11 Benefícios do Feijão Que Mostram a Importância de Tê-lo Sempre na Mesa

Canal Cura Verde

Rate this post

Os benefícios do feijão o transformam em um dos grandes protagonistas na mesa dos brasileiros, sendo que a mistura dele com o arroz é tida como uma das melhores combinações nutricionais existentes em todo mundo.

Para saber exatamente quais são os benefícios deste grão, basta conferir nosso post!

Lista de 11 Benefícios do Feijão para a Saúde

Reduz o Colesterol

Poucas pessoas sabem disso, mas o consumo regular do feijão nosso de cada dia está associado à diminuição dos níveis de colesterol ruim, o LDL.

Por ser rico em fibras, as substâncias contidas nele naturalmente estimulam a limpeza das artérias, favorecendo o sistema cardiovascular.

É fonte de Energia

A sabedoria popular já indica que nada como um bom prato de feijão para fortalecer o corpo. A razão disso não é por acaso.

Por ser um alimento riquíssimo em ferro, este grão fornece bastante energia para o organismo, mantendo-o saudável e bem disposto.

Feijão Combate a Anemia

Justamente por conter excelentes quantidades de ferro, entre os benefícios do feijão destaca-se o fato de ele ser um poderoso combatente da anemia, já que as substâncias contidas nele estimulam a produção de glóbulos vermelhos.

Favorece a Saúde do Coração

Devido à alta concentração de fibras, este grão se apresenta como um grande aliado da saúde do coração.

Além de diminuir os níveis de colesterol ruim, o feijão melhora a circulação sanguínea, reduzindo drasticamente as chances de infarto e Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Previne e Combate o Diabetes

Outro dos grandes benefícios do feijão, trata-se de ele atuar no equilíbrio das taxas de glicose na corrente sanguínea, evitando a absorção indevida dos carboidratos que, quando não metabolizados, acabam se transformando em açúcar.

Fortalece os Ossos

Entre os excelentes benefícios oferecidos pelo feijão, está também o fato de ele fortalecer os ossos.

Rico em cálcio e em manganês, este grão contém a combinação perfeita para garantir a saúde dos ossos e prevenir uma série de doenças, entre elas a temida osteoporose.

Benefícios do Feijão

Auxilia na Digestão

O consumo regular de feijão contribui para facilitar a digestão e também auxilia no funcionamento do intestino, mantendo a constância das evacuações e reduzindo os riscos de câncer de cólon.

Fortalece os Cabelos

Por conter uma grande quantidade de potássio, o feijão é tido como um grande aliado natural no combate à queda dos cabelos, tornando os fios mais resistentes e menos quebradiços.

Melhora o Aspecto da Pele

Os benefícios do feijão também se estendem para a saúde da pele, já que este grão, por ser rico em vitamina B, hidrata naturalmente a pele, evitando problemas relacionados à escamação, dermatites etc.

Melhora o Funcionamento do Cérebro

As substâncias contidas no feijão ainda auxiliam no funcionamento do cérebro, melhorando consideravelmente as funções cognitivas e a memória.

Leia Também ↓↓: 

Favorece o Crescimento

O consumo de feijão é ainda mais indicado para gestantes, crianças pequenas, adolescentes e mulheres que estão em fase de amamentação.

O motivo disso é que este grão fornece todos os nutrientes para garantir o crescimento saudável.

Como Aumentar o Consumo Diário de Feijão?

Na correria do dia a dia, muitas pessoas acabam consumindo poucas quantidades de feijão, fazendo com que a saúde seja gravemente comprometida.

Para solucionar este problema, a melhor alternativa é escolher um dia da semana para cozinhar uma boa quantidade de feijão, distribui-lo em pequenos portes e congelá-los.

Dessa forma, para cada dia da semana, basta descongelar um dos recipientes e aquecer no micro-ondas ou na panela, mantendo ele sempre bem saboroso e fresquinho.

Receita de Feijão com Açafrão

Para potencializar os nutrientes oferecidos pelo feijão, é muito recomendado adicionar açafrão ao preparo dele.

Para isso, basta acrescentar cerca de 1 colher de chá de açafrão juntamente ao tempero do feijão, deixando que ele ferva por alguns minutos após o cozimento do grão.

Usufruir dos benefícios do feijão é muito mais simples que muitos imaginam. Para isso, basta adotar novos hábitos e procurar ingerir este grão pelo menos 4 vezes por semana.

Gostou do artigo? Aproveite para compartilhar com seus amigos agora mesmo!


Leia Também ↓↓: 
Kinax

CURTA A NOSSA PÁGINA: Este site não substitui o trabalho de um especialista. Sempre consulte um médico.

Recomendados Para Você: