Benefícios da Erva Baleeira – 8 Efeitos Extraordinários!

Os Benefícios da Erva Baleeira estão se tornando cada vez mais conhecidos aqui no Brasil graças às diversas propriedades medicinais dessa planta.


Para saber tudo o que ela proporciona para sua saúde e como consumi-la, confira nosso artigo.

Benefícios da Erva Baleeira Para a Saúde e Beleza

Anote agora os Benefícios da Erva Baleeira e veja como prevenir e tratar diversas doenças de forma natural:

Alivia Dores Em Geral

Benefícios da Erva Baleeira

Entre os muitos Benefícios da Erva Baleeira, o efeito analgésico faz que essa planta seja indicada no tratamento de diversos problemas, tais como:

  • Dores na coluna;
  • Reumatismo;
  • Artrite;
  • Fibromialgia;
  • Dores de dente;
  • Nevralgias (dores agudas nos nervos);
  • Contusões.

Favorece os Rins

Dos Benefícios da Erva Baleeira para a saúde, a prevenção e tratamento de problemas nos rins estão entre os que mais se destacam. Graças às substâncias anti-inflamatórias contidas nessa planta, a erva baleeira é excelente para tratar infecções urinárias e pedras nos rins.

Outra vantagem do chá dessa planta é que ele tem efeito diurético, o que estimula a limpeza dos rins e a desintoxicação do organismo.

Combate o Inchaço

As propriedades da erva baleeira são eficazes no combate ao inchaço corporal, observado principalmente na região do abdômen.

Por promover a limpeza dos rins e eliminar uma série de substâncias perigosas ao organismo, naturalmente o metabolismo funciona melhor e é possível reduzir o inchaço causado pela retenção de líquidos.

Acelera a Cicatrização de Feridas

Os Benefícios da Erva Baleeira oferecem efeito cicatrizante, anti-inflamatório e analgésico. Essa é a combinação perfeita para acelerar a cicatrização de feridas.

As substâncias anti-inflamatórias contribuem para a higienização do local afetado, evitando a proliferação de bactérias que podem causar infecções.

O poder analgésico ajuda no alívio das dores provocadas pelas feridas e a propriedade cicatrizante auxilia na recuperação da pele de forma mais rápida.

Alivia os Sintomas da Gota

A gota consiste em um tipo de artrite que provoca vermelhidão, dores intensas e maior sensibilidade nas articulações. O consumo do chá de erva baleeira alivia os sintomas dessa doença, já que esse remédio natural atua na causa central do problema: a inflamação.

Relaxante Muscular

Todos os Benefícios da Erva Baleeira com efeito analgésico também contribuem para o alívio de dores e tensões musculares, que podem ser causadas por esforço físico intenso, estresse, lesões ou inflamações.

Estimula a Perda de Peso

Os Benefícios da Erva Baleeira para a saúde e beleza se estendem para o emagrecimento saudável.

Em virtude das propriedades diuréticas dessa planta, ela estimula a eliminação da gordura e açúcar em excesso, fazendo que em poucas semanas seja possível perder peso de forma natural.

Melhora a Atividade Intestinal

A erva baleeira possui um leve efeito laxante altamente benéfico para a atividade intestinal. Por isso, ao consumir o chá dessa planta é possível evitar diversos tipos de problemas como gases, inflamações intestinais, dificuldades para evacuar, hemorroidas etc.

O efeito laxante também ajuda a prevenir o câncer de cólon e problemas mais graves na região do intestino.

Receita do Chá de Erva Baleeira

Benefícios da Erva Baleeira- Chá

Para aproveitar os Benefícios da Erva Baleeira, a maneira mais prática é consumir o chá dessa planta. Vejamos agora como prepará-lo:

Ingredientes

  • 1 colher (sobremesa) cheia de folhas de erva baleeira picadas;
  • 1 litro de água.

Modo de preparo

  • Colocar a água em um recipiente e levar ao fogo;
  • Assim que a água começar a ferver, desligar o fogo e adicionar a erva baleeira;
  • Abafar o chá por 10 minutos. Isso faz que a água absorva bem todas as propriedades da planta;
  • Coar e beber ao longo do dia.

Esse chá de erva baleeira deve ser ingerido pelo período de 1 semana e não deve ser adoçado.

Contraindicações da Erva Baleeira

Além de conhecer os Benefícios da Erva Baleeira, também é importante saber que essa planta não apresenta nenhum tipo de contraindicação ou efeitos colaterais quando consumida de acordo com a quantidade e período recomendado.

Algumas Curiosidades da Erva Baleeira

  • Os Benefícios da Erva Baleeira são há milênios utilizados pelos antigos chineses, demonstrando o poder medicinal de efeito anti-inflamatório e analgésico;
  • A erva baleeira, ainda que seja encontrada em todo Brasil, é mais comum nas regiões litorâneas do sul e sudeste do país, sendo amplamente utilizada pela população no tratamento dos problemas mencionados anteriormente;
  • O sabor dessa planta tem características refrescantes, picantes e doce ao mesmo tempo. Esses são um dos motivos pelos quais o chá não precisa ser adoçado;
  • Além de estar presente no Brasil, essa planta pode ser encontrada em grandes quantidades na Argentina, Paraguai, Colômbia, Peru e Bolívia;
  • Devido aos muitos Benefícios da Erva Baleeira, essa planta pertence à Relação Nacional de Plantas Medicinais de Interesse do SUS, elaborada com diversos vegetais com potencial de gerar medicamentos e demais produtos na área da saúde.

Os Benefícios da Erva Baleeira são realmente extraordinários, não é mesmo? Agora aproveite nossas outras dicas de saúde e leia esse artigo sobre como melhorar ainda mais a saúde dos rins.


Leia Também ↓↓: 

Recomendados Para Você: