8 melhores óleos vegetais para os cabelos

3. Óleo de linhaça

A linhaça é uma das oleaginosas mais usadas no mundo, especialmente devido ao valor nutricional que possui. Contudo, os resíduos dela também são usados na fabricação de tinturas e na confecção de tecidos.


Em relação a sua composição, o óleo vegetal de linhaça é formado principalmente por lipídios, entre eles uma grande quantidade de ácidos graxos, proteínas e fibras. E isso tudo faz com que ele tenha ação hidratante e fortificante.

Quando aplicado diretamente nos cabelos, ele age ajudando a suprir os nutrientes perdidos com procedimentos químicos, dando brilho e diminuindo o frizz. (5)

O óleo de linhaça pode ser usado na umectação, que serve para nutrir profundamente os cabelos ou como um finalizador natural. Para isso, basta aplicá-lo diretamente nos fios, sempre do meio para as pontas ou colocar algumas gotas no creme de pentear.

Contudo, vale ressaltar que esse óleo possui uma textura mais grossa que os outros da lista, bem como cor e aroma bem fortes. Portanto, caso se incomode com o cheiro, é melhor usá-lo antes da lavagem.