Benefícios da Arnica – 8 Resultados Fantásticos Para o Corpo

Os Benefícios da Arnica são perceptíveis na saúde e na beleza, já que essa planta é uma das mais recomendadas para tratar lesões e problemas na pele. Para saber todas as vantagens que essa planta oferece, veja nosso post.


Conheça Todos os Benefícios da Arnica

Cada um dos Benefícios da Arnica é possível graças às substâncias medicinais contidas nessa planta. Não é por acaso que, juntamente com a calêndula, ela é tão utilizada pela indústria farmacêutica na elaboração de pomadas.

Vejamos agora quais são esses benefícios:

Alivia Dores Musculares

Benefícios da Arnica

Dos Benefícios da Arnica, o alívio de dores musculares é considerado um dos principais e amplamente utilizado pela indústria farmacêutica.

Esse efeito positivo é possível devido à concentração de substâncias anti-inflamatórias na arnica que atuam na causa do problema.

A arnica também é indicada para o tratamento de contusões e machucados mediante uso de pomadas, gel ou compressas.

Por esse motivo, o consumo de pomadas com arnica ou compressas com a infusão dessa planta é indicado para atletas e pessoas que praticam atividade física de forma intensa e frequente.

Reduz Caspa

Os Benefícios da Arnica para a saúde capilar são muitos, sendo que um dos principais deles é a redução da caspa. Essa planta elimina a oleosidade que provoca a caspa e ainda estimula o rejuvenescimento do couro cabeludo.

A arnica também é eficaz na remoção de sujeiras que vão se armazenando no couro cabeludo. As substâncias anti-inflamatórias dessa planta combatem naturalmente as infecções que afetam o couro cabeludo.

Por todos esses benefícios, a arnica é usada em diversos tipos de shampoos, sendo quase sempre combinada com outras plantas que favorecem a saúde capilar.

Trata Problemas de Pele

Entre os Benefícios da Arnica mais conhecidos para a saúde e a beleza está o efeito positivo para a pele. Por ser rica em ácido carbônico, antioxidantes (flavonoides) e óleos voláteis, os produtos com arnica favorecem uma hidratação natural da pele, prevenindo e tratando uma série de problemas como:

  • Danos causados pelos raios solares;
  • Queimaduras superficiais;
  • Infecções;
  • Ressecamento da pele;
  • Acnes;
  • Espinhas.

Produtos que levam arnica e compressas com a infusão dessa planta estimulam o rejuvenescimento da pele, fazendo que ela fique com um aspecto jovial por mais tempo.

Combate os Efeitos da Artrite

O gel de arnica é eficaz no alívio das terríveis dores nas articulações provocadas pela artrite. Esse resultado é possível graças às substâncias anti-inflamatórias dessa planta que atuam nas causas do problema.

O efeito positivo da arnica no alívio das dores articulares é tão poderoso que o nível de eficácia do uso desse gel é comparado ao consumo do ibuprofeno, um forte analgésico empregado no alívio das dores provocadas pela artrite.

Evita Queda Capilar

Benefícios da Arnica Contra Queda Capilar

Outro dos Benefícios da Arnica para o cabelo é que ela promove o crescimento e fortalecimento dos fios, combatendo naturalmente a queda capilar.

A arnica também deixa os fios mais flexíveis e com brilho. Por esses benefícios, diversos shampoos levam arnica em sua composição, sendo muitas vezes combinados com calêndula ou jaborandi.

Favorece a Saúde Bucal

A arnica é muito utilizada na elaboração de produtos destinados para higiene bucal. Essa planta, devido à alta concentração de substâncias antibacterianas e antissépticas, é excelente na prevenção e tratamento de infecções, gengivite, dores de dente e demais problemas bucais.

Ajuda a Tratar Sangramentos Internos

Os Benefícios da Arnica são de grande ajuda para tratar sangramentos internos, já que essa planta atua na recuperação dos vasos sanguíneos que são rompidos em diversas camadas da pele.

Em virtude desse resultado, a arnica é uma das plantas mais recomendadas para a recuperação da pele ao ser afetada por hematomas.

Alivia Dores Menstruais

Os Benefícios da Arnica são de grande ajuda principalmente para as mulheres, já que as compressas com a infusão dessa planta aliviam os terríveis desconfortos provocados pelas cólicas menstruais.

Contraindicações da Arnica

Por ser considerada tóxica, a arnica não deve ser consumida por:

  • Lactantes;
  • Gestantes;
  • Idosos;
  • Crianças menores de 10 anos.

Chá de Arnica

Saiba como preparar seu chá de arnica passo a passo.

Benefícios da Arnica - Chá

Ingredientes:

  • 250 ml de água;
  • 1 colher de arnica.

Modo de Preparo:

Leve ao fogo a água em um recipiente com tampa e espere ferver. Em seguida desligue o fogo e adicione 1 colher de arnica.

Tape e aguarde 5 minutos, coe e pode fazer o consumo. No caso de ingestão, o recomendado é tomar no máximo duas xícaras ao dia, não mais que isso, e de preferência em um espaço de 12 horas.

Caso você queira usar de forma externa, pode fazer até 4 vezes ao dia, aplicando sempre o chá morno ou frio.

Quando usado em bochecho, pode fazer até 3 vezes ao dia.

Cuidados ao Consumir Arnica

Além de conhecer os Benefícios da Arnica, é essencial saber os cuidados ao usar a infusão dessa planta conhecendo também os produtos de sua composição. Vejamos quais são eles.

  • A arnica nunca deve ser consumida via oral, já que ela contém substâncias que, quando em contato com o organismo, causam graves efeitos tóxicos;
  • As infusões para uso externo com arnica sempre devem ser bem diluídas em água para depois serem utilizada em banhos, massagens e compressas;
  • Os remédios caseiros para uso externo com a arnica também podem ser elaborados usando álcool comum ou de cereais;
  • No caso de pessoas alérgicas, diagnosticadas com alguma doença ou que façam uso constante de medicamentos devem obrigatoriamente consultar um médico antes de iniciar o consumo de produtos com arnica, sejam eles caseiros ou farmacêuticos (pomada, gel etc.).

Depois de ver os Benefícios da Arnica, agora veja outras plantas medicinais indicadas para a saúde e a beleza, reconhecidas por proporcionarem excelentes resultados.