Benefícios do Painço – 11 Resultados Inacreditáveis

Os Benefícios do Painço estão se tornando cada vez mais conhecidos no campo da nutrição humana. Essa semente que tem aspecto semelhante a um pequeno grão de milho contém vitaminas e minerais vitais para a saúde e bom desempenho físico e mental. Essas são as substâncias contidas nessa semente:


  • Fibras;
  • Proteínas;
  • Vitamina B1;
  • Vitamina B3;
  • Sódio;
  • Cobre;
  • Manganês;
  • Fósforo;
  • Magnésio;
  • Zinco;
  • Potássio.

Quais os Benefícios do Painço?

Benefícios do Painço

Esses Benefícios do Painço são possíveis justamente graças aos minerais, vitaminas e demais nutrientes que apontamos acima. Vamos ver agora cada um deles:

Melhora a Saúde Cardíaca

O painço contém uma quantidade significativa de potássio. Esse é o principal mineral responsável por equilibrar os índices de sódio no organismo e evitar que a pressão arterial suba.

Logo, quem consome Painço conta com um poderoso aliado na prevenção e combate da hipertensão, arritmia cardíaca e outras doenças que prejudicam o sistema cardíaco.

Favorece o Aparelho Digestivo

Os muitos Benefícios do Painço para o aparelho digestivo são obtidos por meio da alta concentração de fibras nessa semente. As fibras são essenciais para equilibrar a flora intestinal e estimular o bom funcionamento do intestino.

Esse efeito evita diversos problemas gastrointestinais, tais como prisão de ventre, excesso de gases, inchaço, cólicas, má absorção de nutrientes, úlceras gástricas e câncer de cólon.

Evita o Câncer

Entre aqueles Benefícios do Painço que são promovidos pela combinação de nutrientes contidos nesse grão, está a prevenção do câncer. Todas as substâncias contidas no painço contribuem para combater os radicais livres causadores de danos celulares.

São esses danos celulares que causam a formação dos tumores que podem afetar as mais diversas regiões do corpo.

Limpa o Organismo

O conjunto de minerais contidos no painço, entre eles o magnésio, promove uma limpeza no organismo, trazendo um efeito positivo para os rins e o fígado.

Esse processo de desintoxicação também evita a retenção de líquidos causadora do inchaço corporal que várias vezes é confundido com peso excessivo.

Previne e Trata Problemas Respiratórios

Os Benefícios do Painço para a saúde se estendem para o sistema respiratório devido à concentração de diversos tipos de minerais.

Por isso, quem consome painço com uma certa frequência sofre menos com problemas como resfriados, gripes, tosse, dores de garganta, asma, bronquite e até mesmo pneumonia.

Eleva as Defesas Imunológicas

Conheça os Benefícios do Painço

As vitaminas do grupo B e a combinação de minerais é de extrema importância para que o sistema imunológico trabalhe bem.

Ao reforçar a imunidade, naturalmente o consumo de painço evita que o organismo sofra uma série de doenças causadas por vírus, fungos, bactérias, parasitas etc.

Aumenta os Níveis de Energia

Os Benefícios do Painço aumentam os níveis de energia no organismo, graças principalmente à grande quantidade de magnésio. Esse aumento da energia faz que as pessoas se sintam com maior disposição física e mental.

Por isso, o consumo dessa semente é indicado para pessoas que praticam atividade física constantemente ou que necessitam de alto desempenho mental nos estudos ou no trabalho.

Melhora o Sistema Nervoso

As vitaminas do complexo B desempenham um papel de muita importância no sistema nervoso central, contribuindo para o desenvolvimento e bom funcionamento das funções motoras e cognitivas.

Favorece a Saúde Muscular

O painço, por ser rico em proteínas, é um ótimo aliado para quem deseja ganhar massa muscular. As proteínas vegetais contidas nessa semente também atuam na saúde das células e evitam que o organismo sofra com possíveis carências nutricionais.

Combate o Diabetes

Dos Benefícios do Painço para a saúde, outro dos mais importantes é o combate do diabetes. Esse efeito é possível devido à perfeita combinação de magnésio, fibras e baixíssimos níveis de açúcar dessa semente.

Por isso, o consumo de painço é recomendado para quem já apresenta níveis elevados de glicose no sangue e pessoas já diagnosticadas com diabetes tipo 2.

Emagrece

As fibras contidas no painço promovem a sensação de saciedade, fator determinante para equilibrar o apetite e evitar aquela necessidade constante de alimentos calóricos.

O Painço também contribui para reduzir os níveis de colesterol e esse fator automaticamente ajuda na perda de peso e na saúde do sistema circulatório.

Como Usar o Painço na Alimentação?

Benefícios do Painço-Consumo

Para aproveitar os Benefícios do Painço, é possível consumir essa semente de diversas formas. São elas:

  • Cozido e temperado (como substituto de batatas e arroz);
  • Cozido, temperado e misturado com legumes picados (sendo rapidamente refogado);
  • Cozido, misturado com saladas;
  • Em forma de mingau, misturado com nozes e outros tipos de frutas;
  • No preparo de massas para bolos e pães;
  • No preparo de sopas com legumes;
  • No preparo de risotos.

Como você já viu, é possível preparar o painço de diversas formas e aproveitar todos os benefícios oferecidos por essa semente altamente nutritiva.

Além dos Benefícios do Painço, veja esse nosso conteúdo sobre como emagrecer de forma natural, com uma alimentação nutritiva e balanceada.


Leia Também ↓↓: 

Recomendados Para Você: