11 incríveis motivos que vão te convencer a consumir couve a partir de agora

Inscreva-se em nosso canal:

Há muito tempo diversos médicos e nutricionistas tem falado a respeito dos benefícios da couve para a saúde.

Entretanto, poucas pessoas sabem exatamente quais são eles e como eles podem contribuir para um organismo mais forte e saudável.

Para saber quais são esses benefícios e como usufruir de todos eles por meio de receitas altamente nutritivas, confira nosso post!

Lista de benefícios da couve

1 – Desintoxica o organismo

Uma das propriedades mais conhecidas da couve é o fato de ela atuar na desintoxicação do organismo, desempenhando um papel fundamental para a limpeza dos rins e do fígado.

2 – Combate a anemia

Por ser rica em ferro, a couve também consiste numa poderosa aliada na prevenção e tratamento de anemia, estimulando a produção de glóbulos vermelhos.

Leia Também ↓↓: 

Benefícios da couve

3 – Previne e combate o diabetes

Graças ao magnésio, aos ácidos graxos e à quantidade de fibras contidas neste alimento, entre os benefícios da couve também é possível destacar que ela inibe a absorção de glicose pelo sangue, prevenindo e auxiliando no tratamento do diabetes.

Além disso, as substâncias contidas neste vegetal também auxiliam o organismo quanto ao aumento da sensibilidade da insulina.

4 – Fortalece o sistema de defesas

Devido ao fato de a couve ser rica em vitaminas C, A e também do complexo B, este vegetal também atua no fortalecimento do sistema imunológico, contribuindo para a prevenção e combate de infecções e demais doenças causadas por vírus e bactérias.

5 – Ajuda a emagrecer

Devido à grande quantidade de fibras contidas neste alimento, a couve também favorece bastante o processo de emagrecimento ao eliminar o excesso de toxinas, gordura e açúcar presentes na corrente sanguínea.

6 – Fortifica os ossos

A couve também é muito rica em cálcio e ferro, substâncias essas que desempenham um papel fundamental para a saúde dos ossos, prevenindo inclusive a ocorrência da osteoporose.

7 – Previne o câncer

Por conter uma excelente quantidade de antioxidantes (carotenoides e flavonoides), substâncias responsáveis por combater os radicais livres do organismo, a couve atua de maneira muito positiva no combate a diversos tipos de tumores cancerígenos.

8 – Regula a pressão arterial

Outro dos muitos benefícios da couve é que ela contribui para regular a pressão arterial, evitando a hipertensão.

Isso corre em virtude da grande quantidade de potássio deste vegetal, substância fundamental para a saúde do coração.

9 – Combate o mau colesterol

Além de estabilizar a pressão arterial, o consumo regular de couve diminui os níveis do mau colesterol (LDL), o grande vilão da saúde do corpo e, sobretudo, do sistema cardiovascular.

10 – Auxilia no tratamento de hemorragias

Um dos muitos efeitos proporcionados pela vitamina K, elemento presente em grande quantidade na couve, é combater a ocorrência de hemorragias, incluindo as de origem uterina.

11 – Melhora a saúde dos olhos

Por ser rica em carotenoides, substâncias responsáveis por estimular a produção de vitamina A, a couve também é tida como um dos melhores alimentos para manter a saúde dos olhos.

Desse modo, o consumo regular desse vegetal evita a degeneração celular dos olhos, protege a córnea e combate os problemas de visão próprios do envelhecimento.

Quais as melhores maneiras de usufruir dos benefícios da couve?

De acordo com a Dra. Gisela Savioli, uma das nutricionistas mais conhecidas no Brasil, a melhor forma de usufruir de todos os benefícios dos alimentos proporcionados pela natureza é ingeri-los o mais próximo possível do estado natural. Com a couve não é diferente.

Por isso, as maneiras mais adequadas de ingeri-la são crua (em saladas) ou meio de sucos, preferencialmente preparados com alguma fruta rica m vitamina C. Isso faz com que o organismo potencialize a absorção do ferro contido na couve.

Receita de suco de couve da Dra. Gisela Savioli

Ingredientes

  • 2 folhas de couve (preferencialmente orgânica);
  • 2 maças.

Preparo

  • Tirar o talo maior da couve com a ajuda de uma tesoura;
  • Cortar as maçãs ao meio e remover as sementes (mantendo a casca);
  • Rasgar cada folha de couve ao meio;
  • Embrulhar cada parte da maçã cortada ao meio com uma folha de couve (também rasgada ao meio);
  • Colocar a maçã embrulhada com a couve na centrífuga.

Para quem não possui centrífuga, outra opção é bater bem esses ingredientes no liquidificador com um pouco de água gelada, coar e ingerir em seguida.

Vale ressaltar que este suco deverá ser ingerido em jejum. Basta um corpo dele para que seja possível usufruir plenamente de todos os benefícios da couve.

Outras receitas de suco de couve:

Suco de couve com limão

Bater no liquidificador 1 folha de couve manteiga com suco puro de 2 limões. Beber a seguir, de preferência sem coar e sem adoçar.

Suco de couve com laranja e gengibre

Bater no liquidificador 1 folha de couve manteiga com suco de 3 laranjas e 2 cm de gengibre. Beber a seguir, de preferência sem coar e sem adoçar.

Suco de couve com abacaxi e hortelã

Bater no liquidificador 1 folha de couve manteiga com 2 fatias grossas de abacaxi e algumas folhinhas de hortelã. Beber a seguir, de preferência sem coar e sem adoçar.

Suco de couve para gastrite

Bater no liquidificador 1 folha de couve manteiga com 1 maçã. Beber a seguir, de preferência sem coar e sem adoçar.

Além de ajudar a emagrecer e limpar o intestino, outros benefícios da couve são melhorar a aparência da pele, aumenta a imunidade, cura a gastrite e alivia as dores da fibromialgia.

O suco de couve também é bom para o fígado, bom para anemia, e pode ser tomado diariamente no café da manhã, lanche ou após o jantar.

Gostou? Compartilhe essas informações com seus amigos e amigas, eles vão adorar!

No vídeo abaixo você pode comprovar o que o couve pode fazer por você:

Este site não substitui o trabalho de um especialista. Sempre consulte um médico.
Leia Também ↓↓: 

CURTA A NOSSA PÁGINA:
Resumo
Data:
Assunto:
Benefícios da couve
Avaliação:
51star1star1star1star1star

Recomendados Para Você:

CuraVerde.com.br