Veja sintomas que parecem inofensivos e podem ser um câncer de ovário. Cuide-se!

Kinax

Você está atenta aos sintomas de câncer de ovário? O câncer de ovário pode ocorrer em qualquer faixa de idade, caracterizando-se através do desenvolvimento de um tecido doente nos ovários. Mulheres acima de 50 anos tendem desenvolver a doença mais facilmente do que em outras idades. O diagnóstico precoce é difícil, já que as manifestações clínicas aparecem quando a doença já está em seu estágio mais avançado.

Geralmente, quando o diagnóstico é feito, o problema já disseminou pela pelve, para outros órgãos ou para o abdômen superior. Só no Brasil, anualmente, são registrados cerca de 5 mil novos casos, onde ¾ já estão em estágio avançado da doença. Veja os tipos de câncer de ovário:

  • Tumores do estroma: começam no tecido ovariano e são diagnosticados, geralmente, no estágio inicial da doença. Porém, 7% dos casos são tumores estromal.
  • Tumores epiteliais: iniciam na camada de tecido mais fina que cobre os ovários. Atinge cerca de 90% dos casos de câncer no ovário.
  • Tumores de células germinativas: é um tipo raro de câncer e atinge mulheres jovens. Eles iniciam nas células produtoras de óvulos.

Sintomas de câncer de ovário

O que causam câncer de ovário

Assim como outros tipos, o câncer de ovário inicia a partir de mutações genéticas que modificam as células. Embora não tenha causa esclarecida, sabe-se que as células ficam alteradas na capacidade de se multiplicarem velozmente. Com a ação dessas células, elas podem rapidamente se aglomerar no local ou se espalhar (metástases).

Porém, existem fatores de risco, como um histórico familiar de parentes próximos com câncer ou de mãe ou filha com câncer de ovário. Quem teve menopausa após os 50 anos, assim como as mulheres que nunca engravidaram, estão entre os fatores de risco. Outro fator é a herança genética, onde o câncer é causado devido a uma alteração genética passada de mãe para filha.

Leia Também ↓↓: 


Leia Também ↓↓: 

Recomendados Para Você: