida como mentruz, é uma das mais conhecidas aqui no Brasil, sendo usada no tratamento natural de diversas doenças.

Para saber todos os detalhes sobre essa planta e principalmente quais benefícios ela oferece, confira nosso post.

O que é a Erva de Santa Maria?

A Erva de Santa Maria, é reconhecida pelo aroma agradável, com pequenas flores em tom amarelo-claro. Essa planta tem facilidade para crescer em diversos lugares que apresentam solo úmido, sendo comum em muitos jardins. Com nome científico de Dysphania ambrosioides, a Erva de Santa Maria integra a lista das mais utilizadas em tratamentos caseiros.

Essa planta na versão in natura é bastante comum especialmente nas regiões norte e nordeste do país. Nos demais estados brasileiros, a forma mais prática de encontrar essa erva é nas lojas de produtos naturais, no formato já pronto para o preparo de chás medicinais.

7 Benefícios da Erva de Santa Maria para a Saúde

Listamos alguns benefícios da Erva de Santa Maria que vão lhe ajudar a manter a sua saúde em dia. Saiba para que serve essa planta e como ela age em seu organismo.

Age na Cicatrização de Feridas

As substâncias curativas da Erva de Santa Maria são de grande ajuda para a higienização de feridas, contribuindo diretamente para que a cicatrização ocorra em menos tempo. De forma geral, o tratamento nesse caso envolve o uso de infusões preparadas com essa planta e aplicadas em temperatura ambiente no local afetado.

Alivia Dores Causadas por Cãibras

O consumo do chá de Erva de Santa Maria é indicado para pessoas que necessitam de um grande desempenho físico corporal, como atividades físicas intensas, trabalhos pesados etc. Essa planta ajuda no alívio de cãibras e favorece os músculos.

Reforça o Sistema Imunológico

A Erva de Santa Maria, por ser rica em diversas propriedades medicinais, funciona como uma grande aliada no sistema imunológico, ajudando a reforçar as defesas próprias do organismo e prevenir o surgimento de diversos tipos de doenças. Portanto, o chá dessa planta é indicado para pessoas que sofrem constantemente com:

⦁ Gripes e resfriados;
⦁ Dores de garganta;
Infecções urinárias;
⦁ Candidíase etc.

Atua no Tratamento de Úlceras Estomacais

As propriedades curativas dessa planta são muito benéficas no tratamento de úlceras estomacais, reduzindo naturalmente a inflamação e as terríveis dores causadas por essa doença. O consumo do chá de Erva de Santa Maria também ajuda a proteger todo aparelho digestivo, atuando na prevenção de problemas como gastrite, refluxo etc.

Erva de Santa Maria

Equilibra as Atividades Intestinais

E por falar na proteção do sistema digestivo, outro dos benefícios dessa planta é que ela equilibra as atividades intestinais de forma natural. Essa erva evita episódios de prisão de ventre e também favorece a frequência das evacuações, prevenindo o surgimento de doenças graves que podem afetar o intestino.

Trata Doenças Respiratórias

A Erva de Santa Maria funciona como um excelente expectorante natural, agindo no tratamento e prevenção de doenças respiratórias como:

⦁ Resfriados;
⦁ Gripes;
⦁ Asma;
Bronquite;
⦁ Pneumonia etc.

Combate Vermes

Outro tratamento caseiro muito comum usando a Erva de Santa Maria é para eliminar os parasitas que se alojam na região do intestino, sobretudo no caso das crianças. O chá e o suco dessa planta são muito eficazes para a limpeza natural do intestino, deixando-o livre da ação dos vermes.

Leia Também ↓↓: 

Contraindicações da Erva de Santa Maria

Ainda que essa planta seja tão usada na medicina popular, ela não deve ser consumida nos seguintes casos:

⦁ Pessoas alérgicas a essa planta ou a outros tipos de plantas medicinais;
⦁ Gestantes ou mulheres com suspeita de gravidez (o uso dessa planta pode provocar aborto);
⦁ Lactantes;
⦁ Crianças com idade inferior a 2 anos;
⦁ Mulheres que estão em fase de tratamento médico para engravidar;
⦁ Pessoas que sofrem com problemas cardíacos;
⦁ Pessoas que sofrem de problemas respiratórios devem consultar o médico antes de começar a ingerir a erva de santa maria.

Leia Também ↓↓: 

Receita do Chá de Erva de Santa Maria

Para usufruir dos benefícios dessa planta, uma das maneiras mais simples é por meio do chá.

Ingredientes:

⦁ 1 litro de água;
⦁ 2 colheres (sopa) cheias de erva de santa maria (vendida em lojas de produtos naturais).

Modo de Preparo

⦁ Colocar a água em um recipiente e levá-la ao fogo;
⦁ No momento em que a água iniciar a fervura, adicionar a erva de santa maria e logo em seguida desligar o fogo;
⦁ Deixar o recipiente tampado por 10 minutos, até que a água absorva bem as propriedades medicinais da planta;
⦁ Coar e beber o chá ao longo do dia.

Obs: ingerir essa bebida em temperatura ambiente.

Assim que os sintomas apresentarem alívio, o consumo desse chá deve ser suspenso para evitar riscos de intoxicação ao consumi-lo em excesso. Todas essas informações sobre a Erva de Santa Maria revelam o poder medicinal das plantas encontradas aqui no Brasil, funcionando como prevenção e tratamento de diversas doenças de maneira 100% natural.


Leia Também ↓↓: 
Kinax

CURTA A NOSSA PÁGINA:

Recomendados Para Você: