10 benefícios do tomate que todos deveriam saber

Canal Cura Verde

5 (100%) 2 votes

Poucas pessoas sabem, mas o tomate, este fruto tão utilizado em saladas e nos mais diversos pratos, proporciona muito mais saúde do que se imagina.

Para saber quais são os benefícios do tomate e como aumentar a ingestão dele no cardápio diário, basta conferir nosso post!

Os Benefícios do tomate

1 – Fortalece os ossos

Muitas pessoas não sabem disso, mas um dos principais benefícios do tomate é que ele atua no fortalecimento dos ossos, diminuindo os riscos de doenças como a osteoporose e também favorecendo a recuperação de fraturas.

2 – Previne o câncer

O tomate é riquíssimo em uma substância indispensável para a prevenção do câncer: o licopeno.

Além de combater o câncer de próstata, o consumo de tomate está associado à prevenção e inibição de tumores no cólon, reto, ovário, estômago, colo uterino, esôfago, garganta, faringe e pulmão.

3 – Combate o diabetes

Pelo fato de o tomate atuar na redução dos níveis de glicose no sangue, ele é tido como um dos grandes aliados no combate ao diabetes.

Contendo baixo índice de carboidratos e uma quantidade considerável de fibras, este fruto exerce um papel crucial para evitar os picos de glicose.

Benefícios do tomate

4 – Ajuda a emagrecer

Por ser um alimento com baixas calorias e sem qualquer taxa de colesterol, os benefícios do tomate também interferem no processo saudável de emagrecimento, auxiliando o organismo na perda e manutenção do peso.

5 – Estabiliza a pressão arterial

Outro dos benefícios relacionados ao consumo de tomate está a estabilização da pressão arterial.

O motivo disso é que este fruto é muito rico em potássio, substância determinante para o controle da quantidade de sódio presente na corrente sanguínea.

6 – Melhora a saúde da pele

Além de todos os benefícios oferecidos para a saúde, o tomate também propicia uma pele muito mais bonita.

Rico em licopeno, o tomate faz com que a pele se torne mais resistente aos danos causados pelo envelhecimento, exposição do sol e até mesmo auxilia a evitar acnes e manchas na pele.

7 – Fortalece o sistema imunológico

Outro dos benefícios mais importantes oferecidos pelo tomate diz respeito a ele fortalecer o sistema imunológico, agindo no combate aos responsáveis pela ocorrência de inflamações, infecções e demais problemas relacionados às complicações oriundas da ação dos vírus e bactérias.

Leia Também ↓↓: 
8 – Beneficia os rins

O consumo de tomate está relacionado também ao bom funcionamento dos rins, já que este fruto inibe a ocorrência de pedras neste órgão.

9 – Favorece a saúde ocular

O tomate também é tido como um poderoso aliado da saúde ocular, inibindo os efeitos causados pelo processo de envelhecimento e prevenindo a ocorrência da cegueira noturna.

10 – Melhora o funcionamento do cérebro

Os benefícios do tomate estão também associados à melhora da atividade cerebral, favorecendo as funções neurológicas e cognitivas.

Como aumentar o consumo de tomate nas refeições?

Muito além de utilizar o tomate nas saladas, uma das melhores alternativas para aumentar o consumo dele é adotar o hábito de substituir os molhos prontos por aqueles feitos com tomate fresco (preferencialmente orgânicos).

Especialistas mencionam que esta simples mudança de hábito faz uma diferença enorme no organismo, já que os molhos industrializados de tomate contêm muitos corantes e conservantes altamente prejudiciais para a saúde.

Portanto, para usufruir de todos os benefícios do tomate, nada melhor que usá-los em molhos caseiros, saladas e sucos.

Compartilhe essas informações com seus amigos e amigas!

Leia Também ↓↓: 


Leia Também ↓↓: 
Kinax

CURTA A NOSSA PÁGINA:

Recomendados Para Você: