Sabia que o iodo pode te ajudar em muita coisa e não só com a tireoide? Descubra os milagres que ele faz para a sua saúde.

Canal Cura Verde

5 (100%) 1 vote

São poucos os alimentos que contém iodo, mas é preciso incluir os que possuem, em nossa alimentação, uma vez que ele é essencial para a nossa saúde e é fonte externa, ou seja, nosso corpo não o produz. Conheça a lista de benefícios do iodo e aproveite-os!

Lista de benefícios do iodo

O iodo é um mineral essencial para manter a boa saúde do nosso corpo. Com ele, podemos queimar gorduras e aproveitar uma série de outros benefícios. O iodo ajuda a equilibrar o hormônio tiroxina ou tiróide, prevenindo-nos do hipertiroidismo e bócio. Fora que ele contribui muito para o bom funcionamento do nosso metabolismo, ajudando no crescimento das crianças e oferecendo um bom funcionamento do sistema nervoso.

Além disso, ele proporciona maior energia, é essencial para saúde de nossas células, queima o excesso de gordura, desinfeta as feridas e mantém fortes unhas, dentes e cabelos. Veja mais:

– Saúde metabólica

Influencia no funcionamento das glândulas da tireóide, ajudando na produção de hormônios e estes são responsáveis diretos por controlar a taxa de base metabólica no nosso corpo.

– Aumenta a energia

Ele ajuda na manutenção de energias essenciais para nosso corpo, oferecendo a utilização essencial de calorias sem permitir o excesso de gordura.

benefícios do iodo

– Sistema reprodutor

Colabora para o crescimento normal e na maturidade do sistema reprodutor. Gestantes devem consumir uma quantidade suficiente de iodo para garantir melhores condições cognitivas nos bebês recém-nascidos.

– Fortalecimento do sistema imunológico

Ele elimina radicais hidroxilo livres, estimulando e aumentando a atividade de antioxidantes pelo corpo e resultando em maior medida defensiva para a proteção contra várias doenças, incluindo o câncer e cardíaca.

– Hipotireoidismo

A deficiência de iodo, assim como uma série de outros fatores, contribui para o hipotireoidismo. Ao aumentar a ingestão de iodo, você terá um estímulo na atividade hormonal, ajudando na perda de gordura também.

– Doença fibrocística

Ele reduz as condições de turgescência, fibrose e sensibilidade das mamas.

Câncer

Possui propriedades anticancerígenas, encolhendo as células cancerosas e até causar a apoptose, proporcionando a substituição por células saudáveis.

Leia Também ↓↓: 
– Remoção substâncias químicas tóxicas

Ele elimina as toxinas químicas como o mercúrio, flúor, toxinas biológicas e chumbo.

Receita saudável para aproveitar o iodo

Anote uma receita saudável de salada de abacate e camarão para aproveitar os benefícios oferecidos pelo iodo. Você vai precisar de:

  • 02 colheres de sopa de cebola roxa picada
  • 06 ovos de codorna cozidos
  • ½ maçã verde
  • 08 camarões
  • ½ xícara de chá de radicchio picado
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto
  • 01 colher de sopa de suco de limão
  • Alface a gosto
  • 01 abacate médio e maduro

Para o molho:

  • ½ colher de chá de sal
  • 01 gema de ovo
  • 50 gramas de manteiga (sem sal)
  • 01 colher de sopa de suco de limão

Preparo:

Leia Também ↓↓: 

Pique a maçã, misturando com a cebola e o radicchio. Corte dois camarões em pequenos pedaços e misture com os ingredientes anteriores, com o abacate (já misturado ao suco de limão, pois assim ele não oxida) e com os ovos de codorna cortados ao meio, temperando com pimenta-do-reino e sal. Mexa tudo cuidadosamente.

Para fazer o molho, você vai usar um processador e colocar nele a gema, sal e o suco de limão. Misture até emulsionar. Em uma panela, derreta a manteiga até levantar fervura, sem deixar queimar, pois é preciso estar bem quente para cozer a gema e espessar o molho. Junte com os ingredientes anteriores e bata tudo junto. Mantenha o molho em geladeira e decore o recipiente com a salada, distribuindo bem o molho.

Aproveite os benefícios do iodo que o camarão oferece.


Leia Também ↓↓: 
Kinax

CURTA A NOSSA PÁGINA:

Recomendados Para Você: