Conheça alimentos que atuam na prevenção do câncer no útero!

O câncer de colo de útero é diagnosticado com o exame de papanicolau de rotina. Geralmente, a mulher não percebe que está com a doença, já que na fase inicial não existem sintomas de câncer no útero aparentes. Atualmente, existem vários tratamentos para combater a doença. Além disso, há alimentos que atuam na prevenção deste tipo de câncer.


Veja os sintomas de câncer no útero

  1. Corrimento vaginal de cor marrom, com mau cheiro;
  2. Após as relações sexuais, a mulher tem sangramento vaginal;
  3. Dor constante no abdômen.

Em um estágio mais avançado, a doença pode apresentar os seguintes sintomas:

  1. Cansaço excessivo;
  2. Perda de peso;
  3. Pernas inchadas;
  4. Perdas involuntárias de fezes e urina.

Às vezes, a mulher pode ter estes sintomas, mas apresentar outra doença como infecção vaginal ou candidíase. Por isso, é fundamental procurar um médico ginecologista para fazer o diagnóstico correto, que inclui papanicolau e biópsia do tecido do útero, para assim verificar se existem células cancerígenas.

O câncer de útero ocorre com mais frequência em mulheres que apresentam DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis), vários parceiros sexuais e infecção com HPV.O tratamento da doença é realizado com quimioterapia e radioterapia. Em alguns casos, a retirada do útero é fundamental para sanar o problema, mas somente quando a mulher não deseja ter mais filhos.

Conheça alimentos que atuam na prevenção do câncer no útero

sintomas de câncer no útero

1- Brócolis

O fitoquímico sulforafano presente nos brócolis atua na prevenção do câncer no útero. Isto ocorre porque a substância tem a capacidade de destruir a células com câncer, deixando as demais intactas. O consumo do vegetal ajuda na inibição de determinadas enzimas, como os medicamentos manipulados pelos laboratórios.

2- Chá verde

O chá verde possui muitos antioxidantes, que ajudam a prevenir o câncer no útero. É muito simples consumir o produto, que pode ser encontrado em cápsulas, ou então in natura, servindo para preparar um chá delicioso.

3- Alho e cebola

O alho e a cebola possuem uma grande quantidade de fitoquímicos capazes de realizar a excreção de compostos cancerígenos do organismo. Ou seja: estes alimentos realizam a eliminação de toxinas responsáveis pelo desenvolvimento de doenças degenerativas como o câncer.

4- Tomate

O tomate é uma fonte rica de licopeno, que é um carotenoide que realiza a proteção contra a oxidação celular no organismo. O molho de tomate é ainda mais benéfico para a prevenção do câncer, já que acompanhado de uma gordura, no caso o azeite de oliva, ocorre uma melhor absorção de licopeno no organismo.

5- Cenoura

A cenoura contém carotenoide, atuando no combate de radicais livres, que são os responsáveis por realizar mutações celulares que provocam qualquer tipo de câncer, assim como o câncer no útero.

6- Uva

A uva é fonte de polifenois, que ajudam a combater os radicais livres responsáveis muitas vezes pelo câncer no organismo, sendo que esta substância está presente principalmente na casca e semente da uva.

7- Frutas vermelhas

As frutas vermelhas (amora e framboesa) possuem uma grande quantidade de antocianinas, que são fitonutrientes que retardam o crescimento de células consideradas malignas no nosso organismo, que depois formam o câncer. O consumo destas frutas ajuda a reduzir diversos tipos de câncer, como o câncer de útero.

E você já conhecia os sintomas de câncer no útero?  Aproveite para consumir os alimentos que atuam na prevenção da doença. Divulgue para seus amigos essa informação através das redes sociais!