Surpreenda-se com estes 9 benefícios do óleo de copaíba para sua saúde!

Inscreva-se em nosso canal:
2 (40%) 2 votes

Conheça os benefícios do óleo de copaíba e saiba como utilizá-lo.

Extraído da árvore de mesmo nome, o óleo de copaíba oferece muitas propriedades medicinais e benéficas para as pessoas. Isso porque ele conta com acido canrenoico e cariofileno, estes são propriedades importantes e que trazem benefícios ao nosso corpo. Entre eles, um antibiótico e anti-inflamatório natural.

Por isso, ele é muito utilizado para aliviar dores musculares, desintoxicar o organismo, ativar a circulação, como laxante e expectorante também, além de muitos outros. Sem contar que ele é bastante indicado para tratamento de pele e capilar.

Benefícios do óleo de copaíba

Confira alguns dos diversos benefícios do óleo de copaíba e cuide bem de sua saúde:

  1. Problemas de pele

O óleo de copaíba traz um tratamento natural para problemas de pele, pois possui ação potencial bactericida e anti-inflamatória. Além de nutrir o tecido, ainda cura algumas condições, como: feridas, dermatites, picadas de insetos, erupções, pé de atleta e outros. Fora que, massageando com um algodão, ainda reduz marcas de expressão, celulites, estrias e rugas.

  1. Câncer

Por apresentar compostos que podem atuar no combate a nove tipos de tumores, como: mama, pulmão, rins, próstata e pele, ele é indicado como anticancerígeno. Cientistas também acreditam que o óleo de copaíba é eficaz no tratamento da leishmaniose e do vírus HIV.

  1. Doenças respiratórias

É um expectorante que relaxa os músculos expiratórios, desobstruindo os alvéolos pulmonares. Também auxilia no tratamento de sinusite, asma, pigarros, bronquite, pneumonia e rinite.

Leia Também ↓↓: 
  1. Diurético

Ele é um excelente diurético, reduzindo assim o inchaço e eliminando as toxinas. Além disso, sua propriedade também reduz a pressão arterial, não sendo, portanto, indicado para quem possui pressão baixa. Ele também é eficaz no tratamento das infecções como a cistite e uretrite.

Benefícios do óleo de copaíba

  1. Ação analgésica

Se aplicado diretamente sobre a pele, as dores articulares diminuem, relaxando a musculatura. Por isso o óleo de copaíba pode ser usado no tratamento de fibromialgia, gota e artrite, além de lesões esportivas. Se pingar algumas gotas diretamente nos tendões inflamados, assim como também nos ligamentos, o óleo auxilia muito. Quem sofre de inflamação crônica na coluna associada com lombalgia, pode usar o líquido levemente aquecido e aplicado sobre a coluna.

  1. Relaxa e acalma a mente

O óleo também possui ação betacariofileno, com propriedades calmantes no sistema nervoso. É utilizado na aromaterapia, reduzindo a ansiedade e colaborando em evitar as oscilações de humor.

  1. Bactericida e anti-inflamatório

Com uso tópico, o óleo tem alto teor de betacariofileno, o que ajuda na ação anti-inflamatória, bloqueando a ação nociva de agentes patogênicos, como vírus, fungos, bactérias e protozoários. O óleo também é benéfico no tratamento de resfriados, gripes comuns, micose, cistite, hemorroidas, ulceras estomacais e herpes.

  1. Pressão arterial

Adicionado a aromaterapia, ele ajuda na redução de acidente vascular cerebral e ataque cardíaco. Isso porque ele afasta a tensão dos vasos sanguíneos, aliviando a tensão por conter propriedades calmantes e ação anti-inflamatória.

  1. Combate à incontinência urinária

Ele também é utilizado por quem possui problemas em controlar a urina ou enurese noturna. Sem contar que, se massageado sobre o abdômen inferior em pequenas quantidades, ajuda a fortalecer os músculos do trato urinário e da bexiga.

Receitas com óleo de copaíba

Gostou de conhecer os benefícios do óleo de copaíba? Então veja essas receitas simples:

  • Use 20 gotas do óleo em 100 g de creme para o rosto e melhore a aparência da pele;
  • Em 60 ml de óleo de argan, coloque 30 gotas do óleo de copaíba e aplique em todo o cabelo, desde o couro cabeludo, com ajuda de luvas, deixando agir por 30 minutos. Você deve enxaguar com xampu neutro depois.

Aproveite essas e outras receitas para aproveitar os benefícios do óleo de copaíba.

 


Leia Também ↓↓: 
Kinax

CURTA A NOSSA PÁGINA: Este site não substitui o trabalho de um especialista. Sempre consulte um médico.

Recomendados Para Você: