Surpreenda-se com os milagres que a alcachofra faz pela sua saúde. Saiba mais!

Inscreva-se em nosso canal:
Rate this post

Embora esta flor comestível seja há muitos séculos utilizada como importante item alimentar no cardápio dos europeus, os benefícios da alcachofra ainda são pouco conhecidos no Brasil.

Deseja saber quais são eles e qual a melhor maneira de preparar as alcachofras de forma bastante saborosa? Confira nosso post.

Quais são os benefícios da alcachofra?

1 – Controla a pressão arterial

Por se tratar de um alimento muito rico em potássio, esta flor consiste numa das poderosas aliadas para o controle da pressão arterial.

O motivo disso é que o potássio ajuda a manter os eletrólitos do corpo, fazendo com que ele consiga naturalmente diminuir a quantidade de sódio acumulado no sangue.

2 – Combate o inchaço

Por se tratar de um alimento com propriedades diuréticas, a alcachofra auxilia no combate à retenção de líquidos, principal fator que leva ao inchaço do corpo.

Desse modo, o consumo regular desta flor faz com que o organismo não sofra com os efeitos do inchaço, principalmente o abdominal.

3 – Fortalece as defesas imunológicas

De acordo com pesquisas realizadas nos Estados Unidos, a alcachofra é apontada como um dos mais potentes alimentos antioxidantes disponibilizados pela natureza.

Exatamente por esta razão, ela atua de maneira altamente eficaz no combate aos radicais livres causadores de diversas doenças.

4 – Favorece a digestão

Por meio de estudos, um grupo de médicos da Alemanha comprovou que outro dos benefícios desta flor trata-se do papel que ela desempenha no sistema digestivo.

Isso ocorre graças ao fato de as substâncias desta flor estimularem a produção do chamado suco biliar, elemento crucial para evitar diversos tipos de problemas estomacais.

Leia Também ↓↓: 
5 – Auxilia nas funções intestinais

Pelo fato de esta flor ser muito rica em fibras, ela naturalmente favorece as funções intestinais, evitando episódios de prisão de ventre, constipação intestinal, problemas no cólon e até mesmo reduzindo o risco de câncer nesta área.

6 – Diminui o risco de câncer

E por falar nesta doença que infelizmente ainda afeta milhões de pessoas pelo mundo, é indispensável frisar que o consumo regular de alcachofra atua no combate à formação dos mais diversos tipos de tumores, sobretudo o de próstata.

Isso é possível graças à excelente quantidade de antioxidantes presentes nesta flor, fator indispensável para manter o bom funcionamento das células.

benefícios da alcachofra

7 – Estimula o metabolismo

Além dos benefícios da alcachofra já apresentados, esta flor estimula a absorção dos nutrientes pelo organismo, fazendo com que o corpo consiga aproveitar melhor as substâncias benéficas de todos os alimentos ingeridos.

8 – Combate o colesterol

Devido às fibras e demais substâncias contidas nesta flor, ela é de grande ajuda no combate ao colesterol ruim, o chamado LDL.

Além disso, o consumo regular de alcachofra também favorece as atividades e limpeza do fígado, evitando o acúmulo de gordura neste órgão.

9 – Melhora a saúde dos ossos

Por ser rica em vitamina K, a alcachofra é de grande valia na melhora da saúde óssea, evitando problemas tais como osteoporose.

Além disso, esta flor também estimula a produção de colágeno, o que favorece a saúde das articulações como um todo.

Como preparar esta flor e usufruir dos benefícios da alcachofra?

  • No momento de comprar as alcachofras, elas devem estar com as pétalas bem firmes e com coloração roxa;
  • O talo da alcachofra deve ser cortado (corte reto) de maneira que ele fique apenas com cerca de 2cm próximo de onde estão as pétalas;
  • Feito isso, as flores de alcachofra devem ser bem lavadas. É preciso abrir com cuidado a parte superior das pétalas, deixando que a água passe pelo interior da flor;
  • As alcachofras devem ser colocadas em uma panela com espaço adequado para comportá-las juntamente com água, sendo que a quantidade de água colocada deverá cobrir metade das alcachofras;
  • Após colocar a água, deverá ser acrescentado sal a gosto (recomenda-se usar pouco) e demais temperos de preferência;
  • No momento que a água iniciar a fervura, tampar a panela e deixar que as alcachofras cozinhem por 35 minutos;
  • Enquanto as alcachofras estiverem cozinhando, é possível preparar o molho de acompanhamento. Neste caso, poderá ser feito um vinagrete com cebola, alho, salsinha, cebolinha verde e tomates bem picados, adicionando um pouco de sal, azeite de oliva e suco de limão;
  • Assim que as alcachofras forem retiradas da panela, é preciso conferir o ponto de cozimento. Para isso, basta puxar uma das pétalas. Caso ela saia com facilidade, estará no ponto exato de consumo;
  • Para comer esta flor e usufruir dos benefícios desta flor, é preciso puxar pétala por pétala, passando a ponta inferior da flor no vinagrete e comer. Vale lembrar que apenas esta parte inferior das pétalas é comestível;
  • Depois de comer todas as pétalas, restará a parte do meio da alcachofra. Para consumi-la, é necessário retirar a parte superior (aquela com alguns “pelinhos”), deixando somente o “coração” da flor de alcachofra, sendo este considerado o pedaço mais saboroso.

Como é possível perceber, usufruir dos benefícios da alcachofra é algo bem mais simples que muitos imaginam.

 


Leia Também ↓↓: 
Kinax

CURTA A NOSSA PÁGINA: Este site não substitui o trabalho de um especialista. Sempre consulte um médico.

Recomendados Para Você: