Conheça alimentos que atuam na prevenção do câncer no útero!

Kinax

O câncer de colo de útero é diagnosticado com o exame de papanicolau de rotina. Geralmente, a mulher não percebe que está com a doença, já que na fase inicial não existem sintomas de câncer no útero aparentes. Atualmente, existem vários tratamentos para combater a doença. Além disso, há alimentos que atuam na prevenção deste tipo de câncer.

Veja os sintomas de câncer no útero

  1. Corrimento vaginal de cor marrom, com mau cheiro;
  2. Após as relações sexuais, a mulher tem sangramento vaginal;
  3. Dor constante no abdômen.

Em um estágio mais avançado, a doença pode apresentar os seguintes sintomas:

  1. Cansaço excessivo;
  2. Perda de peso;
  3. Pernas inchadas;
  4. Perdas involuntárias de fezes e urina.

Às vezes, a mulher pode ter estes sintomas, mas apresentar outra doença como infecção vaginal ou candidíase. Por isso, é fundamental procurar um médico ginecologista para fazer o diagnóstico correto, que inclui papanicolau e biópsia do tecido do útero, para assim verificar se existem células cancerígenas.

O câncer de útero ocorre com mais frequência em mulheres que apresentam DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis), vários parceiros sexuais e infecção com HPV.O tratamento da doença é realizado com quimioterapia e radioterapia. Em alguns casos, a retirada do útero é fundamental para sanar o problema, mas somente quando a mulher não deseja ter mais filhos.

Conheça alimentos que atuam na prevenção do câncer no útero

sintomas de câncer no útero

1- Brócolis

O fitoquímico sulforafano presente nos brócolis atua na prevenção do câncer no útero. Isto ocorre porque a substância tem a capacidade de destruir a células com câncer, deixando as demais intactas. O consumo do vegetal ajuda na inibição de determinadas enzimas, como os medicamentos manipulados pelos laboratórios.

2- Chá verde

O chá verde possui muitos antioxidantes, que ajudam a prevenir o câncer no útero. É muito simples consumir o produto, que pode ser encontrado em cápsulas, ou então in natura, servindo para preparar um chá delicioso.

Leia Também ↓↓: 

3- Alho e cebola

O alho e a cebola possuem uma grande quantidade de fitoquímicos capazes de realizar a excreção de compostos cancerígenos do organismo. Ou seja: estes alimentos realizam a eliminação de toxinas responsáveis pelo desenvolvimento de doenças degenerativas como o câncer.

4- Tomate

O tomate é uma fonte rica de licopeno, que é um carotenoide que realiza a proteção contra a oxidação celular no organismo. O molho de tomate é ainda mais benéfico para a prevenção do câncer, já que acompanhado de uma gordura, no caso o azeite de oliva, ocorre uma melhor absorção de licopeno no organismo.

5- Cenoura

A cenoura contém carotenoide, atuando no combate de radicais livres, que são os responsáveis por realizar mutações celulares que provocam qualquer tipo de câncer, assim como o câncer no útero.

6- Uva

A uva é fonte de polifenois, que ajudam a combater os radicais livres responsáveis muitas vezes pelo câncer no organismo, sendo que esta substância está presente principalmente na casca e semente da uva.

7- Frutas vermelhas

As frutas vermelhas (amora e framboesa) possuem uma grande quantidade de antocianinas, que são fitonutrientes que retardam o crescimento de células consideradas malignas no nosso organismo, que depois formam o câncer. O consumo destas frutas ajuda a reduzir diversos tipos de câncer, como o câncer de útero.

Leia Também ↓↓: 

E você já conhecia os sintomas de câncer no útero?  Aproveite para consumir os alimentos que atuam na prevenção da doença. Divulgue para seus amigos essa informação através das redes sociais!


Leia Também ↓↓: 

Recomendados Para Você: