Hérnia de disco: Por que isso dói tanto? Saiba como tratar!

Kinax

A hérnia de disco consiste numa doença que afeta inúmeras pessoas no Brasil e no mundo, sendo reconhecida pela grande dor e desconforto que ela gera nos pacientes. Para saber quais são as causas, sintomas e tratamentos para esta doença, confira nosso post.

Hérnia de Disco – Causas

A estrutura da coluna espinhal é formada por discos invertebrados que se apresentam em formato de anel e estão localizados entre as vértebras. Esses possuem a função de impedir que ocorra o atrito entre as vértebras, garantindo a flexibilidade dos movimentos da coluna.

Esses discos invertebrados são formados por tecidos cartilaginosos e elásticos que se desgastam naturalmente mediante uso repetitivo. Desse modo, a hérnia de disco consiste justamente no desgaste desses discos, provocando a fragilidade ou ruptura do anel que contém o disco, comprimindo a estrutura nervosa e causando muita dor.

Leia Também ↓↓: 

As causas desse desgaste estão relacionadas principalmente ao processo de envelhecimento, predisposição genética e esforço excessivo dos músculos (no caso de pessoas que levantam peso com frequência). Além disso, o excesso de peso, sedentarismo e o fato de ficar por muito tempo na mesma posição (sobretudo sentado), faz com que as chances de ter esta doença aumentem consideravelmente.

Hérnia de Disco – Sintomas

De maneira geral, o desgaste dos discos localizados na coluna espinhal apresenta os seguintes sintomas:

Hérnia de disco

  • Dores no nervo ciático (sentida nos braços ou nas pernas);
  • Sensação de formigamento ou cãibras nos braços ou nas pernas;
  • Sensação de fraqueza nos nervos;
  • Dor na coluna cervical, no tórax ou na lombar;
  • Alterações quanto à frequência ou fluxo de fezes e urina.

Hérnia de Disco – Tratamentos

Cerca de 80% dos casos de pacientes diagnosticados com esta doença apresentam excelente recuperação em até 6 semanas de tratamento por meio de repouso, ingestão de analgésicos e relaxantes musculares e sessões de fisioterapia.


Leia Também ↓↓: 

Recomendados Para Você: