Cuidado: Você pode ter depressão e nem sabe. Fique atento!

Normalmente, os sinais de depressão devem ser considerados como algo preocupante quando se estender por aproximadamente 15 dias. Sendo indicado recorrer ao acompanhamento psicológico para dar início ao tratamento e se recuperar totalmente. Mas, você consegue identificar esses sinais de depressão?


O tratamento depende de cada caso, da personalidade do paciente e também da gravidade da situação. Por isso, é essencial ter a orientação profissional para reconquistar a sua qualidade de vida e evitar recaídas.

Quer saber mais sobre esse assunto? Basta conferir o nosso post!

Conheça os principais sinais de depressão

Hoje em dia, a medicina já identificou os sinais de depressão mais comuns: perda de energia, cansaço, tristeza, irritação, dores no corpo, falta de sono e variação de peso.

1 – Perda de energia e cansaço constante

A queda da energia e a falta de vontade para realizar atividades que antes lhe chamavam a atenção podem indicar um estado de depressão.

Além disso, a falta de interesse em cozinhar, trabalhar ou estar entre os amigos podem ocorrer em função da exaustão física e mental.

2 – Sensação de tristeza profunda

Ficar triste é normal em alguns momentos, mas a sensação de tristeza profunda é um dos sinais de depressão, especialmente, com rosto triste, olhos caídos, sem brilho e tronco curvado.

É frequente ter crises de choro, prevalecendo pessimismo, sentimentos de culpa e baixa autoestima.

Por causa da autoestima em baixa, é comum se sentir desmotivado, isolar-se dos entes queridos e até perder a esperança no futuro.

3 – Irritabilidade ou lentidão

O cansaço pode resultar em uma lentidão mental, no raciocínio e até mesmo na fala. Além disso, o paciente pode ter problema para se concentrar, lembrar de fatos recorrentes e sofrer com a queda de rendimento no trabalho ou no colégio.

Uma diminuição na média escolar de crianças e jovens deve ser vista com certa atenção pelos pais e responsáveis.

sinais de depressão

4 – Dores no corpo

Essa doença pode desencadear crises de dores na cabeça em função das noites mal dormidas e das variações de humor.

Também se torna bem comum a queda de cabelo, as unhas fracas, pernas inchadas e dores nas costas.

A pessoa ainda pode apresentar dores no estomago, enjôos, tremores e outros problemas decorrentes da medicação. Isso tudo deve ser reportado ao médico.

5 – Problemas de sono e alterações de peso

Outro dos sinais de depressão é a ausência de sono ou a baixa qualidade do descanso a noite. Normalmente, a pessoa fica acordada por horas, não descansa e se levanta extremamente cansada no dia seguinte.

É preciso prestar atenção também na diminuição de peso sem motivo aparente. De acordo com especialistas, é possível perder até 5% do peso corporal devido à depressão.

Mas, a situação inversa também pode se suceder, ou seja, ganhar peso sem nenhuma mudança na sua rotina alimentar.

IMPORTANTE

Se você está enfrentando alguma destas questões ou observou algum dos sintomas em pessoas próximas, vá buscar ajuda especializada!

Depressão é uma doença que pode ser muito bem tratada e superada pelos pacientes, desde que contem com auxílio apropriado.

Gostou de conhecer esses 5 sinais de depressão? Então, você pode aproveitar para compartilhar esse material com os seus amigos nas redes sociais!


Leia Também ↓↓: 

Recomendados Para Você: