Seu corpo esconde ácaros invisíveis! Você deve se preocupar? Saiba tudo aqui!

Kinax

Não paramos para pensar nisso, mas, neste momento, há muitas vidas no seu rosto. Tratam-se de microrganismos de oito patas que nascem, crescem e morrem nos poros e nas raízes dos pelos faciais. Você sabia que existem ácaros invisíveis do corpo humano?

Possivelmente, o seu primeiro impulso seja de se lavar, mas não precisa. Esses agentes são praticamente inofensivos e não representam ameaça. Trata-se de ácaros de duas espécies.

Enquanto uma espécie vive em poros e folículos pilosos, outra se instala em glândulas sebáceas. Como o rosto conta com mais glândulas e poros maiores do que o restante do corpo, a preferência destes bichos nesta região.

Leia Também ↓↓: 

Pesquisas cientificas sobre os ácaros invisíveis do corpo humano

Uma pesquisa feita na Universidade da Carolina do Norte revelou que havia DNA dos ácaros no rosto de todos os voluntários do estudo. No entanto, só em 14% daquelas pessoas, foi possível ver os inquilinos realmente.

De acordo com o resultado da pesquisa, é praticamente impossível quantificar os ácaros no rosto, mas que existem centenas deles, no mínimo. Além disso, somente os cílios podem abrigar cerca de 2 mil ácaros!

Quando esses ácaros morrem, eles se decompõem no rosto e, segundo os pesquisadores, o único problema é a rosácea. Basicamente, esta é uma doença que atinge o rosto, deixando vermelhidão, manchas e sensação de ardor.

Saiba tudo sobre a doença rosácea

ácaros invisíveis do corpo humano

Um outro estudo mostrou que as vítimas de rosácea tendem a apresentar mais ácaros na pele, algo em torno de 10 a 20 por centímetro quadrado. Enquanto que uma pele saudável conta com apenas um ou dois ácaros a cada centímetro quadrado.

No entanto, esses “invasores” não se encaixam na descrição de parasitas, uma vez que não causam nenhum problema ao organismo humano.

É mais provável que se trate de uma relação de comensalismo. Isso significa que os ácaros invisíveis do corpo humano não são percebidos e não oferecem nenhum prejuízo a sua saúde.

Na verdade, alguns pesquisadores até imaginam que esses ácaros acabam com bactérias nocivas e limpam a pele morta. Por isso, a eliminação pode ser temporária, mas raramente é algo para sempre.

Isso acontece porque o contagio pode ocorrer pelos lençóis e roupas. Segundo pesquisas recentes, a teoria mais relevante é o que o ser humano foi infectado por esse acaro por outra espécie animal há mais de 20 anos.

A prova é que esses ácaros são muito parecidos com os que habitam os cachorros. No entanto, esses bichos tendem a ser distintos nas pessoas que residem no Oriente das pessoas que moram nas Américas.

Ciência segue estudando os ácaros invisíveis do corpo humano

No fim das contas, as pesquisas cientificas sobre esses ácaros não tem nenhum prazo para serem encerradas, já que esses elementos fazem parte da vivencia humana há milhares de anos e podem ter até colaborado para o fortalecimento imunológico.

Gostou de saber mais sobre os ácaros invisíveis do corpo humano? Então, aproveite para compartilhar esse material com os seus amigos agora mesmo!


Leia Também ↓↓: 

CURTA A NOSSA PÁGINA:

Recomendados Para Você: