Esse tempero do nosso dia a dia esconde muitos benefícios e é bom até para a gripe e ossos

Canal Cura Verde

Rate this post

O orégano oferece muitos benefícios para a saúde e na culinária ele proporciona mais sabor aos alimentos. É uma erva usada bastante na medicina alternativa e aqui você vai conhecer os benefícios do orégano, além de uma receita para utilizá-lo.

Lista de benefícios do orégano

O orégano garante maior sabor aos alimentos, proporcionando muitos nutrientes e levando vários benefícios para quem o consome. As folhas da erva possuem sabor mais forte se estiverem secas. Ela contém terpeno, linalol, pineno, terpineno, polifenóis, vitaminas A, C, K e complexo B, ômega 3, minerais e borneol. Veja o que o orégano faz para a sua saúde:

– Previne a gripe

O orégano fortalece o sistema imunológico, combatendo infecções virais. Para aproveitar os seus benefícios, assim que os sintomas da gripe surgirem, misture seis gotas de óleo de orégano com água e tome antes das principais refeições, por cinco dias.

– Ossos

O orégano possui quantidades suficientes de cálcio, manganês e ferro para manter a boa saúde dos ossos.

– Desintoxicação do corpo

O orégano possui forte fonte de vários nutrientes, como a vitamina K, ferro, manganês e cálcio, além de fibras e outros. Por isso, ele desintoxica o corpo.

Coração

Rico em potássio, o orégano ajuda no controle da pressão arterial elevada e também a desacelerar os batimentos cardíacos. E por conter antioxidantes e ômega 3, diminuem inflamações e previnem doenças do coração.

Benefícios do orégano

– Antibacteriano

O orégano possui propriedades antibacterianas, já que contem carvacrol e timol. Estes atuam no combate a uma vasta gama de bactérias que afetam o intestino e a pele. Ele também pode aumentar as células brancas e acelerar o metabolismo, colaborando assim com a recuperação de doenças.

– Fonte de antioxidantes

Rico em flavonóides antioxidantes fenólicos, o orégano também é uma das fontes vegetais que oferecem maiores atividades antioxidantes. Com isso, atua na proteção contra os radicais livres.

Menstruação

O orégano ajuda a regular o ciclo menstrual e a diminuir as dores causadas por cólicas. Além disso, previne a menopausa precoce.

– Sistema digestivo

O orégano produz enzimas digestivas, atuando no sistema digestivo também por meio de substâncias como linalol, cimeno, tanino e cervacol. Assim, previne contra gases e cólicas intestinais.

– Ação antifúngica

Ele combate os fungos, como a cândida, por exemplo. Isso porque tem ação antifúngica, inibindo o crescimento de fungos por meio do carvacrol, uma substância ativa no orégano.

Leia Também ↓↓: 
– Sistema imunológico

Ele atua em favor do sistema imunológico por conter timol, colaborando assim, para a boa saúde das pessoas.

Receita natural com orégano

Você pode aproveitar os benefícios que o orégano oferece, fazendo um chá delicioso. Confira a receita.

Você vai precisar de:

  • 01 xícara de água
  • 02 colheres de folhas frescas de orégano

Para o preparo, você:

Coloque a água em uma leiteira e leve ao fogo até levantar fervura. Adicione as folhas frescas de orégano no fundo da xícara e coloque a água quente. Cubra e xícara e deixe descansar por cinco minutos. Coe e beba. Agora é só aproveitar os benefícios do orégano.


Leia Também ↓↓: 
Kinax

CURTA A NOSSA PÁGINA:

Recomendados Para Você: