Conheça os 11 benefícios do coentro e saiba como ele ajuda em diversas funções do seu organismo.

Inscreva-se em nosso canal:
Rate this post

Conheça os principais benefícios do coentro e saiba como ele ajuda em diversas funções do seu organismo.

O coentro é uma especiaria muito apreciada na cozinha nordestina. Essa é uma planta de origem asiática e muito conhecida em todo o mundo há mais de dois mil anos. Embora seja bastante comum utilizá-lo na culinária, o coentro também é usado como planta medicinal.

Isso porque ele possui propriedades calmantes, é afrodisíaco e ajuda na digestão. Ele chegou ao Brasil através de escravos e conquistou muitos paladares. Atualmente, as pessoas já o utilizam em sucos, saladas e como chá, além de tempero. Conheça aqui quais benefícios que essa especiaria traz.

Lista de benefícios do coentro

  1. Dá mais sabor aos alimentos

Ele pode substituir diversos temperos e por ser pouco calórico, substitui até os temperos mais calóricos. Fora que ele também ajuda a dar uma sensação de saciedade. Pode ser usado para temperar alguns pratos, caldos e molhos.

  1. Impede o acúmulo de gorduras

Nas folhas de coentro existe uma substância química que age como sendo um hormônio natural, o limoneno. Ele dificulta o acúmulo de gordura abdominal, já que o limoneno impede a absorção de parte das gorduras saturadas pelo sistema digestivo, de forma a permitir sua fácil eliminação.

  1. Perda de peso

Ele facilita na manutenção do peso saudável a longo prazo, porém, é preciso incluir dietas e exercícios físicos, pois sozinho não fará muita diferença. Ou seja, o coentro é um aliado na diminuição do peso.

  1. Pressão arterial

O coentro regula os níveis de pressão arterial, o que reduz o risco de hipertensão. Ele é também rico em ferro, potássio, cálcio, magnésio e manganês. Sem contar que ele possui pouca quantidade de sódio.

  1. Elimina metais pesados

São muitas coisas que estão contaminadas com metais, como verduras, frutas, panelas, peixes e outros. O coentro é um grande aliado para eliminar os metais pesado, como mercúrio, chumbo e alumínio. Isso porque ele se junta aos metais pesados encontrados nas células gordurosas e coloca-os na corrente sanguínea.

  1. Acalma a mente

Isso porque contém uma propriedade relaxante, sendo um excelente tranquilizante natural.

benefícios do coentro

  1. Saúde dos olhos

É um dos melhores remédios para o tratamento da conjuntivite, atuando também em outras infecções e prevenção da coceira dos olhos. Isso porque contém alto teor de antioxidantes, além de ser anti-inflamatório.

  1. Taxas de glicose

O coentro colabora no controle as taxas de açúcar no sangue, além de ser um ótimo antioxidante e combater os radicais livres.

  1. Cabelos

Ele promove o crescimento capilar ao aplicar o suco concentrado diretamente no couro cabeludo, ajudando no crescimento de fios novos.

  1. Digestão

Ajuda com problemas como gases, má digestão, náuseas e dores abdominais. Além disso, o coentro também estimula o peristaltismo, acelerando a passagem dos alimentos no sistema digestivo. Portanto, o coentro é um laxante suave.

  1. Coração

É possível encontrar no coentro, compostos que ajudam na melhora dos níveis de colesterol e na prevenção de doenças cardíacas. Entre eles, fibra alimentar, vitaminas, óleos essenciais e antioxidantes que diminuem as taxas de LDL e elevam os níveis de HDL.

Receita de molho de coentro para saladas

E para aproveitar todos os benefícios do coentro, veja como fazer esse molho para salada, que fica uma delícia:

Ingredientes:
  • 1 cebola
  • 1 colher (chá) de sal
  • Suco de limão (1 xícara)
  • Maço pequeno de coentro
  • 1/2 xícara de água
  • 1/2 xícara de azeite (pode ser substituído por óleo de soja)

Como preparar o molho:

Misture a água, o azeite, sal e caldo de limão e, se achar ácido, acrescente um pouco de água, dosando com azeite e sal, conforme preferir. Deixe o coentro picado bem pequeno, assim como a cebola, e una isso ao caldo de limão já temperado que ficou reservado.

Leia Também ↓↓: 

Você pode servir com a salada de sua preferência.

Gostou? Então inove na salada e aproveite os benefícios do coentro.


Leia Também ↓↓: 
Kinax

CURTA A NOSSA PÁGINA: Este site não substitui o trabalho de um especialista. Sempre consulte um médico.

Recomendados Para Você: