Vidro ou plástico? Qual tipo de pote é melhor para armazenar os alimentos

4 motivos para evitar o uso de plástico

  1. Os plásticos são fabricados a partir do petróleo e o seu contato com os alimentos liberam algumas toxinas. Isso é potencializado com a ação do calor, quando, por exemplo, o pote feito deste material é levado ao micro-ondas.
  2. Uma dessas toxinas é o Bisfenol, cuja ingestão vem sendo frequentemente relacionada a alterações no sistema endócrino, que regula (ou desregula) a produção de hormônios.
  3. Além disso, pode causar efeitos adversos sobre a fertilidade, e, ainda, câncer, doenças do sistema nervoso central e outras.
  4. Outro ponto importante é o fato de os potes de plástico afetarem o meio ambiente, porque acabam adquirindo manchas e rachaduras com mais facilidade, o que leva ao descarte e gera mais lixo.

Por isso os copos descartáveis, as tampas de plástico de micro-ondas e o plástico filme em contato direto com os alimentos são hábitos que também devem ser evitados. Mas, se for escolher um pote de plástico, opte pelos que são livres de Bisfenol – essa informação costuma vir escrita na embalagem – que são mais seguros.