Você vai se surpreender com todos os benefícios da sálvia! Confira agora!

A sálvia é de origem mediterrânea, sendo muito usada como tempero no dia a dia, como o alecrim, manjericão, orégano, hortelã, entre outras ervas, já que pertence ao grupo Lamiaceae. Porém, muitas pessoas não sabem que essa erva pode garantir um excelente reforço a imunidade e resistência do corpo humano. Os benefícios da sálvia garantem a manutenção da boa forma do corpo.


De acordos com estudos, a sálvia possui ação antioxidante e anti-inflamatória, ajudando assim a manter o equilíbrio do organismo. Há muitos anos, a sálvia vem sendo utilizada para o tratamento de diferentes doenças, como reumatismo, doença de Alzheimer, entre outros. Isto acontece porque a erva é fonte de muitos nutrientes, como flavonoides fenólicos e luteolina, por exemplo.

A sálvia ainda possui grande quantidade de vitamina K, ácido fólico, vitamina A, B, C, E, fibras, cobre, cálcio, ferro, manganês, entre outras substâncias importantes para manter o equilíbrio no nosso cotidiano.

Mesmo com tantos benefícios alguns grupos devem evitar o consumo da sálvia, como gestantes, mulheres que estejam amamentando, diabéticos e pessoas que tenham tido convulsões.

Confira a seguir sete benefícios da sálvia:

1- Ação antisséptica

Pessoas que sofrem com cicatrização, devem usar compressas de água com sálvia para obter a regeneração da pele. A erva é importante porque ajuda a cicatrizar de forma rápida o ferimento, eliminando problemas como bactérias no local.

2- Depressão

De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), a depressão será a doença que causará mais impactos em todo o mundo, modificando a rotina de trabalho de milhares de pessoas ao redor do mundo. Para tentar amenizar os problemas da doença, basta consumir chá de sálvia, que ajudará a reduzir os sintomas da doença.

3- Perda de peso

Além de ajudar a melhorar a depressão, o chá de sálvia é um importante aliado na perda de peso. A erva tem efeito diurético, que auxilia na eliminação de líquidos. Assim, não ocorre a retenção de água no organismo, já que a sálvia é antioxidante e estimulante, fazendo com que o metabolismo queime calorias.

4- Menopausa

Muitas mulheres sofrem com os efeitos indesejáveis da menopausa. Mas, o óleo de sálvia pode ajudar a reduzir a sudorese noturna, por exemplo, que é um dos principais problemas nas mulheres que têm menopausa.

benefícios da sálvia

De acordo com pesquisas, o calor excessivo é controlado após quatro semanas de tratamento com sálvia. Algumas pessoas consomem as cápsulas da erva, que também possui um efeito excelente no organismo.

5- Tratamento de Alzheimer

Há alguns anos, as pessoas que usavam a sálvia para ajudar a melhorar a memória passaram a utilizar a erva para auxiliar no tratamento de Alzheimer. Quem pretende melhorar as notas na escola ou faculdade, também pode usar a sálvia, pois ela ajuda a otimizar o desempenho mental e a atenção das pessoas.

6- Colesterol

A sálvia ajuda a reduzir os níveis do colesterol ruim, que é conhecido como LDL. Com isso, ocorre a redução de gordura no sangue. De acordo com pesquisas, após 60 dias de uso, a pessoa pode ter os níveis de colesterol ruim e triglicerídeos reduzidos em até 18%.

7- Cabelos

Homens que desejam prevenir problemas com a calvície devem consumir sálvia, pois a erva contém betasitosterol, que é uma substância que ajuda a controlar o problema. Geralmente, os homens aplicam a sálvia diretamente no couro cabeludo para obter resultados. A sálvia ainda ajuda no crescimento dos fios, deixando os cabelos livres de caspas.

Outros benefícios da erva

  • Ajuda a melhorar o sistema cardiovascular;
  • Auxilia no tratamento da pele;
  • Recomendada para tratamento de indigestão;
  • Controle da diabetes;
  • Melhora da asma.

Aprenda a preparar chá de sálvia

Você vai precisar de: três ou quatro colheres de folhas de sálvia; uma xícara (150 ml) de chá de água. Em seguida, faça uma infusão com as folhas da erva após a água levantar fervura. Logo depois, deixe o recipiente tampado por algum tempo. Tome até três xícaras ao longo do dia.

Mulheres grávidas e que estão amamentando não devem ingerir a bebida.

Você gostou de conhecer todos os benefícios da sálvia? Aproveite para divulgar nossa receita com seus amigos através das redes sociais!


Leia Também ↓↓: 

Recomendados Para Você: