Descubra o Poder e os Benefícios do Óleo de Olíbano

Canal Cura Verde

Rate this post

Os Benefícios do Óleo de Olíbano são muitos, atuando na prevenção e tratamento de diversas doenças. Esse óleo tem sua origem nas árvores do gênero Boswellia, comuns principalmente na África e Arábia.

É extraída da casca dessas árvores uma seiva de aspecto leitoso e branco que, quando reservada para endurecer por alguns dias, se transforma numa resina de aspecto gomoso.

O óleo de olíbano é produzido por meio da destilação a vapor da resina gomosa, dando origem ao óleo essencial, 100% puro.

Quais São os Benefícios do Óleo de Olíbano?

Saiba os Beneficios do Óleo de Olíbano

Leia Também ↓↓: 

Vamos ver os Benefícios do Óleo de Olíbano para a saúde e compreender por que ele é tão recomendado.

Trata Problemas Respiratórios

Entre os Benefícios do Óleo de Olíbano, está o tratamento natural de problemas respiratórios.

Esse efeito é possível porque esse óleo possui alto poder expectorante, capaz de eliminar o catarro acumulado no aparelho respiratório.

Por esse motivo, o uso do óleo essencial de olíbano é indicado para o tratamento de bronquite.

Trata Artrite Reumatoide

As substâncias medicinais contidas no óleo de olíbano são potentes aliadas na prevenção e tratamento da artrite reumatoide, doença caracterizada por provocar intensas dores e inchaço nas articulações.

O óleo de olíbano inibe a inflamação causadora do problema, prevenindo a deterioração do tecido cartilaginoso.

Outra vantagem desse óleo para as pessoas que sofrem de artrite reumatoide é o alívio das dores provocadas por esse problema, já que o óleo essencial de olíbano tem propriedades analgésicas.

Evita Problemas Bucais

Dos Benefícios do Óleo de Olíbano, outro deles é a prevenção de problemas bucais como cáries, mau hálito, feridas na boca, dor de dente etc.

As substâncias naturalmente antissépticas desse óleo eliminam as bactérias que provocam problemas bucais e causam mau hálito.

Alivia Problemas Digestivos

Os Benefícios do Óleo de Olíbano se estendem para o sistema digestivo, evitando problemas relacionados à má digestão dos alimentos.

Esse efeito é muito benéfico para o intestino, evitando problemas como gases e dificuldades para evacuar.

Saiba os Benefícios do Óleo de Olíbano

Protege o Útero

O óleo de olíbano é considerado um excelente aliado das mulheres, já que ele atua no equilíbrio dos níveis de estrogênio (hormônio feminino).

Isso reduz os riscos de problemas como cistos ou tumores uterinos. Esse equilíbrio hormonal também evita problemas relacionados ao ciclo menstrual e ao período da menopausa.

Combate a Depressão

O óleo de olíbano apresenta excelentes resultados no combate à depressão em níveis moderados.

As substâncias psicoativas desse óleo são capazes de estabilizar o humor, fator fundamental para amenizar os sintomas depressivos e evitar quadros de ansiedade.

Para pessoas que sofrem com depressão ou estão passando por períodos de estresse, recomenda-se diluir algumas gotas de óleo essencial de olíbano para banhos relaxantes.

Fora todos esses benefícios que o óleo de olíbano oferece para a saúde, esse líquido pode ser utilizado como uma opção de desinfetante natural na limpeza de ambientes.

O poder antisséptico do óleo de olíbano faz com que este elimine bactérias prejudiciais para a saúde.

Contraindicações do Óleo de Olíbano

Além de ver os Benefícios do Óleo de Olíbano, é importante saber que, por mais que esse óleo seja importante na prevenção e tratamento de doenças, ele não é recomendado nas seguintes situações:

Leia Também ↓↓: 
  • Pessoas com tendência a quadros alérgicos;
  • Gestantes;
  • Lactantes (mulheres que estão amamentando);
  • Pessoas diagnosticadas com algum tipo de doença devem consultar o médico antes de iniciar o consumo do óleo essencial de olíbano.

Como Usar o Óleo de Olíbano?

Benefícios do Óleo de Olíbano

O óleo de olíbano, assim como todos os óleos essenciais, deve ser diluído para uso. Não é permitido uso desse óleo puro, já que isso pode trazer problemas para a saúde.

Para usufruir dos Benefícios do Óleo de Olíbano é preciso fazer a diluição na água morna para banhos e em água fervente para inalações caseiras feitas para tratar problemas respiratórios.

Nos casos em que o óleo de olíbano deve ser aplicado na pele, é preciso misturá-lo com os chamados óleos transportadores sem cheiro, ou seja, aqueles óleos que reduzem a concentração do óleo essencial, tornando-o pronto para o consumo.

Nesse formato diluído em outro óleo próprio, o óleo essencial de olíbano serve para fazer massagens e compressas.

Abaixo relação da quantidade de gotas recomendadas para cada tipo de uso do óleo essencial de olíbano:

  • Banhos: 20 gotas considerando uma banheira cheia de água;
  • Compressas: de 5 a 10 gotas para cada meio litro de água morna;
  • Massagens: de 25 a 50 gotas para cada 100 ml de óleo vegetal (óleo transportador);
  • Inalação: 2 gotas em um inalador com água ou lenço;
  • Para os cabelos: 1 colher (sopa);
  • Banho de assento: 10 gotas dissolvidas em uma colher (café) de óleo vegetal para cada 2 litros de água morna.

Anotou esses Benefícios do Óleo de Olíbano? Compartilhe essas dicas com seus amigos e familiares e confira nossos conteúdos sobre saúde e bem-estar.


Leia Também ↓↓: 
Kinax

CURTA A NOSSA PÁGINA:

Recomendados Para Você: