8 surpreendentes benefícios da alface que quase ninguém conhece

Inscreva-se em nosso canal:

Poucas pessoas param para pensar nisso, mas os benefícios da alface podem proporcionar muito mais saúde e qualidade de vida em todos os aspectos.

Para saber quais são esses benefícios, porque esta folha é tão comum na culinária mundial e como incrementar o preparo dela, basta conferir nosso post!

Lista com 8 principais benefícios da alface

1 – Previne e combate a anemia

Poucas pessoas sabem disso, mas entre os benefícios desta hortaliça, destaca-se o papel que ela exerce na prevenção e combate à anemia.

O motivo disso é que a alface possui excelente quantidade de ferro, substância fundamental para estimular a produção dos chamados glóbulos vermelhos.

Leia Também ↓↓: 

2 – Fortifica os ossos

Sendo um alimento muito rico em vitamina K, elemento responsável por estimular a produção de osteocalcina, o consumo regular de alface contribui para diminuir os riscos de osteoporose e demais doenças relacionadas à fragilidade óssea.

3 – Facilita a digestão

Outro dos benefícios da alface para a saúde diz respeito ao auxílio que ela oferece para o processo digestivo.

Rica em fibras dietéticas, ela inibe a formação de gases e promove a limpeza do intestino, eliminando bactérias e substâncias perniciosas à saúde dessa parte do corpo.

Benefícios da alface

4 – Diminui os níveis de colesterol

Também por se tratar de um alimento rico em fibras, a alface contribui para a eliminação do LDL, o chamado “colesterol ruim”, fator este que diminui a incidência de infarto e derrame cerebral.

5 – Combate os radicais livres

Os radicais livres são altamente perigosos para o corpo, já que eles são responsáveis por causar diversos tipos de doenças e também pelos efeitos do envelhecimento.

A alface atua justamente no combate a eles, fortalecendo as defesas imunológicas e naturalmente evitando a ocorrência de infecções, gripes, resfriados e demais enfermidades.

6 – Regula os níveis de açúcar no sangue

Ainda sobre os benefícios da alface, outro muito importante trata-se de esta hortaliça ajudar a regular os níveis de açúcar no sangue, prevenindo e combatendo uma das doenças que mais afetam as pessoas em todo mundo: a diabetes.

7 – Combate a insônia e o estresse

Este é um dos benefícios menos conhecidos com relação ao consumo de alface.

Por possuir substâncias que atuam na diminuição da ansiedade, proporcionando o relaxamento físico e mental, tanto as folhas quanto as raízes de alface são muito indicadas no tratamento da insônia.

Para isso, além de consumi-la por meio de saladas, ela pode ser utilizada no preparo de sucos e chás (no caso da raiz de alface).

8 – Ajuda no emagrecimento

Por conter baixíssimo teor calórico e também possuir grande concentração de fibras, a alface é tida como uma das grandes aliadas do processo natural de emagrecimento, estimulando a eliminação da gordura em excesso contida no organismo.

Como fazer para aumentar o consumo diário de alface?

Uma das dicas para aumentar o consumo diário de alface é adquirir o hábito de comprar esta hortaliça bem fresca, lavá-la e higienizá-la de uma só vez e armazenar em um recipiente grande.

Depois disso, basta guardá-la na geladeira para ser consumida durante a semana.

Isso evita aquela chamada preguiça de todos os dias ter de lavar e higienizar as folhas de alface.

Como incrementar o preparo desta hortaliça?

Para incrementar o preparo da alface e potencializar a absorção de todos os nutrientes que ela oferece, é muito válido:

  • Adicionar às saladas de alface outras hortaliças verdes, tais como rúcula e agrião, aproveitando para salpicá-la com nozes ou castanhas;
  • Utilizar as folhas de alface no preparo de lanches naturais;
  • Fazer saladas de alface juntamente com frutas, tais como manga, morangos, pera e/ou abacaxi;
  • Acrescentar queijo, mussarela de búfala e/ou palmito na salada de alface;
  • Fazer saladas de alface com demais legumes e/ou verduras e buscar inovar nos molhos, adotando o consumo de mel, shoyu, azeite extravirgem, limão siciliano etc.

Como é possível perceber, usufruir de todos os benefícios da alface no dia a dia é algo perfeitamente possível.

Gostou de conhecer esses benefícios? Compartilhe com seus amigos e amigas nas redes sociais. Eles vão adorar!

Leia Também ↓↓: 

CURTA A NOSSA PÁGINA:
Resumo
Data:
Assunto:
Benefícios da alface
Avaliação:
51star1star1star1star1star

Recomendados Para Você:

CuraVerde.com.br