10 Benefícios do Limão Para a Sua Saúde Que Você Não Sabia

Sem dúvida alguma, essa é uma das frutas mais consumidas em todo mundo, sendo utilizada nos mais diversos pratos e bebidas. Entretanto, muitas pessoas ainda não conhecem todos os detalhes quanto aos benefícios do limão para a saúde.


Fizemos uma relação desses benefícios que certamente farão toda diferença para uma vida mais saudável. Confira!

O limão fortalece o sistema imunológico

Um dos mais conhecidos benefícios do limão é que ele fortalece o sistema imunológico.

Rico em vitamina c e em antioxidantes, ele consiste em um grande aliado das defesas naturais do organismo, combatendo os radicais livres e também os vírus e bactérias causadores de infecções.

Por esse motivo, o consumo regular desta fruta, seja em saladas, sucos, chás, evita problemas tais como:

  • Gripes e resfriados;
  • Infecções de forma geral (urina, pulmão, garganta etc);
  • Complicações infecciosas decorrentes de doenças autoimunes, tais como o lúpus e o hiv.

Ajuda a emagrecer

Outro dos benefícios muito atrativos com relação ao consumo de limão é que ele potencializa o processo de emagrecimento ao promover uma intensa limpeza e desintoxicação do organismo.

O suco dessa fruta contribui sobretudo para eliminar o excesso de gordura e açúcar presente na corrente sanguínea, fazendo com que o corpo consiga excluir essas substâncias de forma mais rápida.

Trata doenças respiratórias

Por ser considerado um expectorante natural por excelência, o limão atua também em auxílio ao tratamento de doenças respiratórias, tais como bronquite e até mesmo pneumonia.

As substâncias contidas nessa fruta são de grande ajuda para eliminar as secreções retidas nos pulmões e nos brônquios.

Além disso, por ser rica em vitamina c, fortalece as defesas do organismo, tornando-o muito mais resistente a essas doenças.

Melhora o funcionamento do intestino

O suco de limão atua da prevenção de gases intestinais, evitando a constipação, inchaço abdominal e demais desconfortos relacionados ao mau funcionamento do intestino.

Limpa as artérias

Em virtude de ele atuar na eliminação das impurezas do organismo, sobretudo no que diz respeito à gordura, o limão desempenha um papel fundamental ao evitar infartos, tromboses e avc – acidente vascular cerebral.

Protege o sistema nervoso

Por ser rico em vitaminas do complexo b e em substâncias tais como o cobre, ferro, cálcio e manganês, o limão também atua na proteção do sistema nervoso, favorecendo as sínteses cerebrais e tonificando o sistema vascular.

Equilibra a temperatura do corpo

O suco de limão atua de maneira muito eficaz para equilibrar a temperatura do corpo. Por esta razão é muito utilizado para combater a febre e também recomendado nos dias mais quentes.

Auxilia na digestão

O limão também auxilia na digestão, estimulando o fígado na produção de enzimas indispensáveis para este processo, melhorando o desempenho da bile e diminuindo a absorção de gordura pelo organismo.

Exatamente por esse motivo, o limão é bastante consumido juntamente com carnes mais gordas.

Ameniza a ansiedade

Com o intestino em equilíbrio, a serotonina é produzida em boa quantidade, o que consequentemente ajuda a diminuir a ansiedade. Além disso, o limão  também possui os minerais como magnésio, potássio, cálcio e fósforo. Portanto, esta combinação é perfeita para acalmar os nervos

Melhora a aparência da pele

Devido à grande quantidade de antioxidantes, o limão ajuda na produção de colágeno, além de combater os radicais livres. Ela recomenda a ingestão diária de um copo de água com limão para uma pele mais viçosa.

Quais as melhores maneiras de consumir limão?

Para potencializar os benefícios do limão, nada melhor que consumir esta fruta combinando-a com sucos, em saladas ou em chás.

Nos sucos e chás, o ideal é priorizar o uso do mel e não com açúcar.

Já com relação ao consumo dele em saladas, uma combinação perfeita é misturá-lo com azeite extravirgem e cuidar a quantidade de sal, evitando excesso de sódio no organismo.

Para auxiliar na digestão, recomenda-se o chá de limão apenas com água, sendo utilizado o suco de 1 limão para cada xícara de chá de água quente.

Embora essa fruta seja também muito utilizada no preparo de mousses, bolos, coquetéis, sobremesas, para usufruir de todos os benefícios do limão ele deve ser ingerido o mais próximo possível do seu estado puro.


Leia Também ↓↓: 

Recomendados Para Você: