Bebê de colo em casa? Você necessita saber disso para salvar a vida do seu filho!

Canal Cura Verde

Rate this post

Existem adultos que tem a mania de sacudir e jogar os bebês bruscamente durante algumas brincadeiras exageradas para todos os lados, ignorando a vulnerabilidade de seus corpinhos. Não se trata superproteção, mas de evitar problemas, como a síndrome do bebê sacudido.

As conseqüências destas ações irresponsáveis podem ser gravíssimas e afetar o bem estar da criança. Portanto, se você tem uma criança de colo na sua casa, confira todas as dicas deste post para não colocar seu filho em perigo.

Você já ouviu falar da síndrome do bebê sacudido?

Poucas pessoas ouviram algo a respeito da síndrome do bebê sacudido, mas esse mal pode colocar a integridade física e mental infantil em risco.

Conseqüências da síndrome do bebê sacudido

1 – Hemorragia cerebral

2 – Convulsão

3 – Sequelas para toda a vida

Vale destacar que pegar a criança no colo ou embalar não é nenhum problema. No entanto, sacudir bruscamente o bebê para cima pode desencadear hemorragias cerebrais, convulsões e sequelas para a vida toda

Quem nunca viu uma cena dessas e achou que o bebê estava se divertindo ao sorrir largamente? Infelizmente, as sacudidas ou chacoalhadas também são comuns na hora da repreensão.

Os adultos cometem o erro de sacudir a criança pelos ombros e a cabeça, sem nenhum suporte, acaba sendo jogada com força para frente e trás, gerando inúmeros riscos.

Leia Também ↓↓: 

Se essa ação for realizada em bebês de colo, a situação é ainda mais grave.

Normalmente, o neném tem cabeça ligeiramente desproporcional ao seu corpo, enquanto que o seu pescoço é mole com musculatura delicada. Por causa disto, as brincadeiras podem gerar problemas cerebrais.

síndrome do bebê sacudido

Tome cuidado ao brincar e interagir com a criança

A maioria das pessoas tende a se defender e assegurar que nunca brincaria com um neném desta maneira agressiva.

O problema ocorre até mesmo de maneira involuntária. Por exemplo, o bebê se engasga com alguma coisa e os pais começam a sacudi-lo para que volte a respirar.

A melhor alternativa para que a criança solte o leite é colocá-la de lado ou de bruços em cima do seu antebraço, em uma posição sutilmente apontada para baixo.

Então, em hipótese alguma tente sacudir uma criança de colo, já que as conseqüências podem ser definitivas e afetar o seu desenvolvimento gravemente.

Existem relatos de bebês que foram expostas a brincadeiras nocivas e acabaram com sequelas, como, por exemplo: surdez, lesões oftálmicas, falta de memória e até dificuldade de aprendizado.

Sendo que em 30% dos casos, a criança corre o risco de perder a sua vida. Portanto, não cometa nenhum exagero quando estiver com seu filho nos braços, especialmente, nos primeiros meses de vida.

Síndrome do bebê sacudido não inibe brincadeiras sadias

Não cometa o erro de se privar de passar momentos incríveis ao lado de seu bebê em função das informações a respeito da síndrome.

Leia Também ↓↓: 

O problema não tem nada a ver com a realização de brincadeiras sadias, como, por exemplo: embalar, colocar num balanço adequado e até mesmo chacoalhar delicadamente nos passeios pela rua.

É preciso reforçar que o que desencadeia a síndrome são os movimentos bruscos e que passam longe de transparecer um momento de carinho entre pais e filhos.

Gostou de aprender mais sobre a síndrome do bebê sacudido? Aproveite para compartilhar esse material com seus amigos.


Leia Também ↓↓: 
Kinax

CURTA A NOSSA PÁGINA:

Recomendados Para Você: